terça-feira, 13 de outubro de 2015

12ª DIRED NA V FEIRA DE CIÊNCIAS DO SEMIÁRIDO POTIGUAR


Realizou-se entre os dias 07 e 09 de outubro, no Centro de Exposições e Eventos Enéas Negreiros – Expocenter/UFERSA, a V Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, com a participação de 6 Direds (8ª, 11ª, 12ª, 13ª, 14ª e 15ª) e, este ano, com a presença do astronauta brasileiro, Marcos Pontes.


A abertura oficial foi no dia 08/10, às 08 horas, com a presença de autoridades ligadas à Educação e às Ciências – do município e do Estado, além de personalidades acadêmicas convidadas pelos organizadores do evento.


Após a execução do Hino Nacional, a expectativa girou em torno da presença do convidado especial: o astronauta brasileiro Marcos Pontes que, ao ser anunciado pelo coordenador da Feira, o professor Felipe Ribeiro, entrou acompanhado de várias crianças e foi ovacionado pela plateia formada de gestores, autoridades, professores, alunos e pessoal de apoio.






Em seguida, o astronauta Marcos Pontes convidou a todos para assistirem à sua história de vida (em dois telões) e proferiu uma palestra voltada para motivação e na busca da realização dos sonhos.


A Feira trouxe, este ano, uma Mesa Redonda (16h às 18h), com as presenças de 6 representantes das Direds participantes e tendo como palestrante central a professora Maria Goretti Silva, da 12ª DIRED, no auditório da PROEC/UFERSA, tendo como público-alvo os professores credenciados da V FC do Semiárido Potiguar.

Da mesma forma, das 17h às 18h30min, a professora Celicina Borges Azevedo ministrou a Oficina “Eu, cientista?” no auditório do DCEN, com público de professores credenciados da V FC do Semiárido Potiguar.

Em Relato de Experiência, o professor Ivanês Oliveira, da E.E. Tristão de Barros, da cidade de Currais Novos/RN, falou sobre a sua experiência e apresentou os concorrentes ao prêmio “Professor Nota Dez”, com público de professores credenciados da V FC do Semiárido Potiguar, tendo como local de encontro o auditório PROEC/UFERSA.

Seguiram-se, na programação da V Feira, várias oficinas, abaixo relacionadas:

1 - Oficina - O Universo: do Big Bang aos dias de hoje! Alexsandro Pereira Lima

2 - Oficina - Fotografia Científica. Milena Wachlevski

3 - Oficina - A bateria arriou? Ative o potencial de repouso - potenciais bioelétricos. Pedro Jorge Caldas Magalhães

4 - Oficina - Aula prática da montagem do banheiro de plástico reciclado. Maria Aridenise Macena Fontenelle

5 - Oficina - Conhecendo espécies arbóreas da Caatinga. Rejane Tavares Botrel

6 - Oficina - Conversando sobre Ciências. Giordano Gubert Viola; Jéssica Silva Barros; Daniela Faria Florêncio

7 - Oficina - Tubarões: fatos e fantasias. Humberto Gomes Hazin

8 - Oficina - Gestão de pequenos negócios. Ana Lucia Brenner Barreto Miranda e Inácia Girlene Amaral

Durante os dias 08 e 09/10, das 8h30min às 19h30min – Exposição e avaliação dos trabalhos credenciados na V FC do Semiárido Potiguar, no salão principal do Expocenter/UFERSA.







Da 12ª DIRED, os projetos apresentados pelos alunos das 28 escolas do Ensino Médio de Mossoró e da circunscrição somaram 80, com o envolvimento das seguintes técnicas pedagógicas da 12ª DIRED:

            Goretti Silva
            Elizete Amorim
            Márcia Oliveira
            Francione Vieira
            Divamar Jácome

A V Feira de Ciências do Semiárido Potiguar trouxe um espaço destinado ao professor que quisesse expor o seu trabalho de cunho literário. Este ano, a professora Josselene Marques, lotada no CEJA Professor Alfredo Simonetti, expôs o seu livro de poesias “Sublimes Encontros”.

A professora/escritora Josselene Marques no estande "Eu, cientista?",
 divulgando o seu livro "Sublimes Encontros".

Nenhum comentário: