quarta-feira, 13 de agosto de 2014

VISITA DE PROFESSORES, À CADEIA PÚBLICA DE MOSSORÓ, DEFINE DATA DA AULA INAUGURAL

Em visita à Cadeia Pública de Mossoró “Juiz Manoel Onofre de Souza”, as professoras formadoras do RN Alfabetizado – Flávia Arruda e Ilca Melo – definiram, em reunião, hoje, dia 13/08, com o Capitão Max (diretor) e os agentes Teodósio (vice-diretor) e Emerson, a data da aula inaugural do programa RN Alfabetizado voltado para o Sistema Carcerário do Rio Grande do Norte.


O capitão Max, diante das datas opinadas, considerou o dia 25/08, às 14 h, como sendo a data ideal para a aula inaugural, tendo sido aprovada pelos demais participantes da reunião. 


 Segundo salientou o capitão, “tirar o interno de sua cela e inseri-lo em uma atividade que o ajude a desenvolver a sua capacidade cognitiva, através do aprendizado do ler e escrever, é deixá-lo fora da ociosidade tão prejudicial à sua recuperação como cidadão”.


NOTA DA 12ª DIRED:


1 - O objetivo do RN Alfabetizado é o de promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

2 - As aulas não apenas acontecem em escolas públicas, ligadas à 12ª DIRED, mas também em centros comunitários, igrejas, associações de bairros, abrigos, carceragens e na Fazenda da Esperança. Nas carceragens, por exemplo, existe um bom número de detentos que farão parte do programa.

3 – Na Cadeia Pública “Juiz Manoel Onofre de Souza” funcionarão três turmas, sendo duas turmas com um total de 19 alunos (Flávia Arruda) e a outra com 20 alunos (Ilca Melo).   

4 - O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.



  



Nenhum comentário: