quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

EDUCAÇÃO PRISIONAL: ENTREGA DE CERTIFICADOS


Os alunos da educação prisional internos na penitenciária Mário Negócio, em Mossoró/RN, receberam na terça-feira, dia 15/12, seus certificados de conclusão do ensino fundamental e médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, através da resolução 048/12.



O evento programado pela coordenação estadual e setorial do programa, por meio das técnicas pedagógicas Nadja e Edileusa, premiaram os alunos/internos que foram matriculados via CEJA Alfredo Simonetti, tendo como representante a professora Sandra.


Nas falas, as professoras e técnicas pedagógicas enalteceram a capacidade do ser humano de ultrapassar obstáculos e conseguir superar seus próprios limites. E cada uma delas fez questão de frisar o compromisso que todos eles tiveram nesses dois anos que, embora o ambiente não favorecesse, a persistência e a determinação foram fundamentais para o sucesso de cada um.



Na programação cultural, as professoras fizeram uma homenagem, lendo uma reflexão de William Shakespeare, chamado “Um dia você aprende...”, para assistir acesse o link:




Em seguida, os alunos internos fizeram uma apresentação ao som de um teclado, em homenagem as coordenadoras e professoras.



No final, a foto oficial...


Nota da 12ª Dired:


Segundo Foucault (2008), a prisão tem o objetivo de tornar os corpos dóceis e úteis; a instituição passa a ser uma forma de punir delinquentes, mas com o papel de recuperá-los para o convívio social. O condenado passa a sofrer a privação da liberdade e a sentir os efeitos de uma instituição repleta de regras e aprende a conviver em um ambiente completamente adverso a que está acostumado; segundo Goffman (1992, p. 22) as instituições totais são estufas que atuam na transformação de pessoas, assim, cada sujeito é um experimento sobre o que se pode fazer ao “eu” o que se espera de tal situação é fazer com que os sentenciados possam adequar-se a instituição fazendo com que os mesmos estejam sempre se lembrando das causas que os levaram a tal condição.

Para cada anoitecer a certeza de um  novo amanhecer


Nenhum comentário: