quinta-feira, 25 de setembro de 2014

RETORNO DAS AULAS DOS SABERES DA TERRA – SERRA DO MEL: 25/09 a 03/10


No dia 25/09/2014, uma quinta-feira, os professores retornaram às aulas dos Saberes da Terra, na Serra do Mel/RN. Dois meses além do previsto para a sua volta (o início seria logo após a Copa do Mundo), isso, inicialmente, determinado por uma suspensão ordenada pela Secretaria de Estado da Educação e, depois, por falta de ônibus para o deslocamento dos alunos do programa (e também para os alunos regulares – do noturno – da Escola Estadual Padre José de Anchieta).

Agora, com o aval da 12ª DIRED – através da professora Magali Delfino, diretora da instituição –, que autorizou a retomada das aulas e garantiu o ônibus para levar e trazer os alunos de suas vilas (Paraíba, Ceará e Caravela) para a vila Rio Grande do Norte, os professores se dirigiram para o município de Serra do Mel para continuarem lecionando suas disciplinas.


Um reinício difícil. Devido ao tempo sem aula, à falta de informações (para eles) que justificassem um período tão longo sem aula e transporte, inevitavelmente, foram levados à desmotivação neste início de segundo semestre. Isso também ocasionado pelo não pagamento das bolsas a que eles têm direito (desde o ano passado que eles não recebem a bolsa que o programa destina para custear suas despesas) e, ainda, a não passagem do ônibus por duas das vilas que compõem o itinerário dos alunos dos Saberes da Terra e, também, dos alunos regulares e EJA (vilas Paraíba e Caravela).


Desta forma, o reinício foi uma Roda de Conversa com os alunos que compareceram, mais uma aluna ouvinte – que é técnica agrícola e acompanha o esposo. O assunto girou em torno das dificuldades encontradas nesse processo de formação e alguns pontos foram debatidos, entre eles:

Ø  A desmotivação
Ø  A falta de compromisso dos órgãos competentes
Ø  O medo de não concluir o curso (esse medo aumenta se levar em conta que o aluno já está há quase dois anos e meio no programa, o que significa que, em caso de não conclusão do programa, esse tempo perdido significa o tempo que eles estariam formados caso tivessem optado pela Educação de Jovens e Adultos – EJA).
Ø   A bolsa que o programa destina ao aluno que não está sendo paga (para alguns é uma condição de incentivo, pois a maioria deles é desempregada)
Ø  O desrespeito com o homem do campo

Na ocasião também foi feita uma explanação sobre um trabalho de pesquisa (Inglês) orientado pelas professoras Luzia Isabela e Elizângela Sales (Linguagens e Códigos). A aula foi registrada em minuta e assinada pelos membros da escola ali presentes, para constar na documentação dos professores.

No dia 26/09/2014, os alunos do programa e os que fazem parte da EJA não compareceram à escola, portanto as professoras do programa Saberes da Terra e, também, os professores da escola foram liberados e retornaram para suas casas (no caso dos professores dos Saberes, retorno às cidades de Mossoró e Upanema; para os assentamentos da Maisa e Fazenda São João), não sem antes lavrar em Ata o comparecimento. O documento foi assinado pelos membros da equipe pedagógica da escola, que se encontravam no momento, como testemunhas.  

NOTA DA 12ª DIRED:

- As aulas na Serra do Mel, no segundo semestre de 2014, só foram retomadas no dia 23/09.

- As aulas do dia 02/10 não aconteceram. A escola realizou a sua Feira de Ciências no período vespertino – para alunos do ensino Médio – e, à noite, as aulas foram dispensadas. Os professores, sem saberem precisar se o turno noturno tinha sido dispensado viajaram e compareceram ao local de trabalho. Como a escola se encontrava às escuras, fizeram um documento registrando o fato - o comparecimento deles - e voltaram para as suas residências, percorrendo, no percurso entre ida e volta, cerca de 130 quilômetros, em média.


Professores dos Saberes no dia 02/10: escola vazia
- As aulas do dia 03/10, em virtude da eleição do dia 05/10, não aconteceram. O TRE – Tribunal Regional Eleitoral – requisitou a Escola Estadual Padre José de Anchieta para votação.

- A 12ª DIRED contratou, neste retorno, uma técnica para substituir os dois técnicos que haviam no programa (e que foram dispensados, no ano passado, por estarem em situação irregular), porém, por motivo particular, a mesma ainda não se apresentou na Serra.             

Nenhum comentário: