quinta-feira, 9 de novembro de 2017

EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DOS ENSINOS MÉDIO E FUNDAMENTAL PARA JOVENS E ADULTOS SERÁ DIA 19/11

EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DOS ENSINOS MÉDIO E FUNDAMENTAL PARA JOVENS E ADULTOS SERÁ DIA 19/11

Estão marcadas para o próximo dia 19 de novembro em todo o Brasil o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Trata-se de uma prova gratuita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para aqueles brasileiros que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental.

O ENCCEJA é destinado aos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

Na cidade de Mossoró, as provas serão aplicadas no Centro de Educação para Jovens e Adultos Alfredo Simonetti, na Escola Estadual Abel Coelho e na Escola Estadual José Nogueira. As provas serão aplicadas no turno matutino, entre 8h e 12h, e vespertino, entre 14h30 e 19h30 (Horário Oficial de Brasília).

1.573.862 estão inscritos em todo o Brasil para a edição de 2017. Desses, 301.583 farão provas para o ensino fundamental, e 1.272.279 para o ensino médio. O exame será aplicado, em 564 municípios distribuídos em todas as unidades da Federação.

Ensino fundamental – Para o ensino fundamental, no período da manhã, os participantes farão provas de ciências, história e geografia. No período da tarde serão de língua portuguesa, inglês, artes, educação física, matemática e redação.

Ensino médio – Para o ensino médio, no período da manhã, os participantes farão provas de física, química e biologia, história, geografia, sociologia e filosofia. À tarde serão as disciplinas de língua portuguesa, inglês ou espanhol, educação física, artes, matemática e redação.

Para obter o certificado ou declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 50% das questões apresentadas. Na Redação, a nota mínima é de cinco (5) pontos, numa escala que varia de zero a dez pontos.

As Secretarias Estaduais de Educação utilizarão os resultados individuais para a certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio.


Nenhum comentário: