sábado, 5 de abril de 2014

ALUNOS DA EE RUI BARBOSA-TIBAU/RN, SÃO DESTAQUES NA FEBRACE

Representar sua escola na maior Feira de Ciências e Engenharia do Brasil não é tarefa fácil para os alunos das escolas públicas, principalmente, porque a concorrência é muito grande e cada projeto apresentado é, por si só, capaz de representar, dentro dos parâmetros exigidos pelas feiras local, regional e estadual, a cidade e o estado a que pertencem.


Por isso, é que a Escola Estadual Rui Barbosa, na cidade de Tibau/RN, pode se considerar uma fábrica de ganhadores de feiras, pois a cada ano que passa seus alunos se aprimoram na arte do trabalho cientifico e elaboram projetos vencedores que os levam sempre para os primeiros lugares e, com isso, com o título e a responsabilidade de divulgarem o que de bom, nas áreas de Ciências e Tecnologias, eles estão fazendo.


Nas feiras realizadas – no ano de 2013 –, primeiro na escola e depois nas Feiras da 12ª DIRED e Estadual (Cienciarn), os projetos “Real Brasileiríssimo” e “Tibau Rumo à Sustentabilidade Através da Cultura do Coco”, galgaram sempre os primeiros lugares e, com isso, garantiram passagem para a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), realizada na cidade de São Paulo/SP, no campus da USP (Universidade São Paulo). 

OS PROJETOS: 

TIBAU RUMO À SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA CULTURA DO COCO 

Guilherme Fernandes Genésio da Silva, Perteson David Batista Cruz, Kelvin Stênio de Moura Nascimento (alunos), Ieda Herculana Felipe dos Santos (orientador) E.E. Rui Barbosa, Tibau/RN 

REAL BRASILEIRÍSSIMO 

Alícia Ermínio Silva, Jhonatan Victor Piffer, Pâmela Cibelly Santos Silva (alunos), Victor Silva do Carmo (orientador) 


Assista ao vídeo do Real Brasileiríssimo, clicando no link abaixo:


Lá em São Paulo, os projetos também foram destaques e conseguiram menção honrosa, na categoria Ciências e Tecnologias, dado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Além disso, o projeto Real Brasileiríssimo foi considerado o melhor na área de Criatividade e Inovação e o seu professor ficou em 2º lugar como o melhor professor destaque da Feira, numa disputa que é feita entre todos os participantes. 

E não ficou só nisso não: o projeto Real Brasileiríssimo foi classificado para participar da Feira de Ciências de Londres/Inglaterra (London International Youth Science Forum 2014) e, pelo Brasil, convidado a participar das seguintes Feiras de Ciências: 

              • Feira do Amapá (AP) = novembro 
              • Feira do Pará (PA) = setembro 
              • Feira do Maranhão = 2º semestre 
              • Feira de Fortaleza = maio 

Segundo o professor Victor Silva do Carmo, o mais importante em tudo isso foi que a participação dos alunos em projetos científicos trouxe o beneficio da mudança de atitude.

O aluno que participa de uma Feira de Ciências sofre uma mudança radical no seu comportamento – para melhor – e passa a se preocupar mais com os seus estudos, com o bem-estar de seus colegas e o coletivo passa a ser mais empregado entre eles. Além do mais, a escola passa a ser, também, uma preocupação sua e ele a fiscaliza e cobra mais de seus gestores. Tudo isso é benéfico, pois todos crescem e o resultado disso tudo são salas cheias e participativas. No final, o exemplo dado é visto como espelho para os demais e todos querem ser destaques nas próximas Feiras de Ciências da escola”. 

O atual diretor da EE Rui Barbosa, o professor Paulo Sérgio da Costa disse que os projetos foram uma proposta para mudança de atitude e trouxeram à tona todo o resultado de um trabalho feito no dia a dia da escola.

Percebemos que o processo ensino e aprendizagem deve ser bem planejado, para que os resultados possam vir ao longo dos anos. A nossa instituição conta com uma equipe sempre preocupada em fazer com que os discentes pensem diferentes possibilidades com relação ao mundo que está fora dos muros da escola. Termos chegado à FEBRACE, em 2013, com um projeto já foi maravilhoso. E agora, em 2014, com dois projetos, foi a certeza de que estamos no caminho certo. Sabemos que ainda falta muito para alcançarmos a excelência, mas estamos sempre avançando e, com compromisso e responsabilidade, a educação de Tibau dará um salto de qualidade na sua forma do fazer pedagógico”. 

NOTA DA 12ª DIRED

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – enviou à Escola Estadual Rui Barbosa, o técnico do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) Jerônimo Rosado, Enilton Ferreira, para que o mesmo resolvesse o problema da falta de internet na Sala de Informática da escola.






Nenhum comentário: