quinta-feira, 11 de junho de 2015

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O FESTUERN 2015


(Clique no link abaixo)






 MAIORES INFORMAÇÕES   (84) 3315-2234

APRESENTAÇÃO


O Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – FESTUERN é um evento anual, que existe desde 2003, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UERN, que objetiva promover, difundir e divulgar as manifestações artístico culturais, como bem social indispensável na formação integral do ser humano a partir da valorização da escola e da universidade como espaço de produção de cultura e conhecimento. A motivação para a realização de um projeto de arte, cultura e educação direcionado as escolas públicas estaduais, municipais de ensino fundamental e médio do Estado do Rio Grande do Norte, apoia-se no papel preponderante que tem a universidade pública no processo de descentralização e ampliação do sistema cultural, constituindo uma rede de instituições que inclua a comunidade universitária: discentes, docentes e técnicos administrativos, e a comunidade do seu entorno, de modo especial, os educadores e estudantes do Sistema Público de Ensino, ampliando e potencializando a capacidade de intervenção criativa e legitimando a escola como espaço privilegiado para formação cultural e cidadã como bens indispensáveis a formação integral da pessoa.
O FESTUERN é um projeto de extensão universitária que promove a ligação entre arte, cultura e educação, transportando o teatro para a sala de aula. O evento oportuniza as escolas públicas do Estado, a criação de grupos teatrais e a permanência destes nas escolas, culminando em uma apresentação pública durante o período de realização do festival, que acontece no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, na cidade de Mossoró/RN.
Além de promover a arte, cultura e educação, O FESTUERN caracteriza-se como um projeto de cunho social, pois os alunos que compõem os grupos de teatro formados nas escolas buscam uma vivência coletiva através da arte cênica, afastando-se dessa forma, do mundo da criminalidade e das drogas. Além disso, o FESTUERN distribui para instituições de caráter filantrópico todos os alimentos arrecadados durante o festival, pois o ingresso para a apresentação dos espetáculos é obtido através da troca por um quilo de alimento não perecível.
O FESTUERN, em todas as edições, sempre homenageia um artista local que desempenhou ou desempenha um papel relevante para a cultura, dedicando-o o nome do troféu, que é entregue a todos os participantes, dessa forma o FESTUERN ressalta e enaltece os valores artísticos locais.
O FESTUERN é organizado em três fases, a saber: pré-festival, festival e pós-festival, sendo desenvolvido durante todo o ano letivo das escolas públicas do Estado.
A fase pré-festival compreende o processo de preparação para participação no projeto, sendo esta a fase mais longa e a que está mais presente o caráter didático-pedagógico. Ela tem início no começo do ano e se estende até outubro, sendo composta pelas seguintes ações: seminário de planejamento, definição do homenageado com o troféu FESTUERN, regulamento de participação das escolas, inscrição e seleção das escolas, campanha publicitária, oficinas artístico culturais, visitas e atividades didático-pedagógicas, montagem do espetáculo, lançamento oficial e seminário de abertura.
A fase festival é a que compreende a apresentação dos espetáculos, sendo esta a fase de maior relevância e visibilidade do festival. Durante oito dias o público prestigiará a produção artístico-cultural das escolas selecionadas para participação no projeto. Esta fase ocorrerá no período de 17 a 24 de outubro de 2015 no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.
Na fase pós-festival, última etapa do projeto, realizaremos o Circuito FESTUERN, que se se caracteriza pela realização de cinco apresentações públicas, de cinco espetáculos escolhidos pelo público e comissão julgadora, em escola públicas de Mossoró. Nesta fase teremos ainda, a realização do Seminário de Avaliação, envolvendo a coordenação do evento, docentes e discentes da UERN, tutores, estagiários, professores, diretores dos espetáculos teatrais e dirigentes das escolas participantes do FESTUERN, bem como envio da prestação de contas aos parceiros e patrocinadores.



Nenhum comentário: