quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

INSCRIÇÕES NO SISU PODEM SER FEITAS ATÉ SEXTA-FEIRA, 27.

O Ministério da Educação (MEC) abriu desde ontem as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A oferta das 238.397 vagas é exclusiva para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. O cadastro pode ser feito até a próxima sexta-feira (27).

O cadastro é feito exclusivamente pelo site do SiSU, usando o número de inscrição do Enem 2016. O candidato não pode ter zerado a redação para concorrer às oportunidades. As notas das provas foram divulgadas na última quarta-feira (18).

O concorrente deve optar pela ampla concorrência ou a participação no Sistema de Cotas, o qual se divide em algumas modalidades. Conheça a Lei de Cotas e saiba em qual você pode ser encaixar.

O SiSU permite que o candidato escolha até dois cursos para concorrer. O concorrente pode mudar a opção ao longo do período de inscrição, já que o MEC divulga diariamente (a partir do segundo dia) as notas mínimas para concorrer às vagas de cada graduação e sua posição na disputa.

A pesquisa pelas vagas disponíveis já está disponível desde 19 de janeiro. Por meio dela, o candidato fica sabendo quais instituições participam do SiSU e qual a oferta para cada curso e modalidade de concorrência.

O SiSU 2017/1 oferece 238.397 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. No mesmo período do ano passado, a oferta era de 228 mil oportunidades também em 131 universidades e institutos. O aumento é relativo à adesão e criação de novos cursos.

Pelo sistema do SiSU existe apenas uma chamada regular feita no site oficial. Esta chamada será publicada em 30 de janeiro. As matrículas de tais convocados serão recebidas entre 3 e 7 de fevereiro. As regras para o registro acadêmico estarão disponíveis na página oficial, conforme a modalidade de concorrência.

No mesmo dia da divulgação do resultado, em 30 de janeiro, será aberto o prazo para participar da Lista de Espera do curso de primeira opção. O candidato que escolheu uma graduação como prioridade e não foi convocado para ela poderá se candidatar até 10 de fevereiro.

O MEC repassará para as universidades a relação de candidatos que estão na Lista de Espera. As chamadas poderão ser feitas a partir de 16 de fevereiro, mas desta vez são as instituições as responsáveis pela convocação dos aprovados.

Nenhum comentário: