terça-feira, 21 de junho de 2016

ESCOLA PADRE SÁTIRO DANTAS REALIZA ARRAIÁ JUNINO

A escola Estadual Pe. SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS, no bairro Dom Jaime, realizou  no último sábado o Arraiá do Padre Sátiro, tendo como tema também uma homenagem a Luiz Gonzaga.

A programação junina da escola  envolveu uma manhã cultural e contou com Arraiá junino, barracas de comidas típicas, danças, peça teatral, quadrilhas, bazar, pescaria e sorteio de balaio junino.

Na Abertura houve a apresentação musical de João Neto Show e a seguir começaram as apresentações diversificadas - Danças  e coreografias.

Os grupos que se apresentaram foram:

*Crianças da Creche Erondina C. Dantas – Sai Preguiça;
*1º Ano - Penera o xerém;
*2º e 3º Anos - Xote das meninas;
*4º Ano - Forró no escuro;
*5º Ano - Eu só quero um xodó / Peça: Furdunço no sertão;
*Turmas do Fundamental Menor e Maior: Quadrilha Matuta.









7ª CONVOCAÇÃO CONTRATO TEMPORÁRIO

   PUBLICADO NO DIÁRIO
 OFICIAL Nº 13.706 DE 21.06.2016
 

RIO GRANDE DO NORTE

  
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições, e com fundamento no art. 64, inciso XIX, da Constituição Estadual, e, tendo em vista o que consta do Processo n° 102053/2016-1 SEEC,
  
R E S O L V E em referência ao Processo Seletivo Público Simplificado para contratação por tempo determinado de Professor Temporário, conforme Edital 001/2014 SEARH/SEEC, publicado no Diário Oficial do Estado nº 13.125, de 01 de fevereiro de 2014, nos termos da Lei Estadual nº 9.353, de 19 de agosto 2010, acrescido pela Lei nº 9.737, de 26 de junho de 2013, tornar pública a convocação dos candidatos integrantes do Quadro de Reservas, relacionados no Anexo III, para se dirigirem às Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC), conforme Anexo II, apresentando a documentação conforme Anexo I.

Em atenção ao enunciado do art. 5º, inciso III, da Lei Estadual nº 9.353, de 19 de agosto 2010, acrescido pela Lei nº 9.737, de 26 de junho de 2013, o qual determina: "o pessoal contratado nos termos desta Lei, ficará impedido de ser novamente contratado, com fundamento nesta Lei, antes de decorridos 24 meses do encerramento do seu contrato anterior."

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 16 de junho de 2016, 195º da Independência e 128º da República.

ROBINSON FARIA
Cristiano Feitosa Mendes
Marino Azevedo


ANEXO I
EXAMES NECESSÁRIOS

VALIDADE DE 30 DIAS
Atestado de Sanidade Mental

VALIDADE DE 90 DIAS
Hemograma
Glicemia em Jejum
Sumário de Urina com Sedimentoscopia
Parasitológico de Fezes
Candidatas gestantes: Laudo de Ginecologista atestando, por estarem isentas dos exames de radiologia.

VALIDADE DE 6 MESES
Eletrocardiograma com parecer do Médico Cardiologista
Raios-X do Tórax em PA e Perfil (com laudo do Radiologista)

VALIDADE DE 12 MESES
Dosagem PSA, para candidatos do sexo masculino, com idade igual ou superior a 45 anos.
Citologia Oncótica, para candidatos do sexo feminino, com parecer de Médico Ginecologista.
Mamografia, para candidatos do sexo feminino, com idade igual ou superior a 45 anos, com parecer de Médico Mastologista.
OBS: A Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial poderá solicitar dos candidatos outros exames, bem como pareceres que julgar necessários.
LOCAL PARA INSPEÇÃO MÉDICA ADMISSIONAL
Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial, situada na sede da EMATER/RN, Centro Administrativo do Estado- BR 101, Km 0, Lagoa Nova –CEP: 59064-901- Natal/RN, Fone (84) 3232-1056  (obs. Ligar para agendar o atendimento no horário de 8h às 12h)


ANEXO II
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

1.1  Diploma de conclusão de curso com habilitação para o cargo, devidamente registrado por órgão competente.

1.2  Documentos Pessoais:

a) Cópia de Cédula de Identidade;
b) Cópia de Cadastro de Pessoa Física – CPF;
c) Comprovante de residência;
d) Cópia do Título de Eleitor e Declaração de Quitação Eleitoral;
e) Cópia da Certidão de Reservista (sexo masculino);
f) Cópia da CTPS- Carteira de Trabalho e Previdência Social  (página com foto- frente e verso e todas com contrato de trabalho assinado e a seguinte em branco);
g) Cópia do PIS ou PASEP;
h) Cópia de Certidão de Nascimento ou Casamento;
i) Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), habilitando o candidato para o exercício do cargo, expedido por junta médica oficial;
j) Número da Conta bancária e Agência em nome do Titular do Contrato (conta do Banco do Brasil);
k) Certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justiças estadual e federal, assim como, pela Polícia Civil da localidade em que o candidato possuir residência nos últimos cinco anos;
l) Cópia da carteira de Inscrição no Conselho Regional de Educação Física (para os convocados em Educação Física).


LOCAL PARA ENTREGA DOS DOCUMENTOS


12ª DIREC/Mossoró
Endereço: Rua Cunha da Mota, 10 – Centro
Telefones: (84) 3315-5668/5671
  

 7ª CONVOCAÇÃO CONTRATO TEMPORÁRIO
OZENILDO MORAIS DA SILVA

010.345.944-86

Professor

FÍSICA

0



ILKA KARLA CUTRIM CASTRO

337.052.163-68

Professor

HISTÓRIA

8



JOBSON ROBÉRIO ALVES BARBOSA
010.509.324-63

Professor

LÍNGUA INGLESA

8



ÁLAMO FRANCYS MEDEIROS DA SILVA

067.723.364-70

Professor

LÍNGUA PORTUGUESA

8



KATIANA FERNANDA TAVARES DE OLIVEIRA

067.984.324-84

Professor

LÍNGUA PORTUGUESA

8



EDILAINE REBOUÇAS FERNANDES

082.025.734-67

Professor

LÍNGUA PORTUGUESA

8



ANA RAFAELA ALVES PEREIRA
061.129.904-66

Professor

LÍNGUA PORTUGUESA

7



MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA PEREIRA

010.421.884-32

Professor

LÍNGUA PORTUGUESA

7



ADRIANA MOURA BEZERRA DOS SANTOS

938.474.754-87

Professor

PEDAGOGIA ANOS INICIAIS

11






quinta-feira, 16 de junho de 2016

12ª DIRED OFECERÁ CURSINHO GRATUITO PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA

Na próxima segunda-feira, dia 20, às 14h, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, haverá a aula inaugural do cursinho preparatório (DIREC-VEST) criado pela 12ª DIRED para preparar melhor os alunos da rede estadual de ensino para o desafio das provas do ENEM.

O cursinho visa garantir o acesso a universidade para os alunos oriundos das escolas públicas do Estado e atenderá  este ano cerca de 340  estudantes que já se inscreveram para as aulas preparatórias.
 
As aulas serão realizadas aos sábados, nos turnos matutinos e vespertinos, no auditório da 12ª DIRED.  Em razão da procura ter sido acima do esperado, excepcionalmente foi criada nova turma que terá as aulas ministradas no auditório da Escola Estadual Abel Coelho.

O conteúdo programático das aulas do cursinho será preparado pela equipe pedagógica do ensino médio da 12ª DIRED e  segue as diretrizes e metodologia   do ENEM. As aulas serão ministradas por professores da Rede Estadual com experiência em cursinhos, que contarão com parte de suas cargas horárias para prepararem e ministrarem as aulas.

Para ter acesso ao cursinho, os alunos tiveram que atender as vários  critérios, entre eles: ter média acima de 6,0 em todas as disciplinas e ter freqüência superior a 90%.  A meta da DIRED é conseguir através desta preparação que pelo menos 50% dos inscritos  consigam seu acesso ao ensino superior.



quarta-feira, 15 de junho de 2016

Foi bastante elogiada pela comunidade a X MOSTRA CIENTÍFICA da Escola Estadual Hermógenes Nogueira, em Mossoró, realizada nos dias 09 e 10 de junho.

As congratulações vão para toda equipe envolvida, gestores, professores e os alunos que se empenharam em fazer o melhor possível.

Veja abaixo as fotos de como foi este importante evento.









12ª DIRED REÚNE GESTORES PEDAGÓGICOS PARA DISCUTIR AS  ESCOLHAS DOS LIVROS DIDÁTICOS

A 12ª Dired, com sede em Mossoró, está realizando nesta quarta-feira, 15, um Encontro de Gestores e Coordenadores Pedagógicos das escolas da Rede estadual, visando definir critérios e planejamento para a escolha dos livros didáticos que serão usados nas escolas no biênio 2017/2019.

A escolha do livro didático é um processo que começa pelos professores fazendo suas escolhas através do material que recebem diretamente das editoras e das referências bibliográficas que são divulgadas pelo Guia que é publicado pelo FNDE/MEC.

“A escolha é feita pelos professores, temos esses encontros que definem diretrizes e existe o guia do FNDE, esses dados são lançados  num sistema Interativo on line do Ministério da Educação, em seguida é impresso e pregado no mural das escolas para que os alunos e os pais conheçam as escolhas feitas”, explica Auxiliadora Teixeira, coordenadora do projeto dos livros pedagógicos da 12ª Dired.


No evento de hoje que está ocorrendo no auditório da 12ª Dired, está em debate também a realização da Feira do Livro, em agosto, oportunidade em que cada escola recebe um repasse de recursos do Governo do Estado para adquirir acervo literário para suas bibliotecas.


Segundo Auxiliadora Teixeira, há uma preocupação do Estado em revitalizar as bibliotecas das escolas estaduais, para isso a 12ª Dired pretende realizar treinamentos no segundo semestre com os agentes de bibliotecas visando criar atividades que atraiam cada vez mais os alunos para dentro das bibliotecas.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Governo investe mais de 4 milhões em escolas com Projeto de Inovação Pedagógica

Fonte: Assecom/RN

Motivar professores e alunos com projetos inovadores e diferentes metodologias de ensino é o objetivo da 2° edição do Projeto de Inovação Pedagógica, que teve convênio assinado pelo governador Robinson Faria com 128 escolas na manhã desta quarta-feira (8), na Escola de Governo. 

O PIP visa combater os problemas de aprendizagem enfrentados pelas escolas, possibilitando a melhoria e fortalecimento da participação dos professores e alunos. Será repassado aos caixas escolares o valor de R$ 4.749.000,00 (quatro milhões setecentos e quarenta e nove mil reais).  

Robinson Faria destacou que o projeto possibilita a criação de metodologias de ensino e estimula o aluno a permanecer na escola. “Na primeira edição do PIP pais e professores puderam ver o entusiasmo dos alunos com as novas atividades. Cada escola desenvolve um projeto de acordo com sua realidade e perfil. Já foram criadas rádios, plantio de uma horta, utilização de tablets, aulas de campo, entre outros, que despertaram a motivação dos alunos em aprender as diversas áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar. 

Por isso, triplicamos o investimento na segunda edição”, declarou o governador. Todos os projetos foram pensados a partir de um dos dez Campos de Desenvolvimento do PIP: leitura e letramento, competência matemática, cultura e arte, comunicação, uso das mídias e cultura digital, iniciação científica e pesquisas, educação econômica e empreendedorismo, promoção da saúde, meio ambiente e sustentabilidade, além de cultura corporal, esporte e lazer. 

A secretária estadual de educação, Cláudia Santa Rosa disse que o projeto é importante porque identifica os problemas e soluções de cada escola. “As iniciativas partem das próprias escolas, que conhecem os alunos e sabem onde podem melhorar para incentivar a participação do aluno. Fazemos o acompanhamento técnico dos projetos e já constatamos resultados positivos”, afirmou a secretária.

 Na solenidade, Robinson Faria entregou placas aos 16 diretores regionais de Educação e Cultura do Estado (Dired) que implantaram o projeto em 111 escolas na primeira edição do PIP. 


quarta-feira, 8 de junho de 2016

ESCOLAS RECEBEM RECURSOS NA 2ª EDIÇÃO DO PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Aconteceu nesta quarta-feira,  no Auditório da Escola de Governo localizado no Centro Administrativo a assinatura do Convênio para a 2ª edição do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica que contemplou este ano 128 escolas estaduais. Para 2017 a previsão é chegar a 250 escolas.
O Governo do Estado do RN repassou diretamente para os caixas das escolas o valor de R$ 4.749.000,00. Os recursos são da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), através do Projeto RN Sustentável, por meio do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.
O PIP PIP alcança o ensino desde o  6° ano até a 1ª serie de ensino médio. Seu objetivo é corrigir deficiências em várias áreas como leitura e escrita, atividades culturais, iniciação científica, esporte e lazer.

Entre as escolas da área da 12ª Dired contempladas com o PIP estava a Escola estadual Presidente Kennedy, representada no ato pela sua diretora Evy Regis.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS DIA 04.06.2016

      PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL
Nº 13.695
DO DIA 04.06.2016
 



RIO GRANDE DO NORTE 


O VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, NO EXERCÍCIO DO CARGO DE GOVERNADOR, no uso de suas atribuições, e com fundamento no art. 64, inciso XIX, da Constituição Estadual, e tendo em vista o que consta do Processo n° 49727/2015-7-SEARH, 


R E S O L V E em atendimento às solicitações contidas no Ofício n° 410/2015-SEEC/GS em referência ao Processo Seletivo Público Simplificado para contratação por tempo determinado de Professor Temporário, para atendimento às pessoas privadas de liberdade, conforme Edital nº 001/2014-SEARH/SEEC, publicado no Diário Oficial do Estado nº 13.125, edição de 01 de fevereiro de 2014, tornar pública a convocação dos candidatos integrantes do Quadro de Reservas, relacionados no Anexo III, para se dirigirem às Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC), conforme Anexo II, apresentando a documentação conforme Anexo I. 


Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 03 de junho de 2016, 195º da Independência e 128º da República. 



FÁBIO BERCKMANS VERAS DANTAS 

Cristiano Feitosa Mendes 

Claudia Sueli Rodrigues Santa Rosa 





ANEXO I 

EXAMES NECESSÁRIOS 

VALIDADE DE 30 DIAS 

Atestado de Sanidade Mental 

VALIDADE DE 90 DIAS 

Hemograma 

Glicemia em Jejum 

Sumário de Urina com Sedimentoscopia 

Parasitológico de Fezes 

Candidatas gestantes: Laudo de Ginecologista atestando, por estarem isentas dos exames de radiologia. 

VALIDADE DE 6 MESES 

Eletrocardiograma com parecer do Médico Cardiologista 

Raios-X do Tórax em PA e Perfil (com laudo do Radiologista) 

VALIDADE DE 12 MESES 

Dosagem PSA, para candidatos do sexo masculino, com idade igual ou superior a 45 anos. 

Citologia Oncótica, para candidatos do sexo feminino, com parecer de Médico Ginecologista. 

Mamografia, para candidatos do sexo feminino, com idade igual ou superior a 45 anos, com parecer de Médico Mastologista. 


OBS: A Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial poderá solicitar dos candidatos outros exames, bem como pareceres que julgar necessários. 


LOCAL PARA INSPEÇÃO MÉDICA ADMISSIONAL 


Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial, situada na sede da EMATER/RN, Centro Administrativo do Estado- BR 101, Km 0, Lagoa Nova –CEP: 59064-901- Natal/RN, Fone (84) 3232-1056 (obs. Ligar para agendar o atendimento no horário de 8h às 12h) 


ANEXO II


DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA 


1.1Diploma de conclusão de curso com habilitação para o cargo 

1.2Documentos de Identificação 

a) Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), habilitando o candidato para o exercício do cargo, expedido pela Junta Médica do Estado. 

b) Cópia de Cédula de Identidade 

c) Comprovante de residência 

d) Cópia do Título de Eleitor e Comprovação de Quitação Eleitoral 

e) Cópia de Cadastro de Pessoa Física - CPF 

f) Cópia do PIS ou PASEP 

g) Cópia da Certidão de Reservista (sexo masculino) 

h) Cópia de Certidão de Nascimento ou Casamento 

i) Cópia da CTPS- Carteira de Trabalho e Previdência Social (página com foto- frente e verso e contrato de trabalho) 

j) Número da Conta bancária e Agência em nome do Titular do Contrato (conta do Banco do Brasil) 

k) Certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justiças estadual e federal, assim como pela Polícia Civil da localidade em que o candidato possuir residência nos últimos cinco anos. 

ANEXO III 

1ª DIRED- NATAL Centro Administrativo do Governo do Estado- Bl I – térreo - Lagoa Nova CEP. 50064-901. Natal/RN Tel. 3232-7448 e-mail:1dired@rn.gov.br


10ª DIRED- CAICÓ Rua Mons. Severiano, 150 Penedo CEP 59.300-000 Caicó/RN tel. 3421-6046 



12ª DIRED- MOSSORÓ Rua Cunha da Mota, 10 Centro CEP 59.600.160 Mossoró/RN tel. 3315-5668 


13ª DIRED- APODÍ Rua Manoel Nogueira 550, Centro CEP 59.700-000 Apodi/RN tel. 3333-2181 




CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2014 – SEARH/SEEC



- CLASSIFICAÇÃO

- NOME DO CANDIDATO

- CPF:

- CARGO

- DISCIPLINA 




1ª DIRED 




15º

LIZIANE MARTINS EVARISTO

912.895.994-91

Professor

BIOLOGIA E CIÊNCIAS 






JOSÉ BASTOS DA SILVA NETO

838.635.084-91

Professor

EDUCAÇÃO FÍSICA 




11º

FRANCISCO DE ASSIS GOMES DOS SANTOS

663.611.924-15

Professor

HISTÓRIA 




40º

GEORGIA KALINE DA CUNHA ALBANO GOMES

031.028.204-76

Professor

LÍNGUA PORTUGUESA 




58º

MARIA VIEIRA FURTADO

877.613.864-04

Professor

PEDAGOGIA ANOS INICIAIS 




10ª DIRED 





ADRIANA SANTOS DAS CHAGAS

020.954.414-78

Professor

HISTÓRIA 






JOSÉ DE SOUZA NETO

059.207.934-14

Professor

HISTORIA




13º

RITA GOMES DE MACEDO

048.090.979-12

Professor

LÍNGUA PORTUGUESA



14º

JOCYLENA BANDEIRA DANTAS

069.894.054-73

Professor

LÍNGUA PORTUGUESA






ÉRICA CADJA DE ARAÚJO

043.495.114-58

Professor

EDUCAÇÃO FÍSICA






PAULA DE ARAÚJO QUEIROZ ROCHA

051.084.904-02

Professor

BIOLOGIA E CIÊNCIAS






DENISE RAÍSSA DOS SANTOS

065.616.094-25

Professor

BIOLOGIA E CIÊNCIAS



25º

MANUELLA RAIKA DINIZ

028.733.854-13

Professor

MATEMÁTICA



26º

DÊNIS DA COSTA AZEVEDO

081.536.024-03

Professor

MATEMÁTICA






ANA FRANCISCA SANTANA DE LIMA

702.806.814-53

Professor

PEDAGOGIA ANOS INICIAIS






ERINEIDE BEZERRA DE AQUINO

937.513.204-82

Professor

PEDAGOGIA ANOS INICIAIS




12ª DIRED




26º

EDIJAILSON RODRIGUES FERREIRA

053.503.894-16

Professor

LÍNGUA PORTUGUESA 






JANAINA CHISTINY MARQUES RIBEIRO

877.329.044-00

Professor

EDUCAÇÃO FÍSICA 
 



33º

NEIDE DE OLIVEIRA MOURA

913.554.434-15

Professor

PEDAGOGIA ANOS INICIAIS 




13ª DIRED 






JOÃO BATISTA PINTO

403.591.664-15

Professor

BIOLOGIA E CIÊNCIAS 





LUIZ FABIANO MOREIRA MAIA

010.069.014-93

Professor

LÍNGUA PORTUGUESA 






FRANCISCO ELIBERTO FLORENCIO DE MORAIS

036.802.834-82

Professor

EDUCAÇÃO FÍSICA 
 





KAROLINE MARGARIDA FERNANDES JANUÁRIO

082.516.014-60

Professor

HISTÓRIA










SERVIDORES ESTADUAIS PODEM OBTER DESCONTOS EM PLANO DE SAÚDE

Os servidores que ainda não aderiram a um plano de saúde têm até o próximo dia 15 de junho para conseguirem 25% de desconto em relação aos preços de outros planos vigentes no mercado. 

Esse benefício foi conquistado pela Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos através da Aliança Administradora de Benefícios de Saúde. 

Os interessados devem acessar o site www.aliancaadm.com.br/govrn para conhecerem os termos do contrato e simulação de valores dos planos. 

Em caso de dúvidas, os servidores podem ligar para os telefones 3004-7009 e 0800-254-2622. Estão aptos a realizarem o plano com o desconto os servidores ativos e inativos da administração pública estadual, ocupantes de cargos de Natureza Especial e cargos comissionados sem vínculos com a administração pública estadual, pensionistas e seus dependentes. 

ESCOLAS ESTADUAIS RECEBERÃO R$ 5 MILHÕES DA 2ª ETAPA DO PIP

Na Quarta-feira (08), acontece no Auditório Master da Escola de Governo localizado no Centro Administrativo a assinatura do Convênio para a 2ª edição do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica que vai contemplar 128 Escolas Estaduais.
O Governo do Estado do RN repassará R$ 4.749.000,00 (quatro milhões setecentos e quarenta e nove mil reais), aos Caixas Escolares das escolas contempladas. Os recursos são da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), através do Projeto RN Sustentável, por meio do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.
“Na primeira edição do PIP pais e professores puderam ver o entusiasmos e comprometimento dos alunos em querer ir para escola. Os diversos projetos como criação de uma rádio, plantio de uma horta, utilização de tabletes, aulas de campo, entre outros, despertaram a motivação dos alunos em aprender as diversas áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar. Por isso, triplicamos o investimento na segunda edição”, declarou o governador Robinson Faria. 

sexta-feira, 3 de junho de 2016

COORDENAÇÃO DO ÔNIBUS ESCOLAR DA 12ª DIRED CONVOCA REUNIÃO



Hoje, dia 03/06/2016, no período vespertino, no Centro Educacional Professor Eliseu Viana, a coordenadora dos transportes escolares da 12ª Direc, técnica Francione Vieira, juntamente com os professores Raimundo Antonio e Fátima Azevedo, reuniu os alunos da comunidade do Jucuri, para um diálogo de conscientização.



Estes alunos são matriculados no Ensino Médio da escola e vêm de sua comunidade no ônibus escolar do estado, disponibilizado pela 12ª Direc.


O encontro foi aberto por Evânia Gurgel, diretora do CEIPEV, que falou para os alunos sobre as denúncias de que eles estavam depredando o interior do referido transporte, confirmadas pelo próprio profissional do volante, e que, com isso, estavam causando prejuízos para o erário público.


Em seguida, Francione Vieira, a coordenadora dos transportes, usou da palavra e conscientizou a todos sobre os deveres e direitos de cada um deles, da necessidade de se preservar o patrimônio público e sobre o empenho da 12ª Direc de lhes proporcionar um transporte de qualidade e, sobretudo, de manter o conforto, a qualidade e a segurança no dia a dia de traslado entre a comunidade e a escola, a escola e a comunidade.



O professor Raimundo Antonio relembrou-lhes o período em que os alunos reivindicavam o transporte, a luta na BR de acesso às cidades de Mossoró e Apodi, quando eles fizeram piquetes e colocaram pneus em chamas no meio do asfalto, impossibilitando, com isso, a passagem do tráfego, registrados, esses eventos, pelos principais órgãos de imprensa do estado, para conseguirem, justamente, o transporte para eles assistirem às aulas. Falou ainda da preocupação com a segurança deles todos, pois o motorista não poderia prestar atenção, ao mesmo tempo, no que estava acontecendo no interior, pois a sua atenção deve estar voltada para o movimento da estrada. E finalizou pedindo para cada um fazer uma reflexão sobre a sua conduta dentro do ônibus.



Por fim, falou a professora Fátima Azevedo. Ela se dirigiu aos alunos frisando que eles têm direitos, mas também deveres, e que a preservação do patrimônio público a que eles têm direito era realizada com parte dos impostos pagos por cada um dos seus pais. Portanto, um dever de cada um de preservar aquilo que é fruto do suor e trabalho de todos os cidadãos.


No término, cada aluno assinou a ata de participação e se comprometeram a cuidar melhor do patrimônio público a que cada um deles tem direito em seu cotidiano.



  

quinta-feira, 2 de junho de 2016

1ª ETAPA DO PLANO DE FORMAÇÃO DO SAEB/PROVA BRASIL







1ª ETAPA DO PLANO DE FORMAÇÃO DO SAEB/PROVA BRASIL

A 12ª DIREC realizou  no dia 1º de Junho passado, a 1ª etapa do Plano de Formação do SAEB/PROVA BRASIL. A formação foi ministrada pela equipe da Subcoordenadoria de Avaliação Educacional (SUAVE) e Subcoordenadoria de Educação de Ensino Fundamental (SUEF).

O evento foi direcionado aos professores de 4º e 5º anos de Língua Portuguesa; do ensino fundamental das escolas públicas que constituem a Rede Estadual de Ensino da 12ª DIREC.

O evento começou com exposição dialogada sobre orientações relacionadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB/PROVA BRASIL) com as técnicas pedagógicas da equipe SUAVE/SEEC Ceiça Farkatt e Verônica Costa, com discussões indispensáveis para o desenvolvimento da aprendizagem e a evolução dos indicadores educacionais do estado.

Em seguida, a técnica pedagógica Maria do Carmo da SUEF/SEEC propiciou discussões sobre implicações pedagógicas no processo de ensino aprendizagem, com um leque de interações sobre a necessidade de se refletir sobre os eixos de Língua Portuguesa, o princípio alfabético, a consciência fonológica, enfim, o tratamento da leitura para alfabetização na perspectiva do letramento.

Na sequência  foi realizada uma oficina pedagógica com orientações sobre Matrizes Curriculares e Descritores. O encerramento  ocorreu com a avaliação do encontro e informes necessários sobre ajuda de custo para os professores das jurisdições.

A 12ª DIRED agradece a contribuição da SUAVE, SUEF/SEEC pela iniciativa de capacitar os professores do 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio para o desenvolvimento de competências didáticopedagógicas do currículo escolar associadas às matrizes e referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica e está sempre comprometida em colaborar na interlocução para que os resultados esperados sejam alcançados.

Agradecemos a participação e o envolvimento dos professores nesse evento e esperamos que o pensar e o fazer pedagógico se aprimorem no chão das escolas. Esperamos ainda que os alunos se tornem leitores competentes, no processo de ensinar e aprender a pensar, de fato, com autonomia.

Nosso agradecimento também pelo apoio e acolhida da E.E.Prof. Abel Coelho; lembrando que provavelmente, após o recesso escolar, a 12ª DIREC estará acompanhando a continuação dessa formação para os professores de Língua Portuguesa dos demais segmentos ( 8º, 9º do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio).

Atuaram como interlocutoras responsáveis pela organização do evento: Antonia Zilma Marques e Maria Edcleide Alves de Sousa Freitas.