segunda-feira, 6 de julho de 2015

12ª DIRED RECEBE EQUIPE DE LEITURA DA SEEC/CODESE

A equipe de Leitura da SEEC/CODESE, coordenada pela professora Salizete Soares, esteve na 12ª DIRED, nesta segunda-feira, dia 06/07, no período vespertino, para uma palestra, cujo tema “A Leitura Dentro do Contexto da Cultura Global” fala sobre a democratização e o acesso à leitura sob a representação simbólica do próprio livro de mercado.

A equipe de Leitura da SEEC/CODESE sendo recepcionada pela diretora da 12ª DIRED Rina Márcia
Participaram do evento os gestores e agentes de leitura (biblioteca) de Mossoró, que ouviram da professora Salizete Soares as 3 cadeias que norteiam o incentivo à leitura: Família, Escola e Sociedade.


Fazendo parte da comitiva, as professoras Erileide Rocha, Geruza Câmara e Íris Pinto Sousa, assessoradas pela técnica pedagógica, da 12ª DIRED, Maria Auxiliadora Teixeira que, indagada sobre a missão da equipe, disse:

“Mais do que uma missão institucional, somos uma equipe movida pela crença de que o livro é um instrumento fundamental para o pleno desenvolvimento de crianças, jovens e adultos”.


A professora Gerusa Câmara também falou aos presentes e disse que “o papel da cultura na escola e, em especial, na Biblioteca, é um lugar de liberdade, de criação e não um lugar de castigo”.


A professora Salizete completou o pensamento dizendo que “a Biblioteca pode ter recitações (saraus), encenações, brincadeiras, produções plásticas, assim como a escola é um lugar de alegrias e descobertas e que o regente de bibliotecas também pode, sim, promover cultura neste espaço”.



Os gestores e os agentes de leitura foram incentivados a navegarem estimulando a implantação, criação e organização de bibliotecas, mantendo um diálogo com a cultura para consolidar o Plano Estadual do Livro e da Leitura.



Nenhum comentário: