segunda-feira, 6 de abril de 2015

DIA MUNDIAL DO AUTISMO NO CEESLAUVA

 

A Escola Estadual Maria Lauretânia, juntamente com o Centro de Educação Especial, atende a várias crianças e jovens com autismo. Diante do contexto, a escola e o centro se reuniram com as mães e, conjuntamente, resolveram criar uma associação, denominada ELO, em prol de estudos e cuidados das pessoas pertencentes ao espectro autístico do polo Costa Branca. 

Essa Associação de Pais e Amigos tem como presidente a psicóloga Sílvia Vitoriano e, como vice, Renata Viana. 

Como primeira mobilização, a Associação comemorou o Dia Mundial do Autismo (02/04), fazendo uma movimentação no centro da cidade, distribuindo folhetos e conscientizando a população sobre o autismo. O evento foi acompanhado por uma boa parte das mães e da população da cidade.



Na ocasião, foi lida a carta de uma mãe da associação:
“Sou mãe de um lindo menino autista. Dona de um amor incondicional, com a missão de lutar pela recuperação dele e sem medir esforços. Sei que não será um caminho fácil de trilhar, mas sou movida pela esperança e pela fé. Agradeço a Deus, todos os dias, por me dar a chance de ser uma mãe especial! E quando alcançar meu objetivo, quero olhar para trás e poder dizer às pessoas que nada foi em vão, que o amor existe, que valeu a pena cada minuto de luta, cada tentativa de terapias, cada vitória; enfim, que a vida é bela, sim, e que eu sempre dei o melhor de mim... E que valeu a pena porque ele é meu filho, meu mundo e nossa responsabilidade!
Filho, que Deus te abençoe sempre! 
Te amo!   
Renata Viana
NOTA DA 12ª DIREC:
Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de AbrilA data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Origem do Dia Mundial do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Dia do Autismo no Brasil
No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença. Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

O que é o Autismo?
O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA. Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Fonte:

Nenhum comentário: