quinta-feira, 1 de outubro de 2015

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA – OLP 2015


Aconteceu nos dias 30 e 01/10, na escola estadual Jerônimo Rosado, nos turnos matutino e vespertino, o Curso de Formação Continuada – OLP 2015 – voltado para professores do 5º ano, professores do 6º a 9º anos e professores do Ensino Médio na área de Língua Portuguesa.


O objetivo foi o sensibilizar o grupo de formadores para promover a participação de alunos e professores na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – OLP 2016, mediante multiplicação de turmas de formação.

O grupo discutiu o que é e como se faz um projeto de escrita, visando desenvolver o letramento de professores e alunos das escolas públicas brasileira e refletiu sobre o papel da escrita na sociedade letrada e a abordagem dos gêneros discursivos na OLP.

A formadora foi a professora Ivoneide Bezerra de Araújo Santos, auxiliada pelas técnicas pedagógicas da SUAVE – Subcoordenadoria de Avaliação Escolar – Conceição Farkatt e Verônica Oliveira.


A formadora se utilizou de uma metodologia de exposições interativas, de oficinas pedagógicas e de dinâmicas de grupo e o conteúdo aplicado foi:

            O ensino de escrita na perspectiva do Letramento
            Organizações didáticas: projetos de letramento e sequências didáticas na OLP
            Gêneros textuais na OLP
            Avaliação e reescrita de textos na OLP

Houve o momento da experiência exitosa de um aluno da escola estadual Jerônimo Rosado que foi finalista da Olimpíada da Língua Portuguesa do ano passado.

Aluno Leonardo e a sua professora Cleoman

Apoio:

Verônica Oliveira e Conceição Farkatt (SUAVE)
Flávia Arruda e Helena Maia (12ª DIRED)




  

Nenhum comentário: