sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Governo do Estado abre festividades da Semana da Pátria 2017

Na manhã desta sexta-feira (1º), a secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, representando o governador do Estado, Robinson Faria, abriu oficialmente as festividades da Semana da Pátria 2017. Contando com a participação de alunos da Rede Pública de Educação, neste ano, as atividades em alusão a independência do Brasil são organizadas pela Marinha e a abertura aconteceu na Praça Pedro Velho, localizada no bairro de Petrópolis, em Natal.

No mês da cidadania, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN, em parceria com o Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec), realiza o Setembro Cidadão, jornada de atividades ligadas as práticas cidadãs, cívicas e de convivência. Após meses de planejamento, envolvendo diversos órgãos do Governo do RN, parcerias e escolas, a SEEC eleva o debate sobre a cidadania junto a sociedade.
O Setembro Cidadão foi criado pela Lei Complementar nº 494/2013, que também definiu a data 10 de setembro como o Dia Estadual da Educação Cidadã. O programa transforma o mês em questão em um período de discussão, de eventos e de construção de conteúdos, voltados para a formação cidadã. A Secretaria da Educação do RN, de acordo com a Lei que criou o Setembro Cidadão, é a responsável pela promoção e organização de eventos voltados para a Cidadania. 

Seminário

Dentro desse conjunto de atividades acontece nos dias 5 e 6 de setembro a 2ª edição do Seminário Estadual de Educação Cidadã. O encontro, que será realizado no auditório master da Escola de Governo, em Natal (RN), é organizado em forma de Conferências e mesas-redondas com a participação de alunos, professores, gestores, servidores da rede estadual de Educação, parceiros de instituições públicas e privadas do RN.
O 2º Seminário Estadual de Educação Cidadã tem como objetivo principal favorecer, através da Educação a da compreensão da realidade e da participação social, o desenvolvimento e a capacidade de posicionamento diante das dificuldades que interferem no equilíbrio da boa convivência social.  “Assim, algumas diferenças sociais podem e devem ser diminuídas, também, através da propagação de condutas responsáveis com práticas cidadãs”, declarou professor João Maria Mendonça, coordenador geral do Setembro Cidadão.
Cortejo Poético

Durante todo o mês de setembro acontecerão cortejos poéticos na sede da Secretaria de Educação do RN onde os servidores da pasta irão realizar sarais ao ar livre com a participação de cordelistas, poetas, escritores, contadores de história, citação de versos e recortes poéticos em dinâmicas a serem realizadas nas dependências da própria SEEC. Os cotejos acontecerão nos dias 13, 20 e 29 de setembro.
Outra atividade que será realizada na SEEC será o Correio Cidadão, onde os funcionários da pasta poderão enviar e receber mensagens escritas a punho (como forma de estimular a escrita), buscando promover as relações pessoais dentro do ambiente de trabalho.

Semana da Pátria 2017

No dia 4 será a vez da celebração à Pátria, a ser realizada na Academia Norte-Riograndense de Letras às 10h. No dia seguinte (5), autoridades, educadores e alunos participarão da cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional que acontece na Praça do Centro Administrativo, às 9h, em Lagoa Nova. Encerrando a Semana da Pátria, o tradicional desfile de 7 de setembro será realizado às 8h30 na Praça Cívica.
Dez escolas da Rede Estadual de Educação estarão envolvidas nas festividades relativas a independência do Brasil, desde a abertura da Semana da Pátria, solenidade de hasteamento do Pavilhão Nacional e o desfile cívico-militar de 7 de setembro. Farão parte das atividades as Escolas Estaduais Nestor Lima, Winston Churchill, Jean Mermoz, Profª Lourdes Guilherme, Aldo Fernandes de Melo, Zila Mamede e Judite Bezerra. Também estarão atuando nas solenidades o Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense, o Instituto Padre Miguelinho e o Centro Educacional Alferes Tiradentes.

Nenhum comentário: