domingo, 22 de fevereiro de 2015

13º ENCONTRO DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO “SABERES DA TERRA” PAU DOS FERROS/RN 21/02/2015

A paisagem entre Mossoró e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, já se apresenta verdejante, devido às chuvas dos últimos dias. Onde antes o cenário só expunha a terra castigada pela seca, hoje já se começa a ver a rama crescendo viçosa, e os barreiros, nas pequenas propriedades, recebendo, ainda minimamente, o líquido que alimenta e dá vida.  Nos céus, as nuvens carregadas dão um tom de esperança e gratidão ao homem que se levanta para a labuta, que tira o seu chapéu e agradece ao Divino pelas graças alcançadas em seus pedidos diários.


No IF/Pau dos Ferros, a primeira recepção se dá, para aqueles que, como os professores da Serra do Mel, deslocam-se para a Tromba do Elefante, no refeitório da entidade. É lá que a coordenação e os professores formadores dão as boas-vindas àqueles que buscam conhecimento e lutam para que o campo se liberte das amarras da dependência e se constitua, nas suas comunidades, num exemplo de consistência, fé e dedicação à agricultura familiar.


Em seguida, divididos em salas, os professores são orientados sobre a pauta do dia e se abrem as discussões preliminares sobre as atividades propostas.
  • Passo a passo do TCC e do memorial
  • Escolha dos orientadores
  • Cadastro, no IF, com os Assistentes Sociais
  • Apresentação dos grupos: manifestações culturais

SALA FELIPE MORAIS E EDSON FILHO

Cada grupo apresentou o que de melhor se oferece, como manifestação cultural, em suas localidades e que representa a essência da cultura passada de pai para filho e que, com isso, preserva-se a identidade cultural de cada comunidade. 


Entretanto, como tudo é passível do tempo, algumas localidades não conseguiram preservar suas raízes e hoje já não conseguem exibir, nas datas do calendário (religioso e social), as suas manifestações, por motivos diversos, dentre eles:
  • Falta de incentivo por parte das autoridades
  • Desinteresse dos mais velhos de repassarem a cultura
  • O pouco interesse dos mais novos de assumirem essas tradições

Abaixo, fotos, slides e vídeos de algumas apresentações:

Portalegre I: Dança de São Gonçalo nas comunidades do Pêga, Arrojado e Engenho Novo




Portalegre II: Dança do Pau (Maneiro Pau)


Amostra:



Riacho de Santana:


Serra do Mel: aluno cordelista José de Anchieta (Vila Paraíba)



Versos apresentados:


Luiz Gomes: poeta repentista Sebastião Bento


Amostra:



ALMOÇO


À tarde, no auditório da instituição, coordenação e professores formadores reuniram os professores cursistas para, novamente, esclarecer alguns pontos sobre o Memorial (técnicos) e TCC (professores), sendo mostrados, em slides, os caminhos a serem percorridos.



À volta, como sempre, é revigorada pelo dia profícuo de estudos e conhecimentos. Os professores cursistas retornam para as suas localidades mais conscientes e certos de que ainda há esperança para o pequeno agricultor, para aqueles que lutam para preservar suas comunidades do avanço desenfreado dos agros da vida, que não se importam com a história e, muito menos, com o bem-estar daqueles que são (ainda) os maiores produtores de alimentos deste país.

"TÔRIM": O saberiano mais presente das aulas...

"Tôrim" com o seu pai...

Nenhum comentário: