sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CARNAVAL “MAMÃE EU QUERO” DA EE PADRE ALFREDO

Embora estejamos acostumados ao luxo dos carnavais televisivos, especialmente, dos que são promovidos no eixo Bahia (Barra-Ondina), Rio (Sambódromo da Marquês de Sapucaí) e São Paulo (Sambódromo do Anhembi), carnaval também se faz com simplicidade, pouco luxo e em lugares modestos. Aliás, externar alegria e felicidade não custa caro, mas custa, é verdade, a vontade de fazer. E quem quer faz e não espera acontecer, como já dizia um trecho da letra de uma música de Geraldo Vandré. E foi assim, com simplicidade, vontade de fazer e uma dose dupla de alegria, que a direção, os professores e funcionários da Escola Estadual Padre Alfredo encararam o desafio de fazer o seu carnaval e proporcionar, aos seus alunos, um pouco de folia e animação carnavalesca.

Aprontando o surdo e o atabaque
Pose de folionas...
Agora é só cair na folia...
... e aproveitar o carnaval "Mamãe eu quero!"
Antes, porém, um suco para hidratar, servido pelas competentes merendeiras
Assim, munidos dos ingredientes principais e alegóricos do período carnavalesco, docentes e discentes se juntaram e produziram com carinho e criatividade as fantasias para cair no frevo, no reggae, no axé, no samba e nas marchinhas dos carnavais passados. Para acompanhar tudo isso, a batuta do maestro Batista e a Banda Fanfarra do programa Mais Educação da própria escola, sob a coordenação da técnica Socorro Bezerra (auxiliada pelo professor de Educação Física Lírio) da 12ª DIRED.

Coordenadora Socorro Bezerra...
... do programa Mais Educação...
... sendo recebida pelo maestro Batista e o aluno Marcos Vinicius
Eles, os jovens, foram chegando agrupados, sozinhos, calados, fazendo algazarra, porém, todos eles, com seus estilos próprios e de acordo com a faixa etária de suas vidas.

"Bicicletário"
e eles foram chegando...
... trazendo o espírito momesco...
... e carregados de alegria...
... e doses carnavalescas
Enquanto esperavam para se vestirem e se produzirem, pondo fantasias, máscaras e adereços, conversavam, tentavam impressionar as garotas mais próximas com performances e sinais típicos da idade e, também, da comunidade que frequentam.

Os grupos se juntando
A Banda Fanfarra se preparando
Alguns foliões esperando o início
Escolhendo o material de percussão
Afinando os instrumentos
O maestro Batista dando o tom
A turma fantasiada chegando
A espera do primeiro toque do clarim
Do menor ao maior – docentes e discentes –, quando a Banda, sob a batuta do maestro Batista, começou a tocar, caíram na folia. Em trajes de colombinas, pierrôs, mas também com máscaras de filmes de sucesso, dançaram, pularam, soltaram serpentinas, confetes, deram banhos de espuma e aproveitaram o tempo e o espaço proporcionado pela direção de onde estudam e trabalham.

Professoras e alunas no mesmo compasso 
Quando a alegria é contagiante...
... ninguém fica parado...
... e cai na folia!
A professora Josenira, uma das mais animadas, disse que estava feliz por ter participado de um momento como aquele, pois isso trazia uma interação positiva e aumentava o vínculo entre eles. 


Gestos assim, onde datas importantes são comemoradas ajudam – e muito – a estreitar vínculos. O aluno passa a se preocupar mais com a sua escola, pois sabe que o espaço onde se estuda serve também para o seu lazer, a sua comemoração. Além disso, não é só ‘pular carnaval’, tem a parte pedagógica do evento, onde foi elaborado um projeto e, em cima desse projeto, montado esse dia de carnaval”, disse a animada pedagoga.


O aluno Marcos Vinicius, hoje aluno do Ensino Médio, ainda mantém vínculo com a escola e fez questão de vir e participar do evento, pois, segundo ele, 

coisa assim, tipo tocar na Banda Fanfarra, ajuda a você desenvolver um espírito mais coletivo, mais amigo. E o que é melhor, ajuda nos estudos e evita de você procurar coisas fora da escola que não são boas e nem ajudam na formação de um cidadão”, falou enquanto pegava um instrumento de couro, tipo surdo, para tocar. 


A coordenadora do Mais Educação, Socorro Bezerra – da 12ª DIRED –, estava muito feliz com a  realização do projeto de carnaval “Mamãe eu quero”, da Escola Estadual Padre Alfredo.

Dá prazer ver os esforços da direção em tentar promover eventos que venham beneficiar os seus discentes. A atual gestora não mede esforços para isso. Ela, depois que assumiu, já fez dois espaços para eventos como este e já cercou a escola inteira com grades – tirando dinheiro do próprio bolso – para que os amigos do alheio não levem o que é comprado com tanto esforço e sacrifício”, revelou a coordenadora. 


No meio da folia, entre os jovens estudantes, a diretora ainda distribuía óculos carnavalescos, sacos de confetes e serpentinas. Nas grades do espaço onde o evento estava sendo realizado, fitas douradas embelezavam as grades cruas de ferro – infelizmente, a única forma, ali, de dar segurança e de separar o joio do trigo – e davam um toque mais alegre, colorido e festivo ao espaço entre o mundo do saber e o mundo dos que não pensam e julgam saber.

O carnaval “Mamãe eu quero” é uma interação entre os alunos do programa Mais Educação e da Escola Aberta, feito através de um projeto com o objetivo de mostrar, aos alunos do 1º ao 5º anos, que o carnaval é uma festa popular, alegre e de muita paz. Para isso, resgatamos marchinhas antigas e outras músicas carnavalescas, mas não deixamos de lado os ritmos do momento e que são do conhecimento de todos eles”, disse a emocionada gestora.


 Abaixo, os links para assistir aos vídeos do carnaval da Escola Estadual Padre Alfredo:












OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ABRE INSCRIÇÕES


Estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Podem participar da competição professores e estudantes de escolas públicas de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O prazo segue até o dia 30 de abril. 

Valorizando a interação das crianças jovens com seu meio, a quarta edição da Olimpíada adota o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade. A proposta é estimular, também, o exercício da cidadania. 

Nesta edição (2014), todo o processo de inscrição e adesão, digitalização dos textos selecionados na etapa escolar e avaliação nas demais etapas será realizado pela internet. O regulamento completo está disponível em: 


Entre as categorias concorrentes estão: 

• Poemas (para alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental), 
• Memórias Literárias (para alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental), 
• Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e, 
• Artigos de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio). 

Além de um concurso que promove o desenvolvimento da competência escrita, a Olimpíada se propõe a contribuir para a melhoria das práticas didáticas escolas. Assim, se propõe a colaborar com formação dos educadores, principalmente por meio da distribuição dos materiais com orientações pedagógicas. 

Reconhecimento 

No dia 24 último, na cidade de São Paulo/SP, ocorreu o evento de lançamento oficial da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - Edição 2014. Dentre todos os professores participantes do país, apenas três foram convidados a participarem do evento, que abre a olimpíada, para contarem a experiências exitosas com o certame. 

Dos três professores, um foi o potiguar Ladmires Carvalho, professor da Escola Estadual José Fernandes Machado, que na última edição da competição foi o responsável por orientar a aluna Taíana Cardoso (18), vencedora nacional na categoria Artigo de Opinião com o texto: "Natal: noiva do sol, amante da prostituição". 

Taiana usou argumentos fortes, refutou muito bem. Colocou muitos argumentos de autoridade e conseguiu defender com consistência o seu ponto de vista. Foi fruto de um trabalho de quase um ano. Desde o início do período do ano letivo estamos envolvidos em oficinas e desenvolvendo as habilidades dos alunos”, enfatizou Ladmires Carvalho, ao explicar o processo que a aluna utilizou na escrita do artigo vencedor. 

Fonte: Assecom Educação 

NOTA DA 12ª DIRED

Histórico 

Em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa se tornou política pública de educação, sob a coordenação do MEC, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A olimpíada teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social, entre 2002 e 2006, em edições bienais, que contaram, naquele período, com a participação de mais de 3,5 milhões de estudantes em todo o país. 

Na segunda edição, em 2010, a olimpíada teve a participação de mais de 7 milhões de alunos da educação básica, 60,1 mil escolas públicas e 239,4 mil professores; em 2012, na terceira edição, foram 5 milhões de alunos, 40 mil escolas públicas e 90 mil professores. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC




quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PROFESSORES APRONTAM SEMINÁRIO COMO 2ª ATIVIDADE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - SERRA DO MEL/RN


Os professores participantes do programa Saberes da Terra – ProJovem Campo – do município da Serra do Mel/RN, reuniram-se, hoje, dia 27/02/14, no auditório da 12ª DIRED, no turno vespertino, para a 2ª atividade da Especialização em Educação do Campo, promovida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN –, na cidade de Pau dos Ferros/RN.

Técnico agrícola Aílton Targino e o professor Raimundo Antonio
Os professores receberam um roteiro de pesquisa, baseado em um quadro de experiências vivenciadas com a agricultura familiar na comunidade, com base em três pontos principais, organizados a partir de: 

• A terra: que engloba tempo, espaço, produção, demandas e expectativas 
• O trabalhador/trabalhadora: quem são, como trabalham, expectativas pessoais 
• A tecnologia: equipamentos utilizados (ontem e hoje), qualidade dos equipamentos, incentivos públicos e/ou privados, resultados, expectativas

Idem
Estiveram presentes, para a confecção de slides, arquivos de vídeos do Tempo Comunidade e matérias já publicadas no blog da 12ª DIRED, os professores Raimundo Antonio e Teresa Cristina e o técnico agrícola Aílton Targino.

Técnico Aílton Targino e os professores Teresa Cristina e Raimundo Antonio 
NOTA DA 12ª DIRED

A técnica Helena Maia – coordenadora dos Saberes da Terra, da Serra do Mel/RN – esteve presente, logo após o término da reunião, para repassar informações sobre o programa, mas diante da ausência de quatro professores, remarcou para o dia 14/03, a próxima reunião, desta vez, com um planejamento acoplado.

Os professores e técnico com a coordenadora dos Saberes da Terra Helena Maia

NOTAS DA 12ª DIRED: DIVULGAÇÃO


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA 
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR 
SUBCOORDENADORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 

ORIENTAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DOS ANOS INICIAIS-2014

 ENSINO FUNDAMENTAL 

A Subcoordenadoria de Ensino Fundamental - SUEF, de acordo com a Portaria n° 187/2012 de 28 de dezembro de 2012, e atendendo a solicitações das DIRED e de escolas, orienta que: 

a) O professor com horas suplementares permanece em sala de aula no horário de 7h às 11h e 30min (respeitando as 4h e 30min de permanência do aluno na escola); 

b) O professor que não aceitar horas suplementares, a carga horária deverá ser distribuída nos cinco dias úteis da semana, de forma que o aluno tenha a presença do professor todos os dias em sala de aula (4h x 5 dias = 20h); 

Obs.: Em hipótese alguma a carga horária do aluno de 4h e 30min diárias deverá ser prejudicada. O foco do trabalho didático está no planejamento, portanto, o grande desafio é permitir que esses momentos possibilitem trocas de experiências, conhecimentos e atividades entre outros, no intuito de que as ações previstas para o ano letivo sejam desenvolvidas com qualidade e tenha sucesso garantido. 

Possibilidades para a realização do planejamento: 

1 - Para os professores que aceitarem as horas suplementares, o planejamento deverá ser em horário contrário do expediente (contraturno) ou aos sábados; 

2 - Os professores que não aceitarem as horas suplementares, enquanto estiverem em planejamento, seus alunos ficarão em atividades com os responsáveis das salas: de leitura, de vídeo e laboratório de informática (caso a escola disponha). 

3 - Compete à equipe gestora da escola a organização dos professores por série ou disciplina para a realização do planejamento (seja ou não de horas suplementares), discutindo o melhor horário; 

4 - O coordenador pedagógico ou supervisor escolar deve elaborar um cronograma de planejamento que possa atender todos os professores; 

5 - Os professores que não aceitarem as horas suplementares nos anos iniciais, a escola tem a possibilidade de implantar professores nas áreas dos componentes curriculares de Educação Física, Arte e Ensino Religioso (nas turmas de 1° ao 5° ano), e de acordo com as necessidades, os docentes de História e Geografia poderão atuar nas turmas de 4° e 5° ano. 

Arandi Robson Martins Câmara 
Subcoordenador do Ensino Fundamental 
Natal, fevereiro de 2014. 



PROJETO MAIS EDUCAÇÃO Iº SÁTIRO FOLIA 


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA – SEEC 
12ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS – DIRED
 ESCOLA ESTADUAL PADRE SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS 
 Avenida Erondina Cavalcanti Dantas, S/N – Dom Jaime Câmara - Mossoró-RN 


28/02/2014 
07h30min
Mossoró-RN 

APRESENTAÇÃO 

O Carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Porém, o carnaval não é uma invenção brasileira nem tampouco realizada apenas neste país. A História do Carnaval remonta à Antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma. Desta forma, o objetivo do Projeto Carnaval, do Programa Mais Educação, na Escola Padre Sátiro, é desenvolver junto às crianças, aos jovens, adultos e docentes o desfile e o baile de carnaval, promovendo educação e inclusão social através da arte e da cultura. O carnaval é um veículo de comunicação e de difusão cultural que propicia a reflexão sobre assuntos atuais e históricos. 

PROGRAMAÇAO 

• Desfile de Carnaval;
Na Avenida Erondina C. Dantas - 07h30min

• Baile com o Grupo Carnavalesco Mais Educação; 
  Escolha da Fantasia Apresentação do Urso

• Apresentação do grupo de Dança;
Matutino Vespertino 

ESCOLA ESTADUAL PADRE SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS 

Francisco Antônio da Silva – Diretor 
Nivaldo do Amaral – Vice Diretor 

PROJETO MAIS EDUCAÇÃO 

Profª. Esp. Clécia Carvalho – Coordenadora 

Iº SÁTIRO FOLIA 

- Organização - 

Profª. Esp. Clécia Carvalho 
Profª. Conceição Carvalho 
Prof. Esp. Genival da Paz 

MONITORES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 

Genival da Paz, 
Edilzo da Paz, 
Mônica Barbosa, 
Euclides, 
José Wilson, 
Carlos Augustos, 
Maria da Conceição, 
 Saulo
 Jéfesson Fernando 



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

GESTORES DAS ESCOLAS DO ESTADO E DO MUNICÍPIO, DA SERRA DO MEL/RN, SE REÚNEM PARA DISCUTIR O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


Reuniram-se, ontem, dia 25/02, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, na Serra do Mel/RN, os gestores das escolas públicas do município, os supervisores escolares (estadual e municipal), os monitores do programa Mais Educação (da EEPJA) e as técnicas Socorro Bezerra (coordenadora do programa Mais Educação) e Anunciata Bezerra (coordenadora do PDDE), ambas da 12ª DIRED, tendo como anfitriões, os gestores da EEPJA – Raimundo Araújo e Ana Paula.

Técnica Socorro Bezerra (em pé) - coordenadora do Mais Educação (Foto EEPJA)
O encontro foi organizado para discutirem a implantação do programa Mais Educação na rede municipal de ensino, tendo como parâmetro a Escola Estadual Padre José de Anchieta, que desde o segundo semestre do ano de 2013 faz parte do programa. Durante o encontro foram discutidos os planos de ações nos quais estão inseridos materiais e equipamentos que devem ser adquiridos com os recursos do Programa para iniciar seu o funcionamento. Na ocasião, foram apresentados alguns documentos como: 

  • Termo de adesão e compromisso, 
  • Recibo de ressarcimento mensal de despesas com transporte e alimentação, 
  • Relatório mensal de atividades realizadas por monitores – voltadas à educação integral  
  • Modelo de edital para escolha dos monitores. 


Na reunião surgiram algumas dúvidas, imediatamente esclarecidas pelas técnicas Socorro Bezerra e Anunciata Bezerra, que aproveitaram o momento para informaram também sobre os novos programas do Governo Federal que virão se juntar aos já existentes, dentre eles Escola Aberta e Escola Sem Fronteiras.


Na mesma oportunidade, as técnicas Socorro Bezerra e Anunciata Bezerra construíram um Plano de Ação, juntamente com os presentes, que servirá de modelo para a construção do Plano de Ação de cada escola.

A secretária municipal de educação do município da Serra do Mel, Meire Victor, agradeceu às técnicas da 12ª DIRED, pela participação e colaboração a respeito do programa. As técnicas colocaram-se à disposição para qualquer esclarecimento dentro das suas áreas de atuações.

Professora Meire Victor e sua assessora Josenilda da Conceição (foto EEPJA) 




Fonte: texto adaptado da EEPJA


NOTA DA 12ª DIRED: REUNIÃO COM GESTORES


A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED - reuniu, hoje, dia 26/02/14, no auditório da Entidade, no turno matutino, os gestores das Escolas Públicas do Estado pertencentes à Mossoró e Circunscrição.

Da esquerda para a direita: Rosilene (Francisca Martins), Vânia (Abolição IV) e Joana (Santa Delmira)
Renilza (Diran Ramos do Amaral) e Júlia Marta (Alfa Ville) - gestoras sorridentes
Judivânia Fernandes (vice-diretora), Elma Paiva (coordenadora pedagógica) e Edcleide Alves (ensino médio) - da esquerda para a direita
A reunião, que contou com a participação de 55 (cinquenta e cinco) gestores, começou com a professora fazendo um pequeno resumo sobre o andamento da greve promovida pelo Sindicato, dizendo que, na 12ª DIRED, das 76 Escolas, 48 funcionam normalmente, 16 parcialmente e 12 estão paralisadas.

Graça Pinheiros (30 de Setembro), Aida de Freitas (José Nogueira), Socorro Santos (Centenário), Socorro Fernandes (Gilberto Rola), Cidete Dantas (Estevam Dantas) e Suzete Fernandes (Caic Abol. IV)
Gestora Joana (Santa Delmira) - primeiro plano da esquerda

Na pauta, a professora procurou esclarecer sobre a Licença Prêmio e mostrou uma relação, por escolas, dos servidores que solicitaram esse direito, mas pediu aos gestores que enviassem uma relação atualizada, pois será em cima das demandas que o Cadastro de Reserva, através da Seleção de Professores e Especialistas Temporários, poderão ser convocados.

Professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED
A 12ª DIRED não vai chamar celetistas para ocuparem vagas de professores e especialistas em vacância, mas, sim, para ocupar vagas por licenças e especificidades identificadas por essa diretoria e poder, com isso, atender, em regime de excepcionalidade – e temporariamente –, às necessidades, desde que elas sejam de interesse público e em conformidade com a Lei Estadual de nº 9353, de 19/09/210”, disse a gestora.


Em seguida, a professora passou para o tema Enturmação, explicando aos presentes como se dá essa prática administrativa e como ela traz benefícios para as escolas que recebem as turmas – pois aumentam o porte destas; desoneram o estado de aluguéis (em alguns casos) com terceiros – e salas quase vazias; mas, e principalmente, beneficiam os alunos que passam a frequentar escolas de salas cheias, motivadoras, mais estruturadas e com seu quadro de profissionais completo (na enturmação, o professor passa, automaticamente, a exercer as suas obrigações vinculares na escola mais próxima daquela em que ele dava o seu expediente pedagógico).

Professora Magali Delfino e Augusta Maia (diretora administrativa)
Depois, a professora discorreu sobre o restante da pauta, sempre fazendo a interação com as particularidades de cada escola – relatadas pelos seus gestores – e, em cima delas, exemplificando o que estava comentando. Fizeram parte da pauta: 

• Aulas Suplementares: a professora já adiantou que elas serão alocadas dentro do próprio sistema (SIGEduc) e que irá, ainda esta semana, a Natal, em treinamento, juntamente com os técnicos Elma Paiva (coordenadora pedagógica) e Jalmares (encarregado do protocolo); 

• Salas de AEE: a professora avisou que já serão, também, abertas no sistema (SIGEduc); 

• Professor em desvio de função: a professora ressaltou, mais uma vez, a necessidade de as escolas se basearem na Portaria 187; 

• Supervisor: a professora mostrou que, para cada oito turmas (em cada turno), a escola tem direito a um supervisor; 

• Readaptado: o readaptado só assume uma supervisão se ele foi pedagogo; 

• Livro Didático: a professora esclareceu que o Governo Federal envia, via Correios, diretamente para a escola; 

• Calendário e Quadro de Rendimentos: a professora solicitou dos senhores gestores que enviem até o dia 15/03 para a Inspeção Escolar, com a técnica Francisca Alvanete; 

• Olimpíada de Português: a professora explicou que a Secretaria de Educação e a 12ª DIRED esperam que a meta de inscrição seja de 100%, haja vista que toda escola tem o seu professor de Português – do 5º Ano do Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. Para isso, a professora adiantou que é preciso para a inscrição: 

          - Nome da Escola - Nome do Professor 
          - Matrícula 
          - CPF
          - C/C 

• Jornais: a professora voltou a lembrar aos gestores da parceria entre a 12ª DIRED e o jornal Gazeta do Oeste. Aproveitou para instigar os gestores a motivarem seus professores a promoverem projetos em suas turmas, para que o caderno Escola – do referido jornal – possa publicar; 

• Empresas Terceirizadas: a professora solicitou, dos gestores, que enviem os horários das escolas (de segunda a sábado). 

A professora, em seguida, passou a palavra para o técnico Jalmaras, do setor do Protocolo, que explicou como funciona o SAGEP (Sistema de Acompanhamento e Gerenciamento de Pessoal).

Magali Delfino e Jalmares (setor do Protocolo)
Logo após, foi a vez da coordenadora pedagógica, Maria Elma Paiva, falar sobre o SIGEduc (Sistema Integrado de Gestão da Educação).

Elma Paiva (coordenadora Pedagógica) e Magali Delfino
A reunião terminou com a professora Magali desejando um ótimo Carnaval para todos e, em seguida, dispôs-se a atender aos gestores que tinham ainda alguma dúvida com relação à pauta apresentada.