sábado, 23 de julho de 2016

GOVERNO DO RN ANUNCIA O VALE-LIVRO QUE NA REGIÃO DE MOSSORÓ VAI BENEFICIAR 268 ESCOLAS


Através do Vale-Livro o Governo vai investir quase R$ 1 milhão na compra de cerca de 100 mil exemplares literários em feiras de livros e de quadrinhos em Natal e Mossoró. O programa estabelece que 40% dos recursos devem ser investidos em livros de autores potiguares, valorizando a cadeia produtiva e criativa do Estado. Os livros serão adquiridos pelas próprias escolas e destinados aos acervos de suas bibliotecas. 

O governador Robinson Faria destacou que “além de alunos e professores, o Vale-Livro beneficia toda a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Norte, incentiva a produção cultural e fomenta a economia. Este ano decidimos aumentar para 40% o montante dos recursos que devem ser investidos na aquisição de obras de autores potiguares”. 

Em 2015 o percentual foi de 30%. Robinson Faria lembrou que, como deputado estadual, foi autor do projeto que criou a Lei de incentivo à leitura literária no RN. “Agora, como Governador, tenho a satisfação de executar o que determina a Lei. O destino me proporcionou isso. Junto com alunos, professores, escritores e editores estamos construindo pontes para o futuro. Pontes que levam a mais conhecimento, a melhor formação, a melhores condições de empregabilidade, à cidadania, e, inclusive à redução dos índices de violência. Escolas que desenvolvem a leitura literária têm o padrão de aprendizado mais elevado”, afirmou. 

A secretária de Estado da Educação e da Cultura, Cláudia Santa Rosa, enfatizou que o programa “democratiza o acesso ao livro e dá autonomia para as escolas escolherem e comprarem diretamente os livros”.  Ela acrescentou que “o Vale-Livro promove a valorização da leitura literária e a alfabetização funcional”. 

Em Natal, 325 escolas farão a compra dos livros na feira que será realizada na Cidade da Criança, de 6 a 9 de outubro, contemplando mais de 150 mil alunos. Em Mossoró, a feira na qual os livros serão comprados acontecerá de 17 a 22 de agosto, no Expocenter, atendendo 268 escolas e cerca de 100 mil estudantes. 

Em todo o Estado mais de 250 mil alunos do Rio Grande do Norte serão beneficiados com o programa. 

Também participaram da solenidade no auditório da Governadoria os secretários de Estado do Gabinete Civil, Tatiana Cunha Mendes, da Comunicação, Juliska Azevedo, de Relações Institucionais, Getúlio Ribeiro, a presidente da Fundação José Augusto, Isaura Rosado, diretores de escolas, professores, representando os prefeitos municipais, José Marques, de Pedro Velho, o presidente da União Brasileira de Escritores no RN, Eduardo Gosson. O juiz de Direito, Jarbas Martins e a advogada Lígia Limeira representaram o Programa Brasileiro de Educação e entregaram a cartilha “Cidadania de A a Z” que irá se somar ao acerto de todas as bibliotecas da rede estadual de ensino. 

Nenhum comentário: