segunda-feira, 16 de novembro de 2015

PNAIC DA 12ª DIRED: IV ENCONTRO: CURRÍCULO E INCLUSÃO


Aconteceu no sábado, dia 14/11/2015, na escola estadual Jerônimo Rosado, das 08 às 17h, o IV Encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, com os temas Currículo (Base Nacional Comum Curricular)/Inclusão.

A coordenadora Helena Maia apresentando a pauta do dia
Na parte da manhã, as professoras cursistas foram deslocadas de suas salas para o ginásio da escola e, lá, assistiram, primeiramente, a uma palestra com a coordenadora do CAS – Centro de Apoio ao Surdo – professora Lucivanda, que falou sobre a história do centro, suas lutas sociais e os avanços e conquistas de seus alunos, especialmente, sobre a linguagem de sinais – LIBRA.

Coordenadora do CAS - professora Lucivanda
Após a fala da coordenadora do CAS, houve uma demonstração de como o surdo, através da linguagem de sinais, se comunica, por exemplo, através da música.

Música cantada na linguagem de sinais (Alegria de Ivete Sangalo)
Em seguida, foi a vez da palestrante do dia, a professora mestra Vanessa Carvalho, que falou sobre Educação Inclusiva e sobre a sua história de vida (a professora é deficiente auditiva).



Da esquerda para a direita: Décima Maria, Mié Nakaiama, Rita, Rita, Lucivanda, Vanessa, Rina, Judivânia e o intérprete de Libras
Logo depois, as professoras foram deslocadas para o pátio da escola (local mais aprazível) e assistiram a palestra da professora mestranda Márcia Oliveira – técnica da 12ª Dired – que falou sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Como o púbico alvo era de professoras que trabalham com alunos até o 3º anos, a professora intercalou brincadeiras e cantigas que compõem o dia a dia delas.

A diretora Rina Márcia falando aos professores

A técnica pedagógica Márcia Oliveira e a sua palestra sobre BNCC
Ao meio dia as professoras se dirigiram para o refeitório...



Após o almoço as coordenadoras Helena Maia e Judivânia Fernandes se reuniram com as professoras orientadoras para tratar sobre os próximos encontros...


No período vespertino, as professoras foram para as suas salas de origem, para a retomada dos textos do caderno 2, começando com uma leitura deleite: As três velhas, de Câmara Cascudo.

SALA ZILMA MARQUES


SALA DÉCIMA MARIA


SALA MIÉ NAKAIAMA


SALA SOCORRO BEZERRA


SALA SUELEIDE FERREIRA


SALA JOANA TORRES


Em seguida, foram socializadas e sistematizadas as ideias sobre o conteúdo, bem como, a apresentação dos textos das páginas entre a 23 e 55, do caderno 2, terminando com a apresentação, em slides, para o fechamento das discussões.

Na atividade vivencial, algumas professoras orientadoras trabalharam, com suas alunas, jogos e diversidade, enquanto outras trabalharam a temática educação do campo, ampliando essas atividades quando foram colocadas em grupos (os grupos tiveram a liberdade de pensar uma atividade a partir de uma brincadeira, desde que ela fosse para um nível de aquisição de escrita, que poderia ser pré-silábico, silábico e silábico-alfabético e alfabético).

Foto: Mié
Foto: Mié

Foto: Mié

Foto: Mié

Foto: Mié

Foto: Mié

Foto: Mié
Em seguida, houve a socialização e as tarefas de casa/escola (comparativo/avaliação) e revisão dos indicadores da provinha Brasil – preparação teste 2.




Nenhum comentário: