sábado, 8 de novembro de 2014

OS SABERES DA TERRA, DA SERRA, NA SUA ÚLTIMA SEMANA DE AULA


Companheira constante de quem costuma viajar à noite, a Lua se fez presente nesta última semana de aulas dos Saberes da Terra, iluminando o caminho dos professores que trafegavam na via em direção ao município da Serra do Mel/RN. Especialmente, na quinta-feira e, também, na sexta-feira, ela estava esplendorosa, mostrando-se em toda sua plenitude, exibindo-se para a sua corte, radiante de beleza e propiciando momentos ímpares de total devaneio e narcisismo poético para quem a cortejava e desejava um milésimo de sua atenção e vaidade.


E foi com essa beleza toda a acompanhar o deslocamento do automóvel, por entre retas e sinuosidades, que os professores dos Saberes da Terra Antônia Farias, Elizângela Sales, Luzia Isabela, Raimundo Antonio e Teresa Cristina se dirigiram para a parte mais alta de todos os municípios pertencentes à circunscrição da 12ª DIRED: Serra do Mel/RN.  Em cada um, enquanto contemplavam a beleza celeste, uma história de vida sendo contada nos dois anos em que aquela estrada foi sinônimo de aventura, esperança, conhecimento, experiência e amor à profissão.


Das primeiras idas e vindas, dos primeiros resultados obtidos, dos vínculos construídos, das barreiras ultrapassadas e da alegria de ver o resultado sendo alcançado gradativamente, em cada um daqueles pensares, ali dentro daquele veículo que iluminava, com seu fraco raio de luz, a rodovia à sua frente, a certeza do trabalho desempenhado com dedicação, responsabilidade e compromisso com a educação da diversidade.


Última semana antes da colação de grau. Última semana de aula. Última oportunidade de agradecer pela troca de experiências e oportunidades de contribuir para um futuro melhor – profissional e pessoal – de cada um daqueles que, em meio à mata, de uma vila para outra, deslocam-se 5, 10 e até 15 quilômetros (depois de um dia estafante de trabalho ao Sol escaldante), para aumentarem os seus conhecimentos e, com isso, almejarem dias melhores, para si e para os seus.  E nesta última semana, em cada pensar, apenas uma frase a ser dita: obrigado por tudo, alunos das turmas Caju e Castanha e Flor do Cajueiro, da Serra. Vocês foram perseverantes, consistentes e souberam dignificar os nomes escritos ali no Diário de Classe de cada turma. A vitória é de vocês!


No último dia de aula, a professora Teresa Cristina, munida de um projetor multimídia interativo, de um pen drive e um pacote grande de pipocas abriu a aula com a sessão cinema. Nos filmes a serem exibidos, a temática, claro, foi a do homem do campo, com dois vídeos sobre:

                              Economia Solidária
                              Agricultura Familiar

Após os dois vídeos, os alunos, numa discussão bastante profícua, debateram sobre as possibilidades dos projetos implantados, o futuro destes e as perspectivas que cada um fazia sobre o próprio futuro e dos seus companheiros de projetos. Dos assuntos colocados em pauta, a questão da solidariedade, do companheirismo, o coletivismo em prol de um mesmo objeto em comum, foram os que criaram corpos nas discussões.






Depois do jantar, todos voltaram para a sala de aula e, lá, cada um pôde, dentro de suas lembranças, falar um pouco sobre essa trajetória de dois anos (que está sendo contada num memorial a ser entregue na próxima semana, no jantar de colação) e de como esse percurso, embora árduo e espinhoso, transformou suas vidas. Depoimentos que mostraram sempre uma trajetória crescente e uma satisfação de ter participado de um programa voltado para promover políticas públicas de Educação do Campo e de Juventude que oportunizam a jovens agricultores (as) familiares, com idade entre 18 a 29 anos, excluídos do sistema formal de ensino, a elevação de escolaridade em Ensino Fundamental com qualificação profissional inicial, respeitadas as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica e produtivas dos povos do campo. 


Um fechamento digno para os alunos da Serra do Mel/RN. A 1ª turma a ser formada, de fato, na modalidade Educação do Campo – ProJovem Campo – Saberes da Terra.

NOTA DA 12ª DIRED:

1 – Na quinta-feira, dia 06/11, a Escola Estadual Padre José de Anchieta foi contemplada com uma nova biblioteca. A técnica da 12ª DIRED, Auxiliadora Teixeira, esteve na escola para fazer a entrega do novo acervo, assim como, a disposição de prateleiras, mesas e cadeiras que fazem parte do cenário montado nessa nova estruturação física do ambiente. Esta ação estava prevista no Plano Estadual do Livro e da Leitura. No ato da entrega, presentes o corpo gestor (professores Raimundo Monteiro e Ana Paula) e a equipe pedagógica.







2 – Nesta semana, mais uma vez, o ônibus destinado aos Saberes da Terra, da Serra, deixou de circular, à noite, nas vilas Ceará, Caravela e Paraíba. Neste 2º semestre foi uma constante e pelos mais variados problemas: falta de motor de arranque, falta de combustível, falta de pagamento aos motoristas (portanto, eles fizeram greves no período noturno) e até problemas relacionados com a parte elétrica dos mesmos (falta das luzes para iluminar o caminho). Problemas esses que fizeram que, por diversas vezes, os professores fossem contatar o diretor da instituição e solicitar deste providências para sanar a situação. Enfim, foram inúmeras situações que, infelizmente, trouxeram graves perdas, nos conteúdos, para os alunos da Serra.  


Nenhum comentário: