sábado, 18 de outubro de 2014

SABERES DA TERRA DA SERRA: A ESPERANÇA SE RENOVA...


Esta semana, dia 16/10, cumprindo um ritual de quase dois anos, os professores dos Saberes da Terra da Serra do Mel, subiram a serra e, lá, dirigiram-se à vila Ceará, para visitarem alguns terrenos dos alunos/colonos e, de comum acordo com eles, escolherem o local de um dos projetos que o programa destina como sendo o de qualificação profissional, no caso específico dos alunos da Serra, projeto de hortifrutigranjeiro.

Na vila Ceará, na residência dos alunos...
... Josivan e Adriana...
... os professores, com os demais alunos, iniciaram a escolha do local onde o projeto será implantado 
Depois de visitarem alguns lotes de terra, professores e alunos/colonos – com o abalizamento da técnica Tamara – optaram por implementar o projeto no terreno do aluno João Alves Teixeira Filho por estar tecnicamente equipado com as necessidades primeiras (água, cisternas, espaço físico, etc.) que o projeto se propõe em seu percurso de realização.

O aluno João Teixeira mostra o terreno onde será implantado projeto...
... para as professora Antônia Farias e Teresa Cristina...
... observando às condições básicas...
... para isso (água, cisternas, espaço físico, etc.)
À noite, na vila Rio Grande do Norte, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, os professores receberam os alunos da vila Ceará e os recepcionaram com a apresentação de um vídeo intitulado “Vida Maria” (www.youtube.com/watch?v=zHQqpI_522M), que conta a história de Maria José, uma menina de 5 anos de idade, que é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

A professora Teresa Cristina preparando a sala para receber os alunos
A alegria pelo retorno
Vida Maria
Depois do vídeo, os alunos escreveram um texto falando a respeito do que tinham entendido sobre o vídeo, se conheciam uma realidade parecida com aquela, de que forma a realidade de Maria poderia ser mudada e o porquê de ela se perpetuar (ainda) em muitos municípios do Nordeste brasileiro.

Interação 
Na noite seguinte (17/10), os professores receberam os alunos das três vilas que compõem os Saberes da Terra (Caravela, Ceará e Paraíba), em sala nova, para as explicações sobre as condições de implantação dos projetos nas vilas Ceará e Paraíba, como serão divididas as tarefas, quem coordenará os projetos e quais os objetivos concretos destes.

Sala nova...
... limpa, arejada...
... e bem iluminada
Antes, porém, a professora Elizângela Sales escreveu, no quadro branco, um texto falando sobre esperança, capacidade de superação e determinação em alcançar objetivos.

NOTA DA 12ª DIRED:

- As aulas dos dias 09 e 10/10, em virtude de o ônibus não passar nas vilas Caravela, Ceará e Paraíba, mais uma vez, os alunos não compareceram à Escola Estadual Padre José de Anchieta – na vila Rio Grande do Norte. Desta forma, os professores registraram suas presenças, através de uma ata – assinada por funcionários e professores da escola e voltaram para as suas residências em Mossoró, Assentamento Nova Esperança (antiga Fazenda São João), Maísa e Upanema.

- No dia 16/10, o problema persistiu com os alunos da vila Paraíba, já que o ônibus não passou. Diante de mais um prejuízo no conteúdo do Tempo Escola, os professores foram conversar com o diretor da instituição escolar padre José de Anchieta e este, na presença dos mesmos, conscientizou os motoristas da necessidade de eles entrarem nas vilas onde há alunos dos Saberes da Terra.

- No dia 17/10, embora tenha havido um desvio na rota, o motorista, de boa vontade, retornou e foi apanhar os alunos das vilas Ceará e Paraíba. Assim, com uma turma ainda pela metade (devido à desmotivação dos meses parados. Em seguida, também pela falta de transportes, finalmente, a situação foi regularizada e, aos poucos, os alunos vão retomando a sua rotina de estudos).

- A escola providenciou uma nova sala (17/10) para os alunos dos Saberes da Terra, com carteiras mais apropriadas, com iluminação e um quadro branco em excelentes condições.

Nenhum comentário: