sábado, 16 de maio de 2015

15º ENCONTRO DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – SABERES DA TERRA – IFRN (PAU DOS FERROS)

Um sábado diferente dos outros sábados em que os professores se deslocam para a cidade de Pau dos Ferros, para assistir às aulas no curso de especialização em Educação do Campo – Saberes da Terra – no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – polo Pau dos Ferros. Distinto com relação ao tema: TCC. Distinto por não haver, como sempre houve, discussões acerca dos temas tratados nos conteúdos programáticos do curso. Distinto porque os professores orientadores se “isolaram” com os seus orientandos e discutiram, entre si, a elaboração, formatação e o contexto de cada grupo ao seu dispor.


Antes, porém, a normalidade dos outros sábados imperou na chegada dos professores cursistas nas dependências do instituto. Como sempre, a acolhida se deu no refeitório, para o café da amanhã. 


No entanto, a partir daí os caminhos comumente trilhados pelos grupos das direds participantes (12ª, 13ª, 14ª e 15ª) passaram do auditório tradicional para a biblioteca Paulo Freire. Lá, os professores Luciano, Abreu, Edson e Márcio, deram início aos trabalhos do dia, com as informações relevantes do curso.


Foram repassadas as datas do Seminário Estadual, que se realizará em Natal, nos dias 06, 07 e 08/agosto, com hospedagem no Hotel Praiamar. Segundo o professor Luciano, diante da experiência do primeiro Seminário, este terá algumas modificações, principalmente, na parte cultural. Com relação ao objetivo principal do Seminário, os professores cursistas terão que apresentar parte de seus TCCs para uma comissão (condição de banca), que os avaliará. Além disso, os professores formadores farão uma espécie de prestação de contas do curso.


Ainda falando sobre o Seminário Estadual, em agosto, os professores formadores informaram que serão disponibilizadas inscrições para o evento e, possivelmente, uma ajuda de custo, para os professores cursistas, em seus deslocamentos – de suas comunidades até a capital. Antes de os grupos se juntarem aos seus respectivos professores orientadores, passaram para eles uma ficha avaliativa do curso na qual cada cursista poderá apontar, nos itens descriminados, sua opinião, sugestões e os pontos positivos e negativos da especialização.



Por fim, o professor Luciano foi homenageado com um "Parabéns Pra Você", já que o mesmo está aniversariando nesta data.


Depois disso, cada grupo se reuniu com o seu orientador e a manhã – e boa parte da tarde – ficou condicionada aos repasses de cada um deles para com os seus grupos de trabalho.



Depois do almoço, e do lanche da tarde, os grupos retornaram para as suas comunidades... 

O almoço, no refeitório do IF...
... sempre a cargo dos eficientes Kaká... 
... Meire e dona Ilma: a galera encarregada da alimentação dos professores
Ficou a certeza de que o caminho está aberto para as novas turmas e que o grupo de professores – que ora integra o quadro da especialização – aprendeu muito com as experiências vivenciadas e que, através destas, novos horizontes serão mais amplamente visualizados, trazendo, com isso, mais benefícios e novas metodologias para os futuros professores dessa educação voltada para o homem do campo, sua cidadania e seu sentimento de pertença ao local onde vive.

Nenhum comentário: