sábado, 17 de maio de 2014

SABERES DA TERRA DA SERRA: AULAS DA SEMANA DE 11 a 17/05


Quinta-feira, dia 15/05, a noite se fazia escura no caminho de acesso à Serra do Mel/RN, iluminada, em todo o seu esplendor, pela rainha dos céus: a Lua. Os professores Raimundo Antonio, Elizângela Sales e Antônia Farias se dirigiam para a Escola Estadual Padre José de Anchieta, guiados pela proteção do Senhor do Universo e imbuídos, como sempre, pelo espírito vocacional de suas profissões. Em cada um o pensamento de que, mesmo com tantas dificuldades (principalmente dos alunos/colonos), o sentido da vida se faz de momentos como aqueles, cujo retalho panorâmico vai, aos poucos, desenhando e bordando a grande colcha chamada existência. Em cada detalhe são servidos exemplos que mostram a simplicidade de como se conduzir eticamente e, através do querer fazer, ser um dos personagens do fazer pedagógico de excelência.

A Lua iluminando a noite...
Coube, primeiramente, à professora Elizângela Sales (Códigos e Linguagens) a tarefa de conduzir o primeiro momento da aula.


A leitura de um texto, a sua reflexão – trazendo para a realidade dos alunos/colonos – e, em seguida, os exercícios de interpretação, ditados e a procura de adjetivos completaram a tarefa do início até o intervalo (jantar) dos “saberianos” da Serra.


O segundo momento ficou a cargo do professor Raimundo Antonio (Ciências e Exatas), através de situações/problemas compostos das quatro operações, mais um exercício de reforço para casa.


Na sexta, dia 16/05, a noite estava apenas escura. Grossas nuvens, carregadas de água, ameaçavam, benfazejamente, aquela região castigada, quase sempre, pela seca. No carro, os professores Antônia Farias, Elizângela Sales, Raimundo Antonio e Teresa Cristina conversavam sobre as últimas novidades relatadas pelos alunos/colonos: a debulha do feijão verde. Isso, por um lado, é uma fonte de renda muito boa; por outro lado, esvazia a sala de aula à noite, haja vista que o debulhamento se dá, justamente, no período noturno, depois que acaba o trabalho com a quebra da casca e a "limpa" da castanha, durante o dia.

A noite escura e, lá ao longe, uma luzinha de uma casinha ao pé da serra
Na escola, o primeiro momento foi de Códigos e Linguagens. Um texto, uma reflexão, a sua interpretação, ditado de palavras, e retirada de palavras desconhecidas e, depois, pesquisadas no Dicionário.


ARROZ DE LEITE COM CARNE MOÍDA AO CAPRICHO DA CASA...

As criativas merendeiras da E.E. Padre José de Anchieta: Cotinha e Nita
Na segunda parte, após a janta, o momento foi de conversa, atualizações sobre o programa e repasse de informações sobre bolsa, ajuda de custo, projeto e aula/passeio, com o professor Raimundo Antonio...


... (as professoras Teresa Cristina e Antônia Farias trabalharam o aluno, individualmente, na confecção dos textos e apresentação dos mesmos).


Na volta, os céus derramaram – sem pudores – o líquido da vida para alimentar os reinos dos seres vivos. 

NOTA DA 12ª DIRED

Apesar dos esforços da diretora da 12ª DIRED, Magali Delfino, ainda se encontra indefinida a questão dos técnicos agrícolas das duas turmas dos Saberes da Terra da Serra, pois a coordenação estadual da Educação do Campo não contrata o (os) profissional (ais) para completar o quadro. Diante disso, a técnica formada pelo IFRN/Mossoró-RN, encontrada na própria comunidade (esposa de um dos alunos) – que se prontificou a tomar de conta dos dois projetos – não pode assumir. Enquanto isso, os professores se veem impossibilitados de dar continuidade ao Tempo Comunidade.

Nenhum comentário: