domingo, 21 de setembro de 2014

8º ENCONTRO DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – 20/09/2014 – PAU DOS FERROS/RN


De volta à sala de aula, pelo menos, na Especialização sobre Educação do Campo – Saberes da Terra – os professores da Serra do Mel/RN se dirigiram para a cidade de Pau dos Ferros/RN, neste sábado, dia 20/09, especificamente, para o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Após o coffee break, os professores foram para o 1º momento da aula: todos reunidos no auditório. Lá, o assunto foi a explanação das dificuldades sobre a continuidade da Especialização (deslocamentos, atrasos de recursos) e, em seguida, o encaminhamento dos trabalhos para, resolvidos os problemas, a continuação da especialização.


Logo após, dando continuidade à pauta elaborada pelos coordenadores e professores envolvidos na Especialização, o 2º momento: apresentação de um vídeo com o tema “O Racismo” produzido no México, com crianças daquele país (clique no vídeo para assistir).


No 3º momento, a discussão girou sobre a temática e a realidade local de cada aluno/professor presente no encontro. Este momento propiciou compreender que, dentro de uma realidade chamada Saberes da Terra, existem várias realidades inseridas em cada município onde o programa está sendo ofertado.

Continuando com as discussões sobre o racismo, o 4º momento se deu através do vídeo “Gritam Negras” da poetisa Victória Santo Cruz, falando do racismo em sua trajetória de vida (clique na imagem para assistir).


No 5º momento, a discussão continuou girando em torno do preconceito; desta vez, fazendo a relação dos vídeos com o nosso cotidiano, através do vídeo “Até onde vai o seu Preconceito” (clique na imagem e assista).


Por fim, no 6º momento, os professores Felipe, Lázaro, Abreu e Edson deram continuidade às explanações dos textos:

  • O Retorno do Território – Milton Santos.
  • Geometria não são Geografias - legado de Milton Santos, disponível no site da Divisão do Processamento de Imagens (DPI) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
  • Direitos Humanos sob a Ótica da Territorialidade, de Victor Lório.
  • Territorialidade, Liminaridade e Memória: um estudo de caso sobre o choque entre imaginários e (re) construção de identidade, de Lídia Maria Pires Soares Cardel.
  • Territórios Lúdicos (e o que torna lúdico em território): ensaiando um ponto de partida, de Luiz Vicente Baptista.
  • Espaços Digitais e Territorialidade Midiática, de César Steffans.
  • Encaminhamento para o próximo seminário – O Território e suas Territorialidades 25/10/2014.

Em seguida, após o almoço, os professores se dirigiram ao auditório “Paulo Freire”, para a apresentação dos planos de aulas, proposta de trabalho do último encontro, em 30/08.

ALGUNS GRUPOS QUE APRESENTARAM...

1ª grupo: Serra do Mel
Tema: Território, Identidade e Cidadania


2º grupo: Almino Afonso
Tema: Cidadania


3º grupo: São Francisco do Oeste
Tema: Território, Identidade e Cidadania


4º grupo: Riacho de Santana
Tema: Cultivo de Cebola e Maracujá, no Ecossistema Local e as Políticas Públicas voltadas para a Agricultura Familiar


5º grupo: Água Nova
Tema: Território e Políticas Públicas


6º grupo: São Miguel
Tema: A Cana de Açúcar no Território


7º grupo: Coronel João Pessoa
Tema: Construindo Identidade e Cidadania em seu Território


8º grupo: Porta Alegre
Tema: Território, Identidade e Cidadania


Na volta, enquanto as primeiras sombras desciam sobre o horizonte do Alto Oeste Rio-Grandense, os professores tomavam o rumo de seus municípios, levando um pouco mais de conhecimento e, também, novas experiências para partilhar com os alunos dos Saberes da Terra.



Texto (adaptado) e fotos: profª Teresa Cristina Moreira

Um comentário:

Amélia Reis disse...

Raimundo, sentimos a sua falta. Daqui enviamos votos de plena recuperação.
Amélia Reis (IFRN - Campus Pau dos Ferros)