sábado, 19 de julho de 2014

DIREDVEST ENTREGA A 2ª REVISTA DO CURSINHO


Com a sala de aula lotada, a coordenação do Cursinho da 12ª DIRED (DIREDVEST) entregou a 2ª Revista Didática, hoje (19); desta vez, trazendo as disciplinas de Geografia (dos professores Andréa Oliveira e Gomes Neto) e História (dos professores Amauri Morais e Sávio Marcellus).



A coordenadora do Cursinho, a técnica do Ensino Médio Elizete de Amorim Andrade, aproveitou a oportunidade para repassar algumas informações e destacar as normas que regem o Cursinho da 12ª DIRED, para que os alunos tomassem conhecimento e tivessem consciência do que está por trás do projeto idealizado pela Secretária de Estado da Educação e da Cultura – professora Betania Ramalho – e que foi encampado pela 12ª DIRED, através de sua diretora – professora Magali Delfino, e posto em prática por meio da equipe técnica do Ensino Médio – Maria Goretti da Silva e Elizete de Amorim Andrade.


NOTA DA 12ª DIRED:

O objetivo do cursinho pré-vestibular da 12ª DIRED é o de garantir o acesso dos alunos do Ensino Médio da rede pública estadual às universidades públicas, a partir da proposta do Exame Nacional do Ensino Médio. 

As aulas acontecem sempre aos sábados, nos turnos matutino e vespertino, com 80 alunos por turno. As aulas têm duração de 80 minutos (cada) e são divididas em blocos de duas disciplinas por turno. 

APRESENTAÇÃO 

Diante das dificuldades observadas nos alunos das escolas estaduais de Ensino Médio em frequentar um cursinho pré-vestibular, a 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desportos - DIRED com o apoio da SEEC e do Governo do Estado do RN resolveu implantar o cursinho preparatório para o vestibular/ENEM 2013. O cursinho pode ser considerado como uma estratégia de ensino e aprendizagem que incentiva os alunos A PERMANECEREM NA ESCOLA e, consequentemente, melhora os índices de aprovação. 

OBJETIVO 

Garantir o acesso dos alunos do Ensino Médio, da rede pública estadual, às universidades, a partir da proposta do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM

METODOLOGIA 

• As aulas serão realizadas aos sábados 
• Turnos: matutino e vespertino 
• Quantidade de alunos - 80 alunos em cada turno. 
• 04 blocos de 1h20min – com intervalo de 20min 
• Matutino – 7h10 – 12h50min 
• Vespertino – 13h00min – 18h40min 
• Local – Auditório da 12ª DIRED 

CONTEÚDO 

O conteúdo programático será elaborado pela equipe pedagógica do ensino médio da 12ª DIRED e a equipe de professores que ministrarão aulas no cursinho – alinhado às Diretrizes e à metodologia do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Estruturado a partir das 5 competências, definidas como modalidades estruturais da inteligência, das ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer e 21 habilidades, definidas como decorrentes das competências adquiridas e que se referem ao plano imediato do “saber fazer”, articulando-se por meio das ações e operações. Valorizando o raciocínio lógico e a interpretação dos alunos, nas áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. Após a realização do ENEM, os professores direcionarão os conteúdos das aulas preparando seus alunos para os vestibulares das outras universidades (ExUern/Ufrn). 

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DOS ALUNOS 

• Média 6,0 em todas as disciplinas (ACIMA DE 6,0)
• Frequência acima de 90%
• Comprometidos
• Estarem inscritos no ENEM 

QUEM SÃO OS PROFESSORES? 

• Os professores são da rede estadual de ensino, a maioria com experiência em cursinhos preparatórios para os vestibulares. 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada a partir da frequência dos alunos nos aulões e do resultado da aprovação dos alunos no ENEM

ORIENTAÇÕES PARA OS ALUNOS 

- Evitar chegar atrasado e sair das dependências da 12ª DIRED 
- Procurar a coordenação para justificar a falta 
- É indispensável o uso da camiseta do cursinho 
- Adotar um copo – o meio ambiente agradece 
- Permanecer na sala de aula
- Conservar o ambiente limpo 
- Perguntar ao professor, quando não entender 
- Estudar em casa 

Nenhum comentário: