quinta-feira, 23 de abril de 2015

12ª DIREC REALIZA ENCONTRO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Realizou-se, hoje, dia 23/04, no auditório da 12ª DIREC, no período matutino, o encontro sobre Educação Ambiental, promovido pela coordenação do Meio Ambiente da entidade, Maria de Fátima Azevedo e Elma Cunha de Paiva, com o objetivo de incentivar práticas de educação ambiental nas escolas, com ênfase nos princípios fundamentais da Carta da Terra.

Técnica Fátima Azevedo abrindo os trabalhos
Dentre os princípios fundamentais, a professora Elma Cunha falou sobre:

Professora Elma Cunha (em pé)
            Respeitar e cuidar da comunidade de vida
            Integridade ecológica
            Justiça social e econômica
            Democracia, não violência e paz


A diretora da 12ª DIREC, Rina Márcia Benigno e Silva Ciarlini, esteve presente ao encontro, elogiou a iniciativa de sua equipe e conclamou os presentes a ousarem em suas ações voltadas para uma educação ambiental, contribuindo para o uso sustentável do local e se tornando empreendedores de sua comunidade.


Durante o encontro, as coordenadoras procuraram, através de uma dinâmica, falar sobre os bens coletivos e como eles são gerenciados por todos nós.

Em seguida, houve uma discussão sobre o assunto “meio ambiente: uma questão de educação”.

Logo após, foram apresentados (e socializados) dois vídeos falando sobre:

Sustentabilidade e a Carta da Terra


Educação Ambiental: uma viagem pela história


No fim, foram feitas as propostas, dados os encaminhamentos necessários, sorteados livros e a coordenação declarou encerrada a reunião.

Rina com a professora Dorinha
Rina com a professora Luzia Rosado
NOTA DA 12ª DIREC:

Estiveram presentes ao encontro duas técnicas do NTE (Núcleo DE Tecnologia Educacional Jerônimo Rosado), Regina Celli e Regina Coelli, que vieram divulgar os cursos que estão sendo disponibilizados através do Proinfo Integrado (Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional), na modalidade semipresencial, abaixo relacionados:




1. Introdução à Educação Digital (60h) - Este curso tem o objetivo de contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, preparando-os para utilizarem os recursos e serviços dos computadores com sistema operacional Linux Educacional, dos softwares livres e da Internet. Outro objetivo do ProInfo Integrado trazer uma reflexão sobre o impacto das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida e, principalmente, no ensino.

2. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (60h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- Identificar as contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos em salas de aula;
- Compreender a história e o valor do trabalho com projetos e aprender formas de integrar as tecnologias no seu desenvolvimento;
- Analisar o currículo na perspectiva da integração com as TIC;

3. Elaboração de Projetos (40h): Visa capacitar professores e gestores escolares para que eles possam:

- Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC);
- Utilizar os Mapas Conceituais ao trabalho com projetos e tecnologias, como uma estratégia para facilitar a aprendizagem.

4. Redes de Aprendizagem (40h): O curso tem o objetivo de preparar os professores para compreenderem o papel da escola frente à cultura digital, dando-lhes condições de utilizarem as novas mídias sociais no ensino.

Projeto UCA (Um Computador por Aluno): Ministrado pelas Instituições de Ensino Superior e Secretarias de Educação, procura preparar os participantes para o uso dos programas do laptop educacional e propor atividades que proporcionem um melhor entendimento de suas potencialidades.

Quem pode participar?

Professores e gestores das escolas públicas contempladas ou não com laboratórios de informática pelo ProInfo, técnicos e outros agentes educacionais dos sistemas de ensino responsáveis pelas escolas. 

Como participar?

Professores interessados podem procurar a secretaria de educação do seu estado ou município.

As inscrições através do:



                   

Um comentário:

Regina Celli disse...

Obrigada por divulgar nosso trabalho. As inscrições podem ser feitas direto na página do NTE www.ntejeronimorosado.blogspot.com.