quarta-feira, 8 de abril de 2015

12ª DIREC REÚNE GESTORES PARA APRESENTAR SUA NOVA DIRETORA


Reuniram-se, hoje, dia 08/04, no auditório da 12ª DIREC, os gestores das escolas de Mossoró e da Circunscrição, para a apresentação da nova diretora da entidade, a socióloga Rina Márcia Benigno e Silva Ciarlini.



Antes, porém, a professora Rosilene Miguel – coordenadora do departamento de Educação Física – convidou os presentes para começar o dia realizando uma atividade física, para exercitar, ainda mais, corpo e mente.



A técnica Auxiliadora Teixeira falou, logo após, sobre o livro didático, mostrando a necessidade de haver um intercâmbio entre as escolas, para a permuta do material, em que o remanejamento sirva para suprir a falta que possa haver entre elas. Em seguida, a técnica pedagógica Judivânia Fernandes apresentou a nova diretora, que fez uso da palavra, colocando-se à disposição de todos os gestores, da mesma forma que pediu o apoio para ratificar a parceria que sempre existiu entre o órgão gestor e as escolas.


A diretora falou sobre o início de sua gestão, os desafios a serem enfrentados e a sua disposição de realizar, da melhor maneira possível, as ações e metas traçadas para a sua administração.


Na pauta da nova gestora, alguns assuntos foram abordados, dentre eles:


Cursinho da DirecVest
Convênio (município/estado)
Transportes escolares: segundo a gestora, o estado está criando um departamento de transportes para solucionar o problema, que gera a falta, na sala de aula, do aluno das comunidades onde esse tipo de serviço é disponibilizado. A orientação inicial da diretora é de que esse aluno não pode ser penalizado (em faltas e conteúdos) e que está estudando, junto com a sua equipe pedagógica, várias alternativas para a solução do problema, dentre elas, a reposição desses conteúdos, através de aulões, em salas especiais e em horários de contraturno e/ou finais de semana. A gestora lembrou que as comunidades de Jucuri e Baraúnas são as mais prejudicadas, pois não existe a parceria com as escolas municipais, haja vista não existir demanda neste sentido. Entretanto, frisou que “o problema gerado na comunidade da Maisa já foi solucionado, de forma emergencial, e que as aulas já foram retomadas há cerca de três semanas”.


A diretora Rina Márcia falou que vai estar com o Secretário de Estado da Educação e da Cultura, professor Francisco das Chagas Fernandes, oportunidade em que irá tratar de uma pauta que inclui, além dos problemas dos transportes, os seguintes itens:

        Atendimento ao aluno especial: com horas suplementares para o auxiliar
        Convocação dos professores concursados
        Gratificação dos novos gestores


Por fim, os gestores das escolas colocaram suas preocupações com relação à falta de professores (que gera a perda do aluno que se transfere para outra escola), solicitaram, da diretora da 12ª DIREC, urgência nos assuntos elencados e reiteraram a parceria existente entre o órgão e as escolas.  


A coordenadora do departamento de Educação Física usou da palavra para explicar aos gestores, e reiterando a reunião realizada para os professores de educação física, no dia anterior, sobre os Jerns, seu regulamento, a questão de estadia (hospedagem, traslados e ajuda de custo).
A reunião deu prosseguimento através do diretor da DRAE – Departamento Regional de Alimentação Escolar – Antônio Valentino da Silva e das técnicas Neuma Medeiros e Regina Coeli.


Na pauta, a aquisição de gêneros a partir da 2ª parcela, prevalecendo a seguinte ordem:

                        70%: supermercados
                        30%: agricultura familiar
                        AEE: 0,50 centavos
                        Ensino regular: 0,30 centavos
                        Mais Educação: 0,60 centavos
                        Calendário
                      

Nenhum comentário: