terça-feira, 21 de julho de 2015

ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO VIAJAM PARA LONDRES/INGLATERRA


Viajaram a Londres, na Inglaterra, os alunos das escolas públicas do estado – pertencentes à circunscrição da 12ª DIRED – que tiveram seus projetos selecionados na IV Feira de Ciências para Todos no Semiárido Potiguar (que aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro do ano passado), para participarem da 57ª LIYSF (London International Youth Science Forum), que acontece a partir dia 22/07 a 05/08/15.

Fotos do embarque, na UFERSA, para o aeroporto Pinto Martins em Fortaleza/CE:

A professora Celicina Borges (idealizadora da Feira do Semiárido) orientando a professora e os alunos que viajarão com os projetos


A diretora da 12ª DIRED - Rina Márcia (1ª do lado direito), a coordenadora do Ensino Médio da 12ª DIRED - Goretti Silva (1ª da esquerda) e os alunos Nayonara Yasmin  e Caio  Mateus, tendo ao lado a professora Gianny Pedrosa

Perfil dos alunos* (Gazeta do Oeste):

Nayonara Yasmim, de 17 anos, cursa o 3° ano do ensino médio na Escola Professor Abel Freire Coelho. Ela representará a sua escola na LIYSF e fala sobre a expectativa da viagem. “É muito gratificante saber que vamos estar na universidade de Cambridge, uma das melhores do mundo. Que vamos conhecer laboratórios, museus, entre várias outras coisas. Mas o mais importante é mostrar que é possível, mesmo sendo de escola pública”, disse.
Bárbara Amorim, de 15 anos é aluna do 3° ano da Escola Estadual Aída Ramalho Cortez Pereira e afirma que a expectativa é ganhar mais conhecimento acadêmico e cultural. “Conhecer novos lugares e levar essa experiência tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional. Sinto-me honrada em estar representando alunos de escolas públicas. Queria muito que servisse como um incentivo para os demais”, afirma.
Para serem selecionados para a LIYSF Londres, os alunos tiveram que passar por provas com questões escritas, redação e conversação, tudo em Inglês. Para realizar as provas, eles tiveram três meses de preparação. “O que nos ajudou foram músicas, seriados, entre outras coisas”, comenta Bárbara, sobre o aprendizado de um novo idioma.
As alunas também ressaltaram a importância dos professores que orientaram os projetos. “Uma das partes mais importantes são os professores-orientadores, que acreditam nos alunos, porque somente o aluno querer e o professor não acreditar, não adianta”, diz Nayonara Yasmim. “O meu professor é um bom orientador e a escola também incentivou bastante”, afirma Bárbara Amorim.
Além das duas adolescentes, outro aluno, Caio Mateus, foi selecionado para o evento. Ele vai representar a Escola Estadual Moreira Dias, instituição que também enviará uma professora para o evento internacional.
Escolas e Projetos:

Escola Estadual professor Abel Freire Coelho
Projeto: Estudo termoxidativo de biodieseis de gordura animal e tratamento do seu efluente de purificação por eletrofloculação
Aluna: Nayonara Yasmin Alves da Silva

Escola Estadual professora Aída Ramalho Cortez Pereira
Projeto: De sacos a  calçadas: uma construção sustentável!
Aluna: Bárbara Amorim Rodrigues

Escola Estadual professor Moreira Dias
Projeto: Uso de extrato aquoso de folhas de nim (azadirachta indica) como carrapaticida
Aluno: Caio Mateus da Silva

NOTA DA 12ª DIRED:

* Os projetos participantes do 57º LIYSF foram premiados durante a 4ª Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, realizada em Mossoró, em outubro do ano passado. A Feira é parte integrante do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido e da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação – que integram a Feira de Ciências (8ª – Angicos, 11ª – Açu, 12ª – Mossoró, 13ª Apodi, 14ª – Umarizal, 15ª – Pau dos Ferros).

Nenhum comentário: