segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

SEEC/RN ENCERRA JORNADA PEDAGÓGICA

A Jornada Pedagógica realizada pela SEEC/RN teve encerramento no sábado (17) com palestra do professor Roberto Paulo Padilha, diretor de DEsenvolvimento do Instituto Paulo Freire, de São Paulo, marcada pelo entusiasmo dos presentes. 

Com a presença da secretária da Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, o último dia do evento, que iniciou na quinta-feira (15), teve em sua abertura a apresentação da banda de música da Escola Estadual Zila Mamede. Na sequência, ocorreu a palestra do professor Roberto Padilha, versando sobre o tema “Interfaces das Linguagens: tecer gestão e inovação para uma escola curiosa, prazerosa e aprendente”. 

Roberto Padilha falou sobre a implantação do currículo e educação intertranscultural, com o objetivo de influenciar transformando as práticas educacionais a partir do coletivo das pessoas, com a perspectiva de aprender mais e melhor, já que se reconhecem como ser atuante e não tão somente, como receptores. 

A intertransculturalidade leva em consideração a junção de saberes, associada a uma prática que pode vir a ser desenvolvida com o auxílio das mídias atuais. Com base nos ensinamentos de Paulo Freire e outros autores, Padilha define essa escola como curiosa, prazerosa e aprendente. Escola que não impõe seu conteúdo, mas sim, o conteúdo que parte da curiosidade de seus estudantes. 

Durante a palestra, Roberto Padilha fez intervenções musicais buscando uma interação com o público. Também participaram do evento de encerramento da Semana Pedagógica pela SEEC, a secretária-adjunta, Mônica Guimarães e o subsecretário Marino Azevedo, coordenadores e subcoordenadores do órgão central. 

A Semana Pedagógica contou com a participação efetiva de gestores e técnicos das 16 Diretorias Regionais de Educação e de Cultura (Direcs). Na oportunidade, os profissionais da rede partilharam suas ideias e iniciaram o processo de elaboração das ações que serão desenvolvidas no ano de 2017 nas escolas estaduais. 

Também foi apresentada a plataforma “Escolas na Rede” que integra a Rede Escola Digital com outros estados e municípios, possibilitando a comunidade escolar o acesso a conteúdos educacionais de alta qualidade, além de permitir aos professores sugestões de práticas pedagógicas inovadoras. A plataforma Escolas na Rede está disponível em www.escolasnarede.seec.rn.gov.br. 

Nenhum comentário: