sábado, 7 de dezembro de 2013

OS CAMPEÕES DO I JEPA'S

Enfim, o projeto realizado!

Descobrir no Esporte uma forma pedagógica de educar, compreendendo que a diferença entre os que acreditam e aqueles que são céticos, está na forma de como a metodologia é empregada, é se permitir criar estratégias para que os jovens passem a ter, nesta concepção de ensino, a continuidade do fazer pedagógico.  

Pensando desta forma, o grupo gestor/pedagógico da EEPJA vem promovendo, nos dois últimos anos, ainda que timidamente, eventos esportivos na escola, dentre os quais podemos destacar: 

  • A Copa 40 Anos da EEPJA (2012), 
  • O Torneio Interclasse (Dia do Estudante), 
  • A Maratona Escolar, 
  • O JUVERNs (Fase Estadual/Natal-RN), 


A direção também se preocupou com as condições das práticas do Atletismo na escola e mandou construir uma Caixa de Salto, além de fazer a adesão ao Programa Atleta na Escola. Nas competições coletivas, os atletas das equipes de Futebol de Campo – Infantil e Juvenil – foram incentivados, e acompanhados em suas preparações, para participarem da fase regional dos JERNs, tendo as mesmas sagrado-se campeãs dos dois últimos anos do evento. 

Aliado a isso, a direção da escola conseguiu incluir, neste último ano, mais uma equipe nos JERNs: a de Futsal. E, dentro do programa Mais Educação, as modalidades esportivas do taekwondo e da capoeira. 

E agora um projeto se materializa e se torna realidade neste 07 de dezembro: percebendo o grande interesse dos jovens e adultos serramelenses pelo futebol, a direção sentiu a necessidade de trabalhar outras modalidades esportivas, nascendo os JEPAs - Jogos Escolares da Escola Estadual Padre José de Anchieta.  

O projeto trabalhou com Futebol de minicampo, na categoria mirim, para alunos do infantil, e com Futsal, este voltado para os alunos do juvenil. O atletismo se fez presente em três provas distintas: 

  • Velocidade, 
  • Resistência e, 
  • Salto em Distância (nas categorias Infantil e Juvenil) 
  • E o Vôlei de Areia em dupla feminino infantil e juvenil. 

Vejamos os Campeões do I JEPAs ATLETISMO

Velocidade – Categoria Infantil:


Campeão Iranildo Nogueira - EEPJA 

Velocidade – Categoria Juvenil:

Campeão Douglas Bezerra - EMVRN

Resistência – Categoria Infantil:

Campeão Lucas Matheus - EEPJA

Resistência – Categoria Juvenil:

Campeão Douglas Bezerra - EMVRN

Salto em distância – Categoria Infantil:

Campeão Lucas Matheus - EEPJA

Salto em distância – Categoria Juvenil:

Campeão Allisson Leite - EEPJA

Torneio de Vôlei de Areia: dupla Feminino

Dupla Campeã: Dalila Kelly e Érica Cordeiro

Torneio Interclasse de Futebol Minicampo-Mirim


Equipe campeã: 7º ano único - EEPJA

Torneio Interclasse de Futsal: Campeões: 3º ano I - EEPJA

Equipe campeã: 3º ano I - EEPJA
O evento contou com a colaboração dos voluntários Alíson Marinho, Edna Moreno, Hélio Costa, Jackson André, Mulico Costa, Rafael Linhares e Thiago Freitas e dos professores Huguinelson Régis e Edson Moreno que conduziram todas as competições.

Edna, Roberto, Mulico, Rafael, Hélio, Jackson e Thiago

REGISTROS E AGRADECIMENTOS:

- Queremos registrar e agradecer o trabalho voluntário de Ronam Gomes, que ministrou o aulão sobre taekwondo, orientando e preparando os estudantes para o campeonato open de taekwondo que acontecerá no dia 20 de dezembro na quadra municipal ao lado do colégio. 

- Queremos agradecer, de forma especial, a nossa equipe de cozinha: Anita, Xotinha, Doudora e Damiana por deixarem seus afazeres e suas famílias para cozinharem para os nossos atletas/estudantes. Parabéns pelo sabor especial da feijoada!

Equipe Campeã de Feijoada: Anita, Xotinha, Doudora e Damiana
- Queremos agradecer ao apoio da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Estado do Rio Grande do Norte - FETAM/RN, na pessoa do professor Assis Gomes; do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Serra do Mel - SINDMEL, na pessoa do presidente Francisco André da Silva; À Prefeitura Municipal de Serra do Mel - PMSM, na pessoa do prefeito Fábio Bezerra e a Câmara Municipal de Serra do Mel - CMSM, na pessoa do presidente Vandré Veras.

Gestor Roberto de Araujo

"Enfim, somos gratos a todos que, de forma direta ou indireta, nos ajudaram a divulgar e a realizar o I JEPAs e, com isso, parabenizamos a todos que participaram dos Jogos Escolares da Padre José de Anchieta e, em especial, aos campeões, mas, lembrem-se: só conquista título de campeão os que buscam, lutam, treinam e ensaiam. Agradecemos a participação de todos, mas em particular, aos atleta estudantes da Unidade de Ensino da Vila Paraná e aos da E. M. da Vila Rio Grande do Norte. E que possamos, juntos, fazer crescer esta parceria", finalizou o prof. Roberto de Araujo. 

NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – parabeniza a escola padre José de Anchieta, em nome do seu diretor Roberto de Araujo, pela iniciativa e pelo pioneirismo na inclusão através do esporte. 

Texto (adaptado) e fotos: EEPJA




Nenhum comentário: