quinta-feira, 10 de abril de 2014

PNAIC SE REÚNE PARA I ENCONTRO DE MATEMÁTICA


As coordenadoras do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na idade Certa – na 12ª DIRED, as pedagogas Maria Augusta e Maria Helena, reuniram-se hoje, dia 10/04, no auditório da 12ª DIRED, para tratarem sobre a I Formação do PNAIC na disciplina de Matemática, que acontecerá no próximo sábado, dia 12/04, na Escola Estadual Jerônimo Rosado, de 08 às 17 h.

As Marias - Helena e Augusta
Presentes à reunião, as professoras orientadoras das turmas: Décima Maria, Lúcia Helena, Joana Torres, Sandra Diógenes, Socorro Bezerra, Sueleide Ferreira, Zilma Marques.

As professoras...
... orientadoras
Na pauta, questões relacionadas ao desempenho avaliativo do módulo de português, a frequência dos participantes, os horários preestabelecidos pela coordenação, a relação dos professores/supervisores e suas respectivas turmas, as professoras adventistas (horários e lanches para as reuniões na 12ª DIRED) e o alinhamento dos planejamentos previamente elaborados na formação em Natal/RN (sempre às 15 h).



O PNAIC está sendo ofertado para professores que trabalham com alunos do 1º ao 3º anos e para supervisores que acompanham os do 1º ao 5º anos, pertencentes à rede pública do estado, na circunscrição da 12ª DIRED

NOTA DA 12ª DIRED

ENTENDENDO O PACTO 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. 

Alfabetização 

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. 

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: 

1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador; 

2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias; 

3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade; 

4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem. 

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática. 

Governos 

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a: 

• Alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; 

• Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; 

• No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação. 

Para conhecer melhor o Pacto 

As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: 

1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; 

2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; 

3. Avaliações sistemáticas; 

4. Gestão, mobilização e controle social. 


NÚMEROS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL 

Nº escolas com matrículas no 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa 108.733 

Nº de turmas do 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa 400.069 

Nº de matrículas do 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa 7.980.786 

Fonte: INEP



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