quarta-feira, 12 de março de 2014

ENSINO MÉDIO: CAMPANHA CONTE ATÉ 10


Com a presença da professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED –, os gestores das escolas do estado que contemplam o Ensino Médio, em Mossoró e Circunscrição, receberam orientações, das técnicas Geralda Efigênia (SUEM – Subcoordenadoria do Ensino Médio) e Edneide Gomes da Silva (NEEPDH - Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos), sobre a campanha Conte Até 10 – Valente Mesmo é Quem não Briga. 

Técnicas Edneide Gomes e Geralda Efigênia
Os gestores
A campanha é voltada para alunos do Ensino Médio, das escolas públicas do estado, com a finalidade de disseminar, metodologicamente, no espaço democrático da escola, discussões e, através delas, provocar mudanças de comportamento nos sujeitos. 

Técnica da SUEM Geralda Efigênia
As técnicas explicaram que, a partir dessas discussões – sobre o tema violência em suas diversas faces –, espera-se que os estudantes alcancem um nível de aprendizagem significativa, possam fazer intervenções possíveis e desenvolver atitudes de paz e respeito aos Direitos Humanos, dentro e fora da escola. 

A apresentação da Campanha "Conte até 10"
Na apresentação, as técnicas discorreram sobre os objetivos do projeto didático da campanha: 

1 – Servir de material complementar aos temas tratados no Ensino Médio 
2 – Promover a reflexão sobre a violência, em especial a juvenil 
3 – Estimular o debate e o conhecimento sobre as consequências sociais e penais de um crime de homicídio 
4 – Fomentar atitudes de paz, respeito aos direitos humanos e consciência frente a situações de pressão ou frustração 
5 – Fornecer materiais de embasamento para a discussão sobre temas correlatos ao homicídio como bullying, discriminação, o funcionamento do sistema de Justiça, entre outros 
6 – Desenvolver a capacidade crítica 
7 – Discutir sobre homicídio e violência como temas interdisciplinares 

Por fim, as técnicas entregaram o material didático da campanha e mostraram que o conteúdo metodológico do mesmo foi agrupado em quatro grandes temas que podem ser trabalhados cada um em uma ou várias aulas, em atividades extraclasses ou ao longo dos três anos do Ensino Médio: 

Entrega simbólica do material aos gestores
I – Vida e Morte. Valorização da vida 
II – Direitos e deveres dos adolescentes. O ato infracional, o homicídio e o Tribunal do Júri 
III – Violência nas escolas e bullying 
IV – Enfrentamento da violência nas escolas. Propostas para uma cultura de paz e de respeito aos direitos humanos 

As técnicas da 12ª DIRED, responsáveis pelo Ensino Médio em Mossoró e na Circunscrição, Goretti Silva, Elizete Amorim e Edcleide Silva, falaram sobre:

Técnica Goretti Silva
• Alunos do Cursinho que passaram no Vestibular da UERN: os gestores precisam enviar a relação dos aprovados para a 12ª DIRED
• Cursinho: as aulas do DIREDVEST/2014 serão iniciadas assim que a greve dos professores acabar
FEBRACE: ida dos professores e projetos classificados a São Paulo/SP, na segunda semana de março
• Projeto Despertar: a capacitação será de 14 a 17/04/2014, em São José de Mipibu

A professora Magali Delfino aproveitou a ocasião para repassar algumas informações relacionadas à última reunião com os gestores:

Professora Magali Delfino com as técnicas Goretti Silva, Edcleide Alves e Elizete Amorim
• A greve 
• A reposição das aulas
• A aprovação dos alunos no vestibular 
• A documentação do aluno que passou no vestibular 
• A importância da reunião entre 12ª DIRED e gestores 

Em seguida, a coordenadora pedagógica Elma Cunha falou sobre o SIGEduc, abordando as questões que ainda estão sendo motivo de dúvidas por parte dos gestores. A coordenadora falou ainda de: 

A coordenadora pedagógica Elma Cunha
• Gratificação dos gestores (porte das escolas) 
• Aulas suplementares (como implantar no SIGEduc) 
• A alocação prioritária da carga horária dos professores 
• A implantação do projeto para a reposição das faltas 
• A data final para a alocação das horas suplementares (12/06) 

NOTA DA 12ª DIRED

A campanha "Conte até 10" visa sensibilizar a sociedade com objetivo de evitar os homicídios cometidos por impulso, que ocorrem em situações como brigas em bares, discussões no trânsito ou entre vizinhos. O alvo são os crimes que acontecem em função da banalização da violência, da falta de tolerância, da ação impensada no momento da raiva. Daí a proposta de contar até dez e manter o controle. 

A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP), integrada pelo CNMP, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça. Instituída em fevereiro de 2010, a ENASP promove a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança no país e coordena as ações de combate à violência. 

Com a campanha "Conte até dez", a Estratégia quer ir além da qualificação e sensibilização dos agentes do sistema de justiça. Quer engajar também a sociedade civil. Na luta contra o homicídio, o desafio agora é agir em duas frentes: combater a impunidade, viabilizando a investigação e julgamento dos crimes, e conscientizar os brasileiros para evitar atitudes e reações contra a vida, em situações de violência. 

Realização 

Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP). Integram a ENASP o CNMP, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça (MJ). 

Estrelas 


Quatro atletas estrelam os filmes da campanha, que serão veiculados gratuitamente pelas principais emissoras de TV do país. Anderson Silva, campeão mundial peso-médio do UFC; Júnior Cigano, campeão mundial peso-pesado do UFC; Leandro Guilheiro, judoca duas vezes campeão olímpico; e Sarah Menezes, judoca campeã olímpica em 2012. Eles aderiram à iniciativa sem cobrar cachê.

Entre as mensagens inseridas na ação estão "Quem é da paz não briga", "A raiva passa. A vida fica" e "Sua vida vale mais que qualquer briga". O material de divulgação inclui jingles de reggae, rap e funk, anúncios para jornais e revistas, ações em mídias digitais e rede sociais e game. O material será veiculado gratuitamente por mais de 26 emissoras de televisão nacionais e regionais, abertas e a cabo, 115 rádios em todo o país, 35 revistas e 40 jornais, além de portais de internet e mídias alternativas (cinemas, mídia indoor, etc). 

Também está em produção, em parceria com o Ministério da Educação, uma cartilha educativa que tem como objetivo orientar professores sobre como tratar o tema da violência em sala de aula. O material será distribuído em todo o Brasil a partir de 2013. O Ministério Público está organizando eventos regionais de lançamento, muitos em escolas públicas com histórico de violência, para repercutir a campanha e mobilizar a sociedade local. Já há eventos confirmados em 13 estados. "Para atingir essa parcela da população, buscamos o apoio de atletas que se tornaram ídolos dos nossos jovens. Precisamos reverter os números de homicídios nessa faixa etária, que são alarmantes", afirmou Taís Ferraz. Entre 1980 e 2010, as mortes de jovens com até 19 anos cresceram mais de 370% no país. 

Fonte: CNMP - Notícias - 08/11/2012

Nenhum comentário: