terça-feira, 10 de junho de 2014

PROJETO CORREÇÃO DE FLUXO SE REÚNE NA 12ª DIRED

 

Com o objetivo de discutir sobre o projeto Correção de Fluxo e esclarecer as dúvidas encontradas, reuniram-se, hoje, dia 10/06, no auditório da 12ª DIRED, das 08h às 12h, com a coordenadora do projeto Zilma Marques, os gestores das escolas da circunscrição que participam do referido projeto.


O primeiro momento deu-se com a explanação da gestora da 12ª DIRED,  Professora Magali Delfino, e, em seguida, a acolhida com a apresentação de slides “A Aluna Rosa


Logo depois, foram exibidos os Quadros de Levantamentos de Matrículas 2013/2014 - PCF e Exposição Dialogada – relatos dos gestores sobre o trabalho com as turmas de Ano 1 e Ano 2.

ESCOLAS/MOSSORÓ
Ano
II
Ano
I
01
E. E. PADRE DEHON
23
24
02
E. E. CÔNEGO ESTEVAM DANTAS
TA 21 TB 23
-
03
E. E. DIRAN RAMOS DO AMARAL
-
25
04
E. E. DOM JOÃO COSTA
24
-
05
E. E. LAVOISIER MAIA
33
-
06
E. E. DR. EWERTON DANTAS CORTEZ
19
-
07
E. E. PRESIDENTE KENNEDY
-
-
09
E. E. GILBERTO ROLA – MAISA
30
30
10
E. E. JERÔNIMO ROSADO – CJ. VINGT ROSADO
22
-
11
E. E. JOÃO PAULO II
TA 29 TB 29
TA 28
 TB 28
12
E. E. LUIS DANTAS CAVALCANTE
11
20
13
E. E. ONZIEME ROSADO
TA 25 TB 25
TC 25
TD 25
TA 25
 TB 25
14
E. E. PADRE ALFREDO
17
23
15
E. E. PADRE SÁTIRO CAVALCANTE
20
-
16
E. E. PAULO FREIRE
24
-
17
E. E. PROF. ANTONIO DE SOUZA MACHADO
18
-
18
E. E. HERMÓGENES N. DA COSTA AB. IV
TA 28 TB 28
TA 25
 T B 25
19
E. E. JOSÉ DE FREITAS NOBRE
TA 25 TB 25
 27
20
E. E. PROF. JOSÉ NOGUEIRA
TA 20 TB 20 TC 20
-
21
E. E. SOLOM MOURA
31
31
22
E. E. SANTO ANTONIO
23
-
23
E. E. TERTULIANO AIRES DIAS
25
-
24
E. E. JERÔNIMO VINGT ROSADO MAIA - CAIC AB. IV-
25
-


ESCOLA - Circunscrição
ANO II
ANO I
25
E. E. PROFESSOR ALFREDO SIMONETTI – Upanema
34
-
26
E. E. MANOEL JOAQUIM – GOV DIX SEPT ROSADO
TA 25
 TB 27
26
27
E. E. JOÃO ABREU - BARAÚNA
23
-
28
E. E. MARIA JUSTINA - BARAUNA
18
-
29
E. E. CORONEL SOLON - GROSSOS
-
20
30
E. E. PADRE JOSÉ DE ANCHIETA – SERRA DO MEL
20
-
31
E. E. CONS. BRITO GUERRA – AREIA BRANCA
TA 24
TB 25
-
32
E.E DAGMAR SABINO
-
23













# T= TURMA

OBS:

*      ANO II 821 alunos ( 30 turmas formadas)
*      ANO I   -  385 alunos ( 14 turmas formadas )
*      TOTAL=1.206 alunos matriculados em 2013.


Responsável  pela informação:
Antônia Zilma Marques- técnica pedagógica/12ª DIRED



ANO 2014
ESCOLAS
ANO I
ANO II
01
E.E. AMBULATÓRIO PADRE  DEHON
MAT


-
MAT
-
VESP
26
VEP
-
02
E.E CÔNEGO ESTEVAM DANTAS
MAT
-
MAT
-
VESP
24
VESP
-
03
E.E. CUNHA DA MOTA
MAT
21
MAT
-
VESP
-
VESP
-
04
E.E DIRAM RAMOS DO AMARAL
MAT
-
MAT
-
VESP
29
VESP
-
05
E.E DR. LAVOISIER MAIA
MAT
-
MAT
-
VESP
14
VESP
29
06
E.E. DR. EWERTON CORTEZ
MAT
16
MAT
-
VESP
-
VESP
-
07
E.E. GILBERTO ROLA
MAT
-
MAT
-
VESP
29
VESP
29
08
E.E. JERÔNIMO VINGT ROSADO MAIA
RINCÃO
MAT
-
MAT
-
VESP
25
VESP
-
09
E.E. JOÃO PAULO II
MAT
-
MAT
-
VESP
26
VESP
2T- 27
10
E.E. ONZIEME ROSADO
MAT
25
MAT
2O
VESP
24
VESP
20
11
E.E. PADRE SÁTIRO CAVALCANTE DANTAS
MAT
-
MAT
-
VESP
25
VESP
-
12
E.E. PROF. HERMÓGENES NOGUEIRA DA COSTA
MAT
2 T -21 E -22
MAT
2 T-18 E -20
VESP
-
VESP
-
13
E.E. JOSÉ DE FREITAS NOBRE
MAT
20
MAT
12
VESP
-
VESP
-
14
E.E.PROF. SOLOM MOURA
MAT
23
MAT
20
VESP
-
VESP
-
18
E.E. TERTULIANO AIRES DIAS
MAT
-
MAT
-
VESP
25
VESP
-
19
E.E. JERÔNIMO VINGT ROSADO MAIA-CAIC-
MAT
-
MAT
-
VESP
-10
VESP
25
20
E.E. JOSÉ CALAZANS FREIRE
MAT

MAT

VESP

VESP

21
E.E. PROF. ALFREDO SIMONETTI
MAT
-
MAT
-
VESP
20
VESP
-
24
E. E. CONSELHEIRO BRITO GUERRA
MAT
-
MAT
-
VESP
10
VESP
-
25
E.E. DAGMAR SABINO
MAT
-
MAT
-
VESP
-
VESP
-23

Ano I = 435 ALUNOS MATRICULADOS ( 21 TURMAS)
ANO II= 288 ALUNOS MATRICULADOS (13 TURMAS)
34 turmas formadas
723 alunos matriculados
Responsável pela informação – Antonia Zilma Marques             

No segundo momento, o que os gestores precisam saber sobre o Projeto Correção de Fluxo, com base no parecer do CEE nº. 08/07, de 07/02/07, nos termos da Lei nº. 9394/96.


AVALIAÇÃO



 NOTA DA 12ª DIRED:

Supervisores, secretária geral e professores, que trabalham com o projeto, ficaram assim os encontros:

  • 09/06/2014 - Supervisores e secretária geral

  • 10/06/2014 - Gestores

  • 11/06/2014 - Supervisores e professores


CORREÇÃO DE FLUXO:

O que é

Os Programas de Correção de Fluxo vêm sendo desenvolvidos pelo Cenpec há 14 anos, com o objetivo de corrigir a defasagem idade-série de alunos do ensino básico. A metodologia desses Programas associa um conjunto de medidas que envolvem diferentes instâncias do sistema escolar e consideram o contexto local para definir ações diferenciadas para cada região em que atua.

Com quem faz

Secretarias estaduais e municipais de educação.

Destaque

A metodologia dos projetos de correção de fluxo escolar foi selecionada pelo Ministério da Educação – MEC, em 2010, como uma importante tecnologia educacional* que contribui para a redução da defasagem idade-série.


*Guia de Tecnologias Educacionais 2009

Autor: Claudia Fernando André (orgs.)

Resumo:

O Guia de Tecnologias Educacionais de 2009 é a segunda edição realizada pelo Ministério da Educação, resultante do processo de seleção de metodologias educacionais de qualidade em vigor no país, desenvolvidas por organizações não governamentais. Divididas nos eixos:

1. Gestão da Educação;
2. Ensino-aprendizagem;
3. Formação dos Profissionais da Educação;
4. Educação Inclusiva;
5. Portais Educacionais;
6. Diversidade e Educação de Jovens e Adultos.

As diferentes tecnologias mapeadas abrangem diferentes áreas do país e públicos-alvo, que vão de alunos, professores a gestores da política educacional. Nesta edição, podem ser encontrados 3 projetos do Cenpec:

1 - Programa Jovens Urbanos (apresentado com Educação e Trabalho),
2 - Estudar Pra Valer! (apresentado como Incentivo à Leitura), e o
3 - Projeto Aceleração da Aprendizagem 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Instituição: Secretaria de Educação Básica, Ministério da Educação, MEC
Tipo de publicação: Manuais de orientação
Ano de publicação: 2009
Idioma: Português
Palavras-chave: educação, ensino-aprendizagem, tecnologia na educação




Um comentário:

Anônimo disse...

Raimundo, obrigada pela edição tão bem elaborada.O encontro foi produtivo.Estou com ideias novas para o próximo encontro, estimado daqui a dois meses.Realizarei oficinas com o mesmo público, considerando os pontos dialogados pelos professores e supervisores.Zilma