segunda-feira, 13 de abril de 2015

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EJA

Aconteceu neste sábado (11/04) e, também, no domingo (12/04), na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, nos horários matutino e vespertino, a Formação Continuada para Professores das novas turmas de EJA nas etapas – Ensinos Fundamental e Médio – resolução 048/2012.

Os objetivos para a formação dos professores é o de propiciar reflexões e diálogos que favoreçam ambientes de aprendizagem interativa entre o contexto dos conteúdos curriculares e a singularidade do público da EJA e discutir questões em torno da prática pedagógica da EJA que se efetiva em espaços não escolares com vistas ao planejamento didático tendo como referência as DOEBs.


O público-alvo foi dividido em duas salas, para a realização dos trabalhos individuais e em grupos, tendo como formadoras as técnicas pedagógicas Cleide Covacevich e Maria do Carmo Freire, coordenadas pelas técnicas Liz Araújo, Nadja Vasconcelos, Ionaldo Tomaz da Silva e Emerlene Queiroz, todas da SUEJA, e da técnica Edileusa Campos, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos na 12ª DIREC.


O evento foi aberto, oficialmente, pela secretária adjunta da Educação e da Cultura, professora Socorro Batista, com a presença da técnica pedagógica da 12ª DIREC, Judivânia Fernandes – representando, no ato, a diretora Rina Márcia.


A secretária Adjunta de Educação falou sobre os desafios dos professores que trabalham com uma educação voltada para o sistema prisional, e de jovens e adultos, que estão fora do ensino regular, colocando-se à disposição do grupo para dinamizar os processos que tornam essa diversidade educacional uma sintonia dentro da educação básica do estado.



No sábado, o roteiro de trabalho, entre os grupos, ficou definido desta forma:

1º Momento, parte da manhã, das 7h30min às 9h30min, houve o credenciamento e café da amanhã e, em seguida, a abertura e o acolhimento. Das 9h30min às 11h30min, passou-se para o Ciclo de Diálogos: refletindo sobre o fazer pedagógico.



Os Grupos de trabalho foram divididos em subgrupos, que discutiram e apresentaram, por escrito, no grande grupo, uma síntese das questões mobilizadoras. Em seguida, foi entregue ao formador. Na apresentação, cada grupo expôs apenas uma das questões, das perguntas abaixo relacionadas:

a)   Qual a avaliação da formação e do acompanhamento que se deu nesse processo e a consonância com a atual prática educativa dessa experiência?

b)      Como caracterizar os avanços e desafios do trabalho realizado didaticamente em sala de aula?

c)      Quais as perspectivas para esse novo momento de formação?

d)     Faça uma avaliação do atual desempenho da aprendizagem desses (as) alunos (as) nessa experiência.
 
2º momento, das 11h30min às 12h30min, foram repassadas as orientações para a Construção da Memória da Formação e do Curso, com uma leitura circular, por meio da exposição dialogada sobre o “Direito à Educação” – Marco Legal da EJA – LDB 9394/96 e, também, sobre a Resolução 048/2012, que estabelece as orientações, os critérios e procedimentos debatidos, com destaque, através dos pontos centrais dos textos.

Na parte da tarde, após o almoço, das 13h30min às 17h, as atividades foram reiniciadas por meio de uma atividade mobilizadora e, logo após, com a formação de 4 grupos para estudo dirigido do texto “Educação de Jovens e Adultos: um campo de direito e responsabilidade pública", de Miguel González Arroio.

Os grupos ficaram assim definidos:

Grupo 1: Introdução/quem são esses jovens e adultos
Grupo 2: Educação de Jovens e Adultos e políticas públicas/sujeitos coletivos de direitos
Grupo 3: O que aprender da história de jovens e adultos
Grupo 4: A Educação de Jovens e Adultos interroga o sistema escolar

Em seguida, houve a socialização dos GTs, com a exposição de um painel e a introdução de estudo das DOEBs, a partir do conhecimento de sua estrutura, onde cada grupo foi listando as partes do documento, a sua proposta metodológica, a organização curricular e os procedimentos avaliativos.

No domingo, os trabalhos foram iniciados com uma atividade mobilizadora, orientação para o planejamento com base nos estudos pontuados das DOEBs, em slides, e o instrumento para construção dos elementos para o planejamento – programa da disciplina e plano diário.

Em seguida, houve a distribuição dos grupos, considerando as especificidades curriculares e de atendimento para a construção dos planos e a práxis na EJA e o pensamento freireano e, por último, houve uma avaliação do encontro.

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