quarta-feira, 27 de maio de 2015

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE ENCONTRO PARA OS FORMADORES DE NTE

Aconteceu nos dias 25 e 26/05, nos turnos matutino e vespertino, no Proinfo da Secretaria de Educação (Natal/RN), o encontro de formação para os agentes educacionais dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) que lidam com as chamadas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), com um sugestivo (até pela proximidade do São João) nome de "Arraiá das Tecnologias".


O objetivo foi o de orientar os formadores de NTE em relação ao assessoramento pedagógico para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de aprendizagem.




Coordenadora do PROINFO Integrado (2ª da esquerda para a direita - Zelda Caldas) com as multiplicadoras do NTE Mossoró: Jaridza Menescal, Regina Celli, Regina Coeli e Socorro Souza 
A justificativa para a realização da formação se baseia no novo padrão de gestão, colocado em prática pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte, principalmente na esfera da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, que demanda uma reestruturação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo/RN) e de sua rede de formadores e suporte técnico dos núcleos de NTE, localizados no âmbito das 16 Diretorias Regionais de Educação (DIRED).


Na programação do dia 25/05 houve o credenciamento dos participantes, um coffee break e, em seguida, a abertura com a presença do coordenador da CODESE (Coordenadoria do Desenvolvimento Escolar), Alexsandro Augusto de Azevedo, e da coordenadora do NEADTEC, Maria Aldeíza dos Santos.

A fala de boas-vindas de Maria Aldeíza dos Santos - NEADTEC
Fala de abertura de Alexsandro Augusto de Azevedo - CODESE
No transcorrer da programação, houve uma apresentação (e demonstração) de instalação do computador interativo, conhecido popularmente por Lousa Digital e, também, o uso racional da internet nas escolas.

Zelda Caldas fazendo a apresentação da Lousa digital ao lado do técnico do NTE
Na parte da tarde, após o almoço, os formadores desenvolveram atividades voltadas para o SIPI (Sistema de Informação do Proinfo Integrado), SIGETEC (Sistema de Gestão Tecnológica – FNDE), SGB (Sistema de Gestão de Bolsas) e E-proinfo (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem).


No dia 26/05, na parte da manhã, os formadores receberam orientadores sobre a reestruturação dos cursos do Proinfo Integrado, suas perspectivas e novos encaminhamentos.



Na parte da tarde, os formadores do NTE Jerônimo Rosado (12ª DIRED) fizeram a apresentação do Linux Educacional como uma ferramenta pedagógica de produtividade para os colegas presentes. A apresentação ficou a cargo das formadoras Regina Coeli e Socorro Souza.

A formadora do NTE...
... Regina Coeli...
... em sua apresentação
Da mesma forma, em outro espaço destinado à formação, o responsável pelo suporte técnico Enilton (do NTE Jerônimo Rosado – Mossoró/RN) ministrou uma oficina para os técnicos dos outros NTEs sobre manutenção dos computadores com Linux educacional.



Fotos e texto (adaptado): Regina Celli

Nenhum comentário: