sexta-feira, 31 de outubro de 2014

SABERES DA TERRA: AULAS E PROJETOS NA RETA FINAL





Tudo que é bom acaba cedo! Este ditado se encaixa, como uma luva, quando o assunto é Saberes da Terra. Em apenas dois anos de programa, professores e alunos da Serra do Mel/RN, criaram um vínculo difícil de ser quebrado, possibilitando o alicerce para a troca de experiências e repasses de conhecimentos.

Assim, desde duas semanas atrás, a direção da 12ª DIRED, os alunos e professores estão imbuídos na tarefa de, mesmo tardiamente, implementar os dois projetos previstos e que são, dentro do programa, uma das duas colunas que sustentam todo o andamento das atividades, comumente chamada de Tempo Comunidade.  

O que foi pedido nos projetos foi adquirido. Da mesma forma, o que foi adquirido foi utilizado. Alunos das duas vilas contempladas com os projetos (vilas Ceará e Paraíba) se esqueceram do sol forte, do cansaço que este proporciona aos que tentam enfrentá-lo ao pingo do meio-dia e passaram a capinar o mato, limpar o espaço e a montar canteiros e aviários para receberem sementes, mudas e aves.

Estão quase prontos. Restam apenas os pequenos detalhes, os ajustes finais para as suas inaugurações. Em cada rosto suado, em cada mão calejada pelo cabo do machado e/ou da enxada dos homens; das mãos nuas das moças e mulheres que enchem as garrafas peti para adornar os canteiros, em todos eles, na esperança de que, a partir dali, eles sabendo fazer, um pequeno sonho passe a ser realidade. E este sonho, na forma de uma agricultura familiar, cooperativada entre eles, torne-os menos vulneráveis e mais independentes daqueles que exploram e subjugam o homem pelo homem.

Saberes da Terra da Serra do Mel, parabéns!

OS PROJETOS

Vila Ceará
Limpeza da área









Construção da horta










Construção do Aviário














Vila Paraíba

Devido a um problema nas fotos (saíram pequenas demais), na vila Paraíba os registros de limpeza, construções de canteiros e aviários, foram feitas em uma espécie de mosaico. Clicando na imagem a visualização de cada espaço fica mais nítida.
Independente do cansaço gerado na construção dos projetos, à noite, cada aluno esperava o ônibus que passava em suas vilas para levá-los à vila Rio Grande do Norte e, lá, em meio ao espaço físico da escola – entre blocos e salas de aulas –, embora deixasse transparecer o esforço, assistia satisfeito  ao outro alicerce da coluna que dá sustentação ao programa: Tempo Escola.

Aula do dia 30/10/14




NOTA DA 12ª DIRED:

Apesar dos esforços da professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED, do diretor da Escola Estadual Padre José de Anchieta, professores e alunos, o problema da falta de ônibus está sendo uma constante, principalmente, com relação aos alunos da vila Paraíba. Infelizmente, os alunos e professores estão sendo prejudicados pela não cooperação dos motoristas que “se esquecem” de passar pelas vilas onde existem alunos dos Saberes da Terra. Isso tem levado os alunos a terem uma perda em seus conteúdos de Tempo Escola, pois quando numa semana é uma vila que o ônibus deixa de trazer, na semana seguinte é uma outra ou, pior, duas delas (os Saberes da Terra têm alunos nas vilas Ceará e Paraíba e no assentamento Caravelas).


Nenhum comentário: