sexta-feira, 27 de março de 2015

PROGRAMA RN ALFABETIZADO REALIZA SUA FORMAÇÃO

Dando continuidade às Oficinas Formativas, o RN Alfabetizado realizou, hoje, dia 27/03, no auditório da 12ª DIREC, a sua formação continuada de números VI e VII, com o tema gerador: A água nossa de cada dia.


Os objetivos das oficinas formativas são: realizar, a partir do tema gerador, a construção de problematização do cotidiano da cada alfabetizando, como também, avaliar a formação continuada da 11ª etapa do programa.


A diretora da 12ª DIREC, Rina Márcia, esteve presente para dar as boas-vindas aos participantes e desejar um dia profícuo de atividades pedagógicas.

A diretora Rina Márcia ao lado da coordenadora setorial do RN Alfabetizado Lindalva Batista
Segundo a coordenadora setorial do programa, Lindalva Batista, a formação inicial e continuada dos alfabetizadores e coordenadores de turmas do programa RN Alfabetizado, realizada pela professora formadora Regina Cruz, consiste, nessa 11ª etapa, em continuar adotando, como estratégia metodológica, o círculo de diálogos e as oficinas formativas.

Professora formadora Regina Cruz
NOTA DA 12ª DIREC:

O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal. 

Objetivo: Promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

Ações: Apoiar técnica e financeiramente os projetos de alfabetização de jovens, adultos e idosos apresentados pelos estados, municípios e Distrito Federal.

Nenhum comentário: