terça-feira, 3 de dezembro de 2013

PROJETO FAZ A RELEITURA DE OBRAS ARTÍSTICAS DE RENOMES NACIONAL E MUNDIAL CONTEXTUALIZADAS NO CENÁRIO AREIA-BRANQUENSE - CEESLAUVA


APRESENTAÇÃO 

O Centro de Educação Especial – CEESLAUVA – é uma entidade que já existe no município de Areia Branca há 26 anos. No mesmo prédio também funciona a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Lauretânia R. B. do Vale, a qual desenvolve suas atividades pedagógicas pautada na Inclusão Social e Acessibilidade. 

Atualmente, pelo segundo mandato consecutivo, assume sua Direção a educadora Maria de Fátima Luz Lemos. A diretora disse que “se orgulha da sua equipe, que é comprometida, que veste a camisa da instituição, e que se recicla constantemente para elevar o nível cognitivo e social do corpo discente”. Segundo a gestora, “esta é uma das razões de oferecermos todo o nosso apoio e colaboração ao Projeto em pauta”. 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA 

A Arte imprime o âmago da alma; a Beleza expressa o sentimento do Artista e a Posteridade registra sua imortalidade” este é o lema que a Professora Maria Antonia da Silva escolheu para o seu Projeto denominado... 

                                                     • a Arte, 
                                                     • a Beleza e 
                                                     • a Posteridade”, 

... que culmina numa Exposição Fotográfica. 


A abertura será nesta quarta-feira (04/12) com um coquetel para a imprensa, as autoridades e os convidados e se estenderá até esta quinta e sexta-feiras (05 e 06 do corrente), na Biblioteca Municipal José Justiniano Solon, situada à Rua Cel. Liberalino, Centro, Areia Branca (RN), nos horários: 08h às 12h; 14h às 17h e 19h às 21h. 

A Exposição trata de uma releitura de obras artísticas de renomes mundial e nacional contextualizadas no cenário areia-branquense, cujos modelos fotográficos foram os educandos da turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA Especial. 

Professoras Fátima Luz e Maria Antonia: idealizadoras da exposição
A Professora Maria Antonia da Silva, além do apoio da direção, teve como colaboradora a também Professora Francisca das Chagas dos Santos. Os educandos da turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA serviram como modelos fotográficos e ainda contaram com o servidor público Emanuel Messias e a instrutora de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – Lílian Nascimento. 

O fotógrafo, parceiro deste Projeto, foi o conceituado Carlos Eduardo Barros, do Stúdio Art&Fotos Design situado à Rua dos Calafates. 

Segundo a Professora, o Projeto foi dividido em três eixos. “Não foi tarefa fácil escolher as Obras de Arte, haja vista a sua vastidão”, explicou. Diante desse universo complexo, ela procurou as que melhor se destacam pelo amplo conhecimento popular e significado em caráter educativo, histórico, cultural, artístico, religioso, econômico e social, pois “envolvem personagens e situações de uma época, como é o caso do 1º Imperador de Roma, Caio Júlio César Otaviano Augusto, que tem em seu nome vários títulos e que, segundo historiadores, manteve as aparências da república em Roma, mas também concentrou, na sua pessoa, as mais importantes funções republicanas”. 

OS QUADROS

A LIÇÃO DE ANATOMIA DO Dr. TULP, a qual retrata uma aula de anatomia do doutor Nicolaes Tulp. O corpo que aparece no quadro é de um marginal que havia sido condenado à morte por assalto a mão armada no dia anterior à lição. “Lições de anatomia realmente existiam e aconteciam em anfiteatros, dadas por doutores anatomistas”, revelou a professora. 


A MONALISA e aquele semblante indecifrável, que tornou a obra controversa, com algo oculto e misterioso onde o masculino e o feminino se misturam; “enfim, seus questionamentos continuam até os dias atuais”, acrescentou a educadora. “É a mais famosa e mais valiosa pintura do mundo”, disse. 


RAPARIGA OU MOÇA COM O BRINCO DE PÉROLA, que também é referido como "a Monalisa do Norte" ou "a Monalisa holandesa" é também de inestimável beleza e tão famoso que inspirou um filme o qual retrata uma história fictícia. 


A PIETÁ que representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. “É impossível não se comover com um trabalho de admirável perfeição”, comentou.


O PENSADOR, de uma introspecção e peculiaridade que são impossíveis de passar despercebidas. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. Originalmente chamado de O Poeta. Na sua origem, procurava retratar Dante (Autor da Divina Comédia) em frente aos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema. “E quantos desses momentos não vivemos nós, durante o nosso percurso?”, subjetivou a educadora deixando uma interrogação no ar. 


ROSA E AZUL que chama a atenção pela beleza, simplicidade e, ao mesmo tempo, sofisticação. A austeridade da época e o orgulho dos pais atingiram seus objetivos neste registro.


A DAMA DA JUSTIÇA, por sua vez, bela e com os seus símbolos: espada, balança e a venda em seus olhos a implorar que acreditemos na imparcialidade. E a nossa realidade muito contradiz seus preceitos. Mas não podemos deixar de acreditar que a Justiça, também simbolizada pelo Arcanjo Miguel, nos abandone. “Sua representação é tão antiga que não se atribui sua autoria a nenhum autor em especial, mas o mundo todo a conhece e muitos Tribunais a adotam”, finalizou. 


AS ESTÁTUAS 

O CRISTO REDENTOR, no Rio de Janeiro/RJ, é a primeira impressão do Brasil turístico. Tornou-se um símbolo do cristianismo, um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do país.


PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA, no Juazeiro/CE, traduz o seu jeito simples e carismático o qual contagiava a população que cada vez mais se entregava à religião e ao trabalho. “Sua influência é tanta, que é considerado ‘Santo Milagroso’, principalmente, pelos nordestinos que se pegam chamando-o de ‘Padim Padi Ciço”, completou a professora. 


SÃO FRANCISCO, no Canindé/CE, atrai anualmente milhares de fiéis. Trata-se de uma homenagem a um homem simples, do povo, o idealizador do presépio, Padroeiro da Ecologia, e escolhido pela revista Times, em 1999, numa pesquisa entre seus leitores, a personalidade mais marcante e mais importante do milênio que terminava. “Ou seja: entre tantos títulos também é seu o do 'Homem do Milênio'. Para muitos, Canindé é a Meca nordestina, tão marcantes são a fé e a religiosidade do povo ao seu Santo de devoção”.


SANTA RITA DE CÁSSIA, na cidade de Santa Cruz/RN, monumental, é a maior estátua de todo o continente americano e a maior imagem católica do planeta. A construção é recente (2012), mas é um complexo turístico religioso que atrai milhares de pessoas para sua visitação e veneração. 


Para a professora, os autores dessa grande obra são um capítulo à parte. “O Projeto tratou de caracterizar os educandos das referidas Obras de Arte e fotografá-los no cenário areia-branquense que não deixa a desejar para lugar nenhum”. 

COLABORAÇÃO

A equipe do CEESLAUVA, em especial as professoras Maria Antonia e Francisca Santos contaram com a valiosa colaboração das pessoas e entidades da cidade e dos familiares dos educandos, tornando viável a realização do Projeto. 

JUSTIFICATIVA 

Como reflete o lema, a Arte imprime o âmago da alma, o que o artista sente ao criar a sua obra, como se fosse uma extensão de seu corpo. A Beleza expressa o sentimento do referido artista, pois entenda você ou não de ‘Arte’ nenhuma obra lhe deixa indiferente. Algum conceito, alguma opinião ou crítica você faz sobre a mesma. E a Posteridade registra com sua peculiaridade. 

No final, a professora Maria Antonia reforçou o convite: “então, visitem-nos! Vocês precisam ver a exposição. Antes, dispam-se de tudo o que foi colocado neste texto, analisem, tirem suas próprias conclusões e se perguntem: o que seria do mundo sem as Obras de Arte?” 


Texto: adaptado do release do CEESLAUVA
Fotos: costabrancanews.blogspot.com/2013fotos adaptadas da Web




Nenhum comentário: