terça-feira, 29 de outubro de 2013

12ª DIRED REÚNE GESTORES PARA FALAR SOBRE MATRÍCULAS


Com a finalidade de repassar as informações sobre as matriculas de 2014, a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – reuniu todos os gestores das escolas públicas do estado - de Mossoró e Circunscrição - no auditório da entidade, dia 25/10, às 08h30min., e aproveitou para introduzir outros assuntos relacionados ao exercício de sua gestão no ano de 2013.


A professora enfatizou o sucesso da parceria entre DIRED e escolas, enumerando vários acontecimentos relacionados com o bom andamento entre os órgãos, dentre eles:


• O sucesso da VI Feira de Ciências da 12ª DIRED 
• O desempenho, em seguida, dos alunos da 12ª DIRED, na III Feira de Ciências no Semiárido Potiguar, quando as escolas pertencentes à diretoria regional obtiveram classificações para as Feiras: 

          De Londres, na Inglaterra (EE Rui Barbosa – Tibau/RN
          De São Paulo (FEBRACE), em São Paulo/SP 
          Da Cientec, em Natal/RN


A professora aproveitou a ocasião para dizer que “o trabalho em parceria tem dado excelentes resultados, pois promove aqueles que, de fato, estão comprometidos com a educação do seu país. Neste item, nós temos tido o prazer de contar com excelentes professores e ótimos gestores. O resultado disto é uma elevada melhora em nosso índice do IDEB, caracterizando esse comprometimento de que tanto falamos”. 

Ainda em sua fala aos gestores, a professora discorreu sobre: 

• Jornada Pedagógica – de 03 a 06/12/2013 – para as DIREDs em Natal/RN 
• Jornada Pedagógica – de 17 a 18/12/2013 – para as escolas da 12ª DIRED 
• Início Ano Letivo – dia 23/01/2014 
• Férias – 12/06 à 13/07/2014 

Com relação ao ano de 2013, a professora falou também sobre: 

• Professor fora do rol 
• Enturmação 
• Horas Suplementares até o dia 30/10 
• Frequências das escolas com relação ao Bolsa Família 
• Monitoramento


Para encerrar a sua participação no encontro, a professora Magali Delfino entregou certificados de participação às escolas de Mossoró e da Circunscrição.


Em seguida, foi a vez da coordenadora pedagógica, Elma Cunha, falar sobre o SIGEduc, mostrando, através da prática – foi instalado um computador online no qual a servidora pôde, através da entrada de um gestor com a sua senha, acessar o sistema e mostrar, aos outros gestores, as várias etapas, os vários caminhos e atalhos, para cadastrar seus alunos – como agilizar e, com isso, beneficiar-se com a matrícula online.


A coordenadora explicou ainda que o SIGEduc tem possibilitado um avanço significativo na gestão educacional (O SIGEduc é um recurso que moderniza as rotinas de gestão e promove, junto à Secretária de Educação, um acompanhamento mais personalizado, mais ágil e, com isso, apoia o trabalho de gestores, professores e demais profissionais que integram a escola).


Durante a exposição, a professora Elma Cunha elencou o Processo de Matrícula e Suas Etapas e entregou a cada gestor um Guia Prático de Treinamento do SIGEduc.


Depois, foi a vez da coordenadora do NEE, na 12ª DIRED, Maria Vanda, que passou a fazer uma explanação sobre a Matrícula Antecipada dos Estudantes com Necessidades Especiais, trazendo, na pauta, depoimentos, alunos e professores com necessidades educacionais especiais, seus avanços e conquistas. 

Abaixo, a pauta da coordenadora: 

• Professor do AEE 
• Professor Itinerante 
• Professor Auxiliar 
• Professor Intérprete 
• Professor Instrutor de LIBRAS

A coordenadora destacou a participação da 12ª DIRED no Encontro das DIREDs, onde foi apresentado um professor de LIBRAS com pós-graduação mostrando que Mossoró e Circunscrição estão bem servidas neste quesito voltado para a educação de estudantes com NEE. Com relação às conquistas, a coordenadora Maria Vanda elencou vários itens considerados excelentes para o ano de 2013, na 12ª DIRED

• 16 Salas de Recursos Multifuncionais – SRM
• Criação de Classe Hospitalar 
• Mobiliário Adaptado 
• 16 professores auxiliares em sala de aula 
• Horas suplementares para AEE 
• 10 intérpretes de LIBRAS 
• 08 instrutores de LIBRAS 

OS INTERPRETES:

Os participantes com Necessidades Educacionais Especiais - NEE - ...
... eram informados através da LIBRAS,...
... Língua Brasileira de Sinais, por professores e instrutores
OS DEPOIMENTOS:

Professora Andreza - do Abel Coelho
Danielle (Surda) falando aos presentes, através da LIBRAS
Professor Ismar - Areia Branca - falando sobre a inclusão na E.E. Dagmar Sabino: 06 surdos convivem harmoniosamente na instituição, recebendo conhecimentos e receptividade por parte dos demais alunos  
Diretor do Hermógenes Nogueira da Costa 
Vários foram os depoimentos, dentre eles, o do diretor da Escola Estadual Hermógenes Nogueira da Costa – situada no bairro Lagoa do Mato que leu uma poesia de Literatura de Cordel – de Luiz Campos – intitulada “Carta a Papai Noel” para, em seguida, falar da satisfação de ter recebido alunos com necessidades educacionais especiais e “de ter passado a compreender esse universo tão distinto, porém tão fascinante, que nos ensina tanto e nos faz cada vez mais comprometidos com a inclusão social”. 

IMAGENS DOS GESTORES PRESENTES:


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS DIAS 24 e 25/10/2013 – SERRA DO MEL/RN


O professor se deslocava de sua cidade para a Serra. Ia, como costumeiramente faz, repassar suas experiências cognitivas, próprias de quem estudara o aceitável para exercer o cargo, para os alunos dos Saberes da Terra – das várias vilas que compunham o município da Serra do Mel/RN – na certeza de que, fazendo assim, estaria, também, absorvendo o conhecimento de mundo – e até formal – daqueles que são, no momento, a sua principal fonte de inspiração, comprometimento profissional e prazer em mediar esse mesmo conhecimento.

O carro rasgava a escuridão e buscava no horizonte – entre o Céu e a Terra – o caminho mais perto para chegar ao seu destino tantas vezes percorrido nesses últimos 11 meses de aprendizagens. Na bolsa de trabalho, o professor levava a sua avaliação. Depois de vários exercícios, repetidas observâncias de introdução ao mundo matemático e depois de tantos testes sobre as quatro operações, desta vez tinha chegado a hora da famosa prova. Aquela que, embora se diga que avalia o conhecimento do aluno, eleva, muitas vezes a temperatura, dá tiques nervosos e faz com que o coração bata mais forte, talvez dificultando o raciocínio, a lógica e, principalmente, a capacidade de discernimento – embora isso varie – de cada um que irá participar dessa sabatina. 

Já na vila Rio Grande do Norte, o número de alunos que vieram de suas vilas – algumas distantes 5, 10, 15 e até 20 quilômetros de distância – era perfeitamente compatível com os esforços que cada um fazia para estar, depois de um dia de labuta árdua, ali, na sala de aula para receber e, como no caso presente, demonstrar, através de um famigerado teste, o quanto tinha aprendido naqueles meses – isto em menos de 3 horas de avaliação – sobre algarismos, problemas, cálculos, propriedades e fórmulas.


Divididos em grupos, eles se dispuseram à vontade do mestre. Cada um, rápido ou um pouco mais lento, ia procurando os atalhos ensinados e marcavam, após montarem e resolverem, os itens solicitados na bendita avaliação.


No final, sucesso total. A cara de satisfação, a descontração percebida, o orgulho de ter conseguido fazer o que fora pedido dava a certeza, ao educador, de que vale a pena enfrentar os riscos, as intempéries semanais, a distância (cerca de 80 quilômetros) – nem sempre percorrida com a tranquilidade desejada – e dar a sua contribuição para uma vida mais justa, mais independente e, socialmente, mais estável ao homem do campo. 

NOTA DA 12ª DIRED (1): 

Na quinta-feira, dia 24 de outubro, a Escola Estadual Padre José de Anchieta fez a solenidade de encerramento do Curso de Noções Básicas de Direito, ministrado pelo doutor Aldo Araújo e dado, gratuitamente, aos alunos da referida escola.

A Mesa de Autoridades, tendo em destaque (em pé) o doutor Aldo Araújo
O ato foi marcado pela entrega de certificados aos participantes, tendo sido preparado, na Sala de Multimídia, pelos alunos Josué, Ruan e Marina – encarregados da ornamentação -, tendo como cerimonialista uma ex-aluna da escola, Edna Moreno, hoje aluna da Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Os alunos que ornamentaram o recinto para o evento: Marina,  Ruan e Josué e a cerimonialista Edna Moreno (em primeiro plano)
O doutor Aldo Araújo é da Serra e ex-aluno da Escola Estadual Padre José de Anchieta, tendo sido o 1º presidente do Grêmio Estudantil. Disponibiliza parte do seu tempo, todos os anos, para ministrar este curso para os alunos da sua ex-escola, desta forma contribuindo para que eles recebam orientações básicas e saibam mais sobre os seus direitos constitucionais.

Doutor Aldo Araújo - ministrante do Curso de Noções Básicas de Direito
Presentes, na ocasião do ato solene – e compondo a mesa de autoridades –, as seguintes personalidades: 

• Professor Roberto de Araujo – diretor da EEPJA e anfitrião do evento 
• Vereador Moabe Soares – representando o poder legislativo do município 
• Professor Raimundo de Araújo – vice-diretor da EEPJA 
• Professora Ana Paula Dantas – secretária geral da EEPJA 
• Doutor Aldo Araújo – ministrante do curso e amigo da escola

Mesa de Autoridades: em destaque o Edil Moabe Soares
ALUNOS PARTICIPANTES DO CURSO DE NOÇÕES BÁSICAS DE DIREITO:

A procura pelo Curso de Noções Básicas de Direito...
... é bastante concorrida e esta é a turma do 2º semestre de 2013
NOTA DA 12ª DIRED (2): 

Nos dias 22 e 23/10/2013, os professores dos Saberes da Terra - da Serra do Mel/RN - deveriam estar participando de uma formação na cidade de Pau dos Ferros/RN, como preparação para uma Especialização na área de Educação do Campo, mas, infelizmente, por falta de organização, comunicação e comprometimento de quem coordena, os professores não ficaram sabendo e, muito menos, foram comunicados, em tempo hábil, de que deveriam se deslocar – de suas cidades – para tomarem parte nesta preparação riquíssima de conhecimento voltado para o homem do campo.


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O FELIZ DIA DOS PROFESSORES DO CESLAUVA


Com o titulo "Faça o (a) Nosso (a) Professor (a) Feliz", o Centro de Educação Especial Profª Mª Lauretânia R. B. do Vale comemorou a semana dedicada a esses grandes Profissionais chamados de “Mestres”. A programação se estendeu até dia 18/10 e contemplou várias atividades voltadas para a interação entre funcionários e docentes, dentre elas, a brincadeira do anjo. 

Cada Funcionário chamado de ANJO, durante essa semana, cuidou de um PROFESSOR, com mensagens, lembrancinhas, cartazes, fotos, e incentivando os alunos e a família a lembrarem desse Profissional, às vezes, tão esquecido no seu dia a dia. 

O Centro procurou, na sua programação, diversificar os temas elaborados e incluir detalhes que pudessem prestigiar, de fato, os homenageados, conforme abaixo mencionados: 

14/10 – Reunião com a família dos alunos. 

15/10 – Homenagens através do celular e do Facebook. 

16/10 – Merenda especial na hora do recreio, com entrada solene dos alunos do MAIS EDUCAÇÃO tocando o “parabéns” com flauta. Logo após, os mesmos foram recebidos pela Comunidade Escolar, na frente da escola, com fogos, mensagens, músicas e algumas mães prestando homenagens. No turno vespertino, a Cantora Amanda Costa encerrou o dia cantando músicas especiais para eles. 

17/10 – Algumas classes fizeram festa para o Professor e, as restantes, os Anjos, que estavam cuidando de cada um, deixaram mensagens no quadro, na cestinha, e os alunos escreveram numa agenda o que gostariam de dizer para os mesmos. 

18/10 – Dia especial, com café da manhã e chá da tarde. Na parte cultural, danças, músicas e teatro com os alunos do Mais Educação. No momento mais especial, a descoberta do ANJO AMIGO, que se revelou e presenteou seu (a) amigo (a). Importante salientar que foram as famílias que fizeram o lanche do dia. Outro momento singular foi a entrega das mensagens escritas pelos próprios alunos, numa agenda que eles guardarão para sempre 

IMAGENS DA PROGRAMAÇÃO: 

Alunos cantando no dia da festa: oficina de flauta com os monitores
Sala preparada para eles: hora do descanso
Carro de som e alunos cantando o parabéns
Aluna falando para a sua professora
Mãe dando depoimento sobre a professora do seu filho
Comunidade escolar participando
Aluno deixando a sua mensagem na agenda
Parabéns na hora do intervalo na sala preparada para eles
Cantora Amanda Costa homenageando os professores
Professores atentos às homenagens em destaque
Apresentação dos alunos
Café preparado pelas mães
Professores sendo servidos
Alunas cantando
Alunos do turno matutino
Aluno parabenizando os professores
NOTA DA 12ª DIRED

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – parabeniza a todos que fazem o Centro de Educação Especial Profª Mª Lauretânia R. B. do Vale, enaltecendo a dedicação de seus profissionais para construir uma sociedade mais justa e livre de preconceitos. 

Texto (adaptado) e fotos: Fátima Luz

NOTA DA 12ª DIRED: SIGEDUC E MATRÍCULA ON LINE


Prezados gestores, 

Informamos que todas as escolas devem realizar, no período mais rápido possível, a oferta de vagas no SIGEduc. Nessa etapa, as escolas que estiverem utilizando a matrícula on line irão informar, no sistema, o total de vagas a serem ofertadas por série/ano/turno. 

A escola deverá informar sua capacidade total, incluindo as vagas para os estudantes veteranos. Tudo deve ser feito realmente de acordo com a capacidade da escola, pois estas serão validadas pela DIRED e pela central de matrícula. 

A oferta de vagas deve obedecer aos seguintes passos: 

1. Acessar o SIGEduc, digitando usuário e senha; 

2. Acessar Portal da Gestão escolar-> Matricula-> Gerenciar oferta de vagas; 

3. Informe as vagas para cada Ano/Turno de sua escola ->Clique no botão Gravar vagas. 

Informamos ainda que, nesta sexta-feira, dia 25/10, no auditório da 12ª DIRED, às 8h, haverá uma reunião para todos os gestores e nela serão dadas orientações sobre matrículas on line. 

Atenciosamente, 

Equipe Matrículas On Line 

Em caso de dúvidas, procurem: Maria Elma (3315-5669), Francisca Alvanete, Socorro Gondim, Vanda (3315-3343) e Jalmaras (3315-3342).