segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

44º CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS


O ano letivo começa com um estímulo à leitura e à produção textual dos estudantes da Educação Básica. Está aberto o período de inscrições para a 44ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas 2015 – Fase Estadual. Com o tema ‘Escreva uma carta para descrever o mundo onde gostaria de crescer’, o concurso é voltado a alunos das redes públicas e privadas com até 15 anos de idade até o dia 30 de abril. As orientações sobre o concurso podem ser obtidas no:



O concurso é realizado em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las. Na fase estadual, são premiadas as três melhores redações de cada Estado (alunos e escolas), e na fase nacional, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. A quarta etapa - fase internacional - fica a cargo da União Postal Universal (UPU).

Redações
Os interessados em participar deverão produzir cartas argumentativas (do gênero textual carta e do tipo textual argumentativa); apresentadas em forma de carta internacional (ou seja, começar por forma de tratamento pessoal como Caro/Cara, Prezado/Prezada, Querido/Querida, incluir o endereço do destinatário e do remetente e terminar com uma saudação e assinatura); de acordo com o modelo da folha pautada disponível no:



Serão aceitas redações inscritas pelas escolas. Para isso, a instituição precisa estar de acordo com o que está previsto no regulamento e preencher a ficha de inscrição. O diretor da escola e o aluno autor da redação devem assinar a ficha de inscrição. Depois enviar para os Correios – a redação junto com a ficha de inscrição para o endereço do estado que está disponível no: 


As escolas escolhem até duas redações para participarem da etapa estadual. A primeira colocada da fase estadual concorre na fase nacional. A primeira colocada nesta fase irá representar o Brasil na fase internacional que ocorrerá na Suíça. 
Premiação – Aluno
Fase Estadual
1º colocado: 1 tablet e certificado
2º colocado: 1 smartphone e certificado
3º colocados: 1 câmera digital e certificado
Fase Nacional
Vencedor nacional - uma televisão, um troféu e um certificado.
Fase Internacional
O vencedor da fase internacional (categoria ouro) será ganhará uma viagem à Berna para receber o prêmio na Secretaria Internacional. Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente, cunhadas pela Secretaria Internacional e terão o nome publicado na revista da UPU.
Premiação – Escolas
Fase Estadual
1º colocado: 1 computador e certificado
2º e 3º colocados: 1 impressora multifuncional e certificado.
Fase Nacional
O vencedor nacional receberá uma televisão, um troféu, um certificado e uma oficina da modalidade esportiva patrocinada pelos Correios. A oficina será realizada na cidade da escola vencedora ou em local previamente acordado entre escola e Correios.
Concurso de cartas
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.



Nenhum comentário: