sexta-feira, 12 de junho de 2015

INSPEÇÃO ESCOLAR CAPACITA PARA O CENSO 2015


A coleta do Censo Escolar 2015 teve início no dia 8 de junho de 2015. O prazo para preenchimento dos dados, neste ano, é até o dia 12 de agosto de 2015. A 12ª DIRED, através do setor de Inspeção, convocou os colaboradores da rede estadual de ensino, no período matutino (a capacitação também se estendeu para os colaboradores da rede privada, no período vespertino), que trabalham com o Censo, para uma capacitação ocorrida no auditório da entidade, ministrada pelas técnicas pedagógicas Francisca Alvanete e Socorro Gondim.

Técnicas Socorro Gondim e Francisca Alvanete
As técnicas salientaram a importância dos dados coletados para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, pois oferece subsídios estatísticos para o planejamento e acompanhamento das políticas públicas educacionais. Além disso, destacaram, também contribui para a elaboração dos indicadores educacionais como, por exemplo, o IDEB.


Na capacitação, o passo a passo, para realizar a declaração dos dados da escola, das turmas, dos alunos e dos profissionais escolares em sala de aula, foi orientado o acesso ao Sistema Educacenso, no endereço eletrônico http://educacenso.inep.gov.br.


Segundo a técnica Francisca Alvanete, é importante destacar que os dados declarados devem refletir a realidade da escola da última quarta-feira do mês de maio (27/05), Dia Nacional do Censo Escolar.


Presente à capacitação, a coordenadora educacional da frequência escolar dos alunos beneficiados no bolsa familia, técnica pedagógica Maria Antônia, pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Mossoró. A educadora informou que o sistema “Presença” está aberto e que os alunos devem enviar as frequências até o dia 26/06.
Quaisquer dúvidas, os contatos são:
(84) 3315-4944
Abaixo, slides da capacitação, no seu passo a passo...


















NOTA DA 12ª DIRED:

Saiba mais sobre o Sistema Presença Ajuda


O Tutorial Multimídia do Sistema Presença, que aqui se apresenta, foi desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação (SECADI/MEC) e o Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE/UFSC). Este Tutorial é um guia de formação continuada para os (as) Coordenadores (as) Municipais, Operadores (as) Escolares, Dirigentes Municipais e Coordenadores Estaduais do PBF na Educação, que fazem uso do Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família - Sistema Presença.

O Sistema Presença é uma tecnologia social de acompanhamento e monitoramento da frequência escolar de estudantes beneficiários (as) do Programa Bolsa Família (PBF). É também uma importante estratégia de acompanhamento e monitoramento da universalização da educação básica, sobretudo, de crianças, adolescentes e jovens em situação de pobreza e de pobreza extrema. Por meio dos dados produzidos e sistematizados, os (as) gestores (as) públicos podem atuar intersetorialmente, buscando soluções para a melhoria da qualidade do acesso, da permanência e do sucesso escolar dessa população em contexto de vulnerabilidade social.

O acompanhamento da frequência escolar no Sistema Presença

1. Possibilita a efetivação de políticas públicas para o enfrentamento das condições de pobreza;


2. Indica a mobilização de ações ao relatar os casos de crianças e adolescentes que não cumprem os percentuais mínimos de frequência escolar;

3. Enfatiza a importância da permanência da criança e do (a) adolescente na escola;

4. Funciona como alerta para as possíveis violações dos direitos das crianças e dos (as) adolescentes;

5. Reforça a importância da educação como um direito essencial básico, ressaltando o dever que o Estado e as famílias têm de garanti-lo.


 Acesse o Sistema Presença:  frequenciaescolarpbf.mec.gov.br

Fonte:


Nenhum comentário: