quarta-feira, 22 de outubro de 2014

EDUCAÇÃO ESPECIAL – 4º ENCONTRO DE PROFESSORAS DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS - SRM


A Coordenadora da Educação Especial - técnica da 12ª DIRED Vanda Maria de Melo - reuniu-se segunda feira, dia 20 de outubro de 2014, com as professoras das SRMs (Sala de Recursos Multifuncionais) para discutir ações deliberadas no último encontro, tendo como foco o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir dos pilares da educação: aprender a... 
  • conhecer, 
  • fazer, 
  • conviver e,
  • ser, 
... visando oportunizar a descoberta do potencial criativo que cada um traz dentro de si, bem como um AEE de qualidade.

Na ocasião, as participantes foram acolhidas pela coordenadora Vanda Melo com as Palavras de São Francisco de Assis: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível”.



Em seguida foi lida a pauta e continuada a exposição dialogada.



Na oportunidade, foi destacada a Formação de Professores oferecida pelo CREE-MOS na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho.


NOTA DA 12ª DIRED:
Salas de Recursos Multifuncionais é um programa do Ministério da Educação do Brasil que fornece alguns equipamentos de informática, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, para a criação de salas destinadas a integrar alunos com nas escolas públicas regulares por meio da política de educação inclusiva.


Foto ilustrativa
São salas com materiais diferenciados e profissionais preparados especificamente para o atendimento às diversas necessidades educativas especiais dos educandos. A escola regular deverá disponibilizar a contrapartida de salas e pessoal para que o programa seja realizado com sucesso.


Fotos ilustrativas
Percebe-se a centralidade da sala de recursos como o dispositivo pedagógico prioritário na política de Educação Especial contemporânea, tendo em vista sua característica de não substituição do espaço da sala de aula comum e sim como complementar/suplementar da mesma.




Nenhum comentário: