quarta-feira, 5 de novembro de 2014

SABERES DA TERRA DA SERRA: ENTREGA DOS PROJETOS


Dia histórico para os alunos dos Saberes da Terra da Serra do Mel/RN: hoje a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – fez a entrega dos projetos de qualificação profissional e social, nas vilas Ceará e Paraíba, para os 26 alunos que chegaram ao final do programa que tem como objetivo desenvolver políticas públicas de Educação do Campo e de Juventude que oportunizem a jovens agricultores (as) familiares, com idade entre 18 a 29 anos, excluídos do sistema formal de ensino, a elevação de escolaridade em Ensino Fundamental com qualificação profissional inicial, respeitadas as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica e produtivas dos povos do campo. 

O ROTEIRO DA VIAGEM:

Acompanhada de sua diretora administrativa (Maria Augusta Maia), dos professores dos Saberes da Terra (Luzia Isabela, Raimundo Antonio e Tereza Cristina) e da graduanda em Pedagogia (Priscila Kaliny) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN –, cujo TCC tem como objeto os Saberes da Terra da Serra do Mel (turmas Caju e Castanha e Flor do Cajueiro) fundamentado na Pedagogia da Alternância, de Paulo Freire. No comando do carro oficial do Estado, o motorista “seu” Jorge (Vanzinho).





Antes de visitar a primeira vila do projeto (vila Ceará), a professora Magali Delfino orientou o profissional do volante que passasse na vila Rio Grande do Norte (caminho), para que ela observasse os alunos e professores do programa Mais Educação. Na Escola Estadual Padre José de Anchieta, a professora foi recebida pela vice-diretora, a professora Ana Paula. Na saída, a professora Magali Delfino aproveitou, também, para dar uma olhada na construção do ginásio poliesportivo que está sendo construído e que vai beneficiar cerca de 1.000 alunos do fundamental ao ensino médio e, também, Saberes da Terra (nova turma) e EJA – Educação de Jovens e Adultos.



Depois da rápida visita, o carro tomou o rumo da vila Ceará. Lá, ao pingo do meio-dia, a professora foi recebida pela técnica coordenadora dos projetos, Itamara Nascimento, e pelos alunos dos Saberes da Terra das vilas Ceará, Rio Grande do Norte e do Assentamento Caravelas. A professora Magali Delfino ficou impressionada com a capacidade de organização coletiva dos alunos e parabenizou a todos pela boa utilização do espaço e dos recursos para a implantação do projeto.





Os alunos, depois da visita, convidaram a professora e a sua equipe para um almoço, preparado especialmente para comemorar a data e a visita da diretora da 12ª DIRED.


Na saída, a professora falou, para todos os alunos, da necessidade do coletivismo no projeto e que o objetivo principal do mesmo é o grupo, a coletividade, a comunidade dos Saberes da Terra onde eles estão inseridos. E terminou dizendo que ali, no projeto de hortifrutigranjeiro, está o começo de uma base solidária e sustentável que, se bem administrada entre todos, dará muitos frutos para o futuro.


Em seguida, a professora Magali e sua equipe se deslocaram para a vila Paraíba onde se encontra o outro projeto dos Saberes da Terra, também baseado no hortifrutigranjeiro, agrega um maior número de alunos dos Saberes da Terra e é também coordenado pela técnica Itamara Nascimento.


Como aconteceu na vila Ceará, na vila Paraíba, os alunos receberam a professora com desvelo e contentamento, levando a gestora para o local onde se localiza o projeto.





No final da visita, a professora Magali Delfino proferiu um rápido de discurso de motivação mostrando a importância, para a comunidade, de um projeto que beneficia o aluno dos Saberes da Terra e que lhe dá condições de conseguir, se souber bem administrar, o início de sua independência econômica.  


Na volta, a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – dizia-se feliz com o que vira. Confessou que os recursos destinados estão sendo bem empregados e que ações voltadas para a elevação da escolaridade com qualificação social e profissional do jovem do campo proporciona um desenvolvimento sustentável e solidário dos núcleos familiares e das comunidades rurais, diminuindo as desigualdades socioeconômicas das regiões onde o programa é ofertado.
     


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