domingo, 4 de maio de 2014

ALUNA DO AÍDA RAMALHO VAI PARTICIPAR DO ENGLISH IMMERSION USA














Brasília, 23 de abril de 2014

Prezados Senhores,

Venho, por meio desta, confirmar a seleção da estudante Elise Mitra Fernandes de Mendonça no “English Immersion USA”, curso de imersão total na língua inglesa e cultura americana realizado pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, em parceria com o Centro Cultural Brasil - Estados Unidos (CCBEU/Belém). O curso será realizado de 29 de junho a 04 de julho de 2014 em Belém. Portanto, contamos com a colaboração da sua instituição para que a referida estudante possa participar integralmente desse curso.

A estudante Elise Mitra Fernandes de Mendonça foi uma das semifinalistas do Programa Jovens Embaixadores em um processo com cerca de 12.000 mil candidatos. Como semifinalista, ela participará do “English Immersion USA”.

Assim, espero contar com a compreensão dos senhores para que os participantes desse programa não sofram qualquer prejuízo acadêmico e/ou profissional nas datas mencionadas e possam participar integral e ativamente representando o seu estado nesse importante programa de incentivo ao estudo da língua inglesa e cultura americana.

Para informações adicionais e/ou para o esclarecimento de quaisquer dúvidas sobre esse programa, peço que entrem em contato com o Assistente Cultural Henrique Tacca no telefone: (61) 3312-7365, e/ou e-mail: taccahv@state.gov.

Cordialmente,
Susan T. Bell
Adida para Assuntos de 
Educação e Cultura
US Mission - Brazil



Elisa Mitra

Ao receber a carta acima, Elise Mitra Fernandes de Mendonça, aluna da Escola Estadual Aída Ramalho Cortez Pereira, vibrou. Tinha sido uma das selecionadas para participar do English Immersion Program, graças ter participado, antes, do programa Jovens Embaixadores e, especificamente, ter conseguido chegar à final do referido programa.

O English Immersion Program é um programa de imersão na cultura norte americana, bem como na língua. É direcionado aos participantes que foram finalistas do programa Jovens Embaixadores, tendo em vista uma oportunidade de conhecimento para os alunos da rede pública do Brasil que se destacam dos demais por seus trabalhos voluntários e seu inglês acima da média.

A vontade de adquirir novos conhecimentos e conviver com culturas distintas, além do interesse em oportunidades acadêmicas foram, na verdade, os principais objetivos que me levaram a querer participar desse programa”, disse a aluna Elisa Mitra.

Segundo disse, ela ficou sabendo do English Immersion Program por meio de noticias na internet e do site da Embaixada e que ele aconteceria de 29 de junho a 04 de julho de 2014, na cidade de Belém/PA.

Indagada sobre o que sentiu e qual a sensação primeira ao saber que tinha escolhida para participar, ela disse: “fiquei muito contente por ter visto que todo o meu esforço tinha dado frutos. Apesar de todas as dificuldades, tinha alcançado parte dos meus objetivos”.

Ao blog, ela respondeu:

Como ficou sabendo que tinha sido classificada?

Fiquei sabendo por meio de uma ligação da coordenadora Vera Reis, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura  (representante da instituição parceira do programa Jovens Embaixadores 2014), na qual ela me avisava sobre a visita socioeconômica pela qual os semifinalistas passariam.

Quais as suas expectativas?

Tenho a expectativa de crescer academicamente, de expandir meus horizontes e me tornar a profissional que o mercado de trabalho anseia, isto dentro da área que me realize, e creio que esse programa me ajudará bastante no conhecimento de mundo que vou precisar daqui para frente.

Qual a sua experiência em eventos dessa natureza?

Não tenho experiência com eventos dessa natureza, estou me expondo a esse tipo de projeto pela primeira vez, mas sei que será uma experiência sem igual.

O que vai levando na bagagem que possa contribuir para o enriquecimento do evento?

Como tenho grande afinidade com a música e a uso sempre para aprender e para ensinar, estou levando meu violão e minha voz, como também o conhecimento que tenho sobre o meu Estado, bem como todo o nordeste, para presentear meus companheiros de programa com o conhecimento não só de fora do Brasil, mas o conhecimento do nosso próprio país.

NOTA DA 12ª DIRED:

Desde 2006, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com centros binacionais Brasil-Estados Unidos, desenvolve  o programa “English Immersion USA”, em resposta positiva ao crescente número de candidatos ao programa Jovens Embaixadores.

Apesar de não ser realizado nos Estados Unidos, a agenda do Programa é cheia de atividades interessantes em que os participantes não somente terão a oportunidade de fazer uma imersão na cultura americana mas também a chance de aprimorar o seu inglês e conhecer participantes das mais diversas partes do país ao mesmo tempo em que conhecem melhor a cidade onde ficarão hospedados durante a semana do curso. Nas palavras dos organizadores, o EIP, como também é conhecido:

(...) Trata-se de um curso intensivo de uma semana no mês de Julho que oferece aos semifinalistas [aproximadamente 120 jovens] do processo seletivo ao Programa Jovens Embaixadores uma imersão na língua inglesa e cultura norte-americana.  Participam nesse curso estudantes da rede pública das mais diversas partes do país (...)."

Através do Programa, os participantes têm um contato maior com temas tais como a história dos Estados Unidos, sua geografia, cultura e sociedade norte-americanas, língua inglesa, aulas de conversação, esportes tipicamente norte-americanos (beisebol, futebol americano, etc.), culinária e muito mais. 

Além disso, por virem de diversas partes do Brasil, através de trocas formais e informais de experiências, os participantes aprendem mais sobre o seu próprio país. 





Nenhum comentário: