terça-feira, 8 de março de 2016

ENSINO RELIGIOSO REÚNE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS


Aconteceu na sexta-feira, dia 04/03, na Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte, no período vespertino, a reunião do Ensino Religioso, com os professores da disciplina e os coordenadores pedagógicos das escolas de Mossoró e da Circunscrição da 12ª Direc.


O objetivo foi o de motivar vivências de práticas cuidadosas para com a casa comum: o planeta terra. Assim como, incentivar a realização de ações de sustentabilidade ambiental nas escolas da circunscrição da 12ª Direc.


A diretora Rina Márcia abriu os trabalhos dando as boas-vindas aos participantes e, na sua fala, ressaltou a importância da disciplina na estrutura curricular do ensino básico.


Em seguida, a coordenadora pedagógica da 12ª Direc - para as questões ambientais -, técnica Fátima Azevedo, falou sobre a seriedade de se cuidar do meio ambiente e dele usufruirmos toda a sua plenitude.  


ATITUDES QUE PODEMOS ASSUMIR

NA SUA CASA – A água é usada com economia? – Você sabe se o esgoto coletado de sua casa é tratado? – Você se incomoda e denuncia quando vê um vazamento de água em sua rua? – Quando sai de um cômodo iluminado, tem o costume de apagar a lâmpada? – Qual o destino que você dá ao óleo de cozinha que não pode ser reutilizado?

NO SEU BAIRRO – Há rede de água encanada? – Há coleta regular do lixo? – Há o costume de cobrar das autoridades providência próprias do poder público?

NA SUA CIDADE – A água é de qualidade? – Há estações de tratamento do esgoto? Existem cooperativas populares de reciclagem dos resíduos sólidos? Quando há aprovação de projeto de construção de um imóvel, o esgoto é levado em consideração?


A coordenadora do ensino religioso, técnica Socorro Rebouças conduziu os trabalhos e repassou, para os presentes, os folders da campanha da fraternidade e passou um vídeo falando sobre o hino da campanha 2016.


Em seguida, os presentes abriram um diálogo sobre o tema e cada um fez uma reflexão colocando-se dentro de sua realidade escolar, conforme texto abaixo:

TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade.”

LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. AMÓS 5,24


Reflexão: As Campanhas da Fraternidade Ecumênicas fortalecem os espaços de convivência entre as diferentes Igrejas. O diálogo e o trabalho conjunto em favor do bem comum são testemunhos importantes que podemos oferecer para a sociedade. Afinal, Jesus sempre se colocou aberto à escuta, às partilhas e a uma boa roda de conversa (conforme João 4; Marcos 8,1-9). Por isso, esta Campanha da Fraternidade Ecumênica deve nos motivar a irmos ao encontro de todas as pessoas – católicas, evangélicas, espíritas, outras religiões e até mesmo não crentes – para que juntos encontremos ações conjuntas que favoreçam o cuidado com a nossa Casa Comum.




  



Nenhum comentário: