terça-feira, 12 de agosto de 2014

PRONATEC INICIA, NO ABEL COELHO, CURSO DE SEGURANÇA DE TRABALHO

 

Aconteceu hoje (12/08), no período vespertino, na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, a aula inaugural do curso técnico de nível médio em Segurança do Trabalho promovido pelo PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, em parceria com o Governo Estadual e o Governo Federal, com a UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte e com o EAJ – Escola Agrícola de Jundiaí.

O curso é oferecido de forma articulada, concomitantemente ao Ensino Médio (no contraturno), na modalidade presencial, aulas no Eixo de Tecnologia de Segurança, com aulas teóricas (1.200 horas) e práticas (200 horas), totalizando 1.400 horas de aulas teóricas e práticas, num período de 20 meses.

Os objetivos do programa são:

·     Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores.

·     Contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional.

·         Ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação profissional.


Na aula inaugural estiveram presentes a supervisora do curso Socorro Rebouças, o coordenador administrativo Andreilson de Castro, os professores Ana Teresa (Introdução à Segurança do Trabalho), Ana Luíza (Qualidade de Vida e Trabalho), Ítalo Nunes (Desenho Técnico) e Artêmio (Informática Básica).
Os formadores e suas considerações iniciais
A carga horária do curso está dividida numa matriz curricular que engloba quatro semestres, assim distribuídos:

1º Semestre:

Ø Informática
Ø Sociologia do Trabalho
Ø Qualidade de vida e Trabalho
Ø Introdução à Segurança do Trabalho
Ø Desenho Técnico

2º semestre:

Ø Introdução ao direito
Ø Controle Ambiental
Ø Direito Aplicado a Segurança e Saúde no Trabalho
Ø Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional
Ø Psicologia do Trabalho
Ø Higiene Industrial

3º Semestre

Ø Prevenção e Combate a Sinistro
Ø Ergonomia
Ø Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional
Ø Prevenção e Controle de Perdas

4º Semestre:

Ø Primeiros Socorros
Ø Toxicologia
Ø Segurança no Trabalho
Ø Instrumentação em Higiene Ocupacional
Ø Processo Industrial e Segurança
A formadora Ana Teresa (centro) explanando sobre a sua disciplina
Obs.: As aulas serão de segunda a sexta, no turno vespertino, das 13h às 17h30, com intervalo, para um lanche, às 15h.

 NOTA DA 12ª DIRED:

A TCM – Canal 10 – de Mossoró/RN, esteve presente e registrou, para o seu noticiário jornalístico, o evento voltado para os alunos da rede pública do estado pertencentes à circunscrição da 12ª DIRED.
Ady Gomes da S. Félix - gestora da E.E. Prof. Abel Freire Coelho - sendo entrevistada pela TCM

Clique no link abaixo e assista a entrevista na TCM

http://portaltcm.com.br/canal10/escola-estadual-abel-coelho-e-selecionada-pelo-pronatec

PRONATEC 

Andreilson de Castro (Coordenador Administrativo)

A qualidade da educação básica é hoje o grande desafio ligado à nossa geração. O Brasil vive um momento de desenvolvimento, ocupando a 7ª colocação na economia mundial, o que nos aponta cada vez mais na direção de uma qualificação profissional que nos insira no mercado de trabalho. Diante dessa realidade, surge a urgente necessidade de formar profissionais qualificados para atuar num mercado globalizado e cada vez mais exigente. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – PRONATEC surge como resposta imediata para estas novas questões e tem por meta beneficiar 3 milhões de brasileiros com a oferta de Cursos Técnicos e Profissionalizantes.
PRONATEC é constituído por diversas frentes de atuação, sendo a primeira, a ampliação do Ensino Técnico Profissionalizante, através dos Institutos Federais.
No Rio Grande do Norte, O Programa é desenvolvido em uma parceria do Governo Estadual com o Governo Federal, o IFRN, o SENAI, o SENAC, SENAR, SENAT e a UFRN. São ofertados Cursos de Formação Inicial e Continuada do (FIC), como também Cursos Técnicos, com significativo quantitativo de vagas.
A Previsão é que, em 2014, o Programa vá gerar 8 milhões de novas oportunidades de formação profissional para jovens trabalhadores e para jovens do Ensino Médio.
·         O Programa subdivide-se em duas modalidades:

Ø PRONATEC – FIC cujo objetivo é a formação inicial e continuada do jovem trabalhador, por meio de cursos profissionalizantes com carga horária a partir de 160 horas/aula, e o
Ø PRONATEC – TEC cujo objetivo é a oferta de cursos técnicos de nível médio.

Ações

·         Ampliação de vagas e expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica;
      
·         Incentivo à ampliação de vagas e à expansão da rede física de atendimento dos Serviços Nacionais de Aprendizagem;
        
·         Oferta de Bolsa-Formação, nas modalidades:

Ø Bolsa-Formação Estudante
Ø Bolsa-Formação Trabalhador

·         Fomento à expansão da oferta de Educação Profissional e Técnica de nível médio na modalidade de educação a distância.






Nenhum comentário: