quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

JORNADA PEDAGÓGICA 2014 DA 12ª DIRED


A 12ª DIRED realizou ontem (18/12) e hoje (19/12) a sua Jornada Pedagógica, referente ao ano letivo de 2014, com abertura e palestras no auditório do SESI – Serviço Social da Indústria – (manhã e tarde) e oficinas no auditório da Entidade e, também, na Biblioteca Pública Ney Pontes.

O ACOLHIMENTO/CREDENCIAMENTO





A ABERTURA CULTURAL 

A abertura do evento se deu com a apresentação cultural dos alunos da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, sob a regência do monitor Jordan – do programa Mais Educação.





A CERIMONIALISTA 

O evento esteve sob a responsabilidade da cerimonialista Norma Lilia – da 12ª DIRED – que, brilhantemente, conduziu os trabalhos da Jornada Pedagógica, enaltecendo cada vez mais a organização e a estrutura montada pela equipe de técnicos da entidade.




O PÚBLICO PARTICIPANTE








A ABERTURA DO EVENTO 

Com a presença de coordenadores, supervisores, professores, gestores e do secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – professor Joaquim Juraci Farias de Oliveira –, o evento teve a sua abertura oficial com a palavra da professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED –, que saudou a todos em nome do secretário adjunto da educação e começou a sua fala parafraseando Paulo Freire:


Gostaria de começar a minha fala lembrando Paulo Freire numa de suas frases em que o mestre nos ensina que é preciso diminuir a distância entre o dizer e o fazer ou, em outras palavras, é preciso começar a encurtar a distância que separa a teoria da prática e, mais ainda, é preciso que tenhamos convicção de que, de fato, as coisas acontecem é no chão da escola. E é lá que, verdadeiramente, o dizer e a teoria devem juntar-se ao fazer”. 

A professora fez questão de rememorar falas e pensamentos, tanto do secretário adjunto – ali presente –, quanto da própria secretária de educação, professora Betania Ramalho quando ela mesma questiona a forma de fazer acontecer essa aproximação:


Devemos, como diz a nossa Secretária de Educação, professora Betânia Ramalho, sair do nosso conforto pedagógico e arregaçar as mangas na incessante luta pela excelência na Educação; ou como disse uma vez o professor Joaquim Oliveira, em uma de suas palestras, que precisamos abrir nossas janelas e olharmos o horizonte a nossa frente, em cada um de seus detalhes” E acrescentou: “Sim, é preciso sair, realmente, desse conforto e, de fato, abrirmos nossos horizontes para o novo, para as novas metodologias e tecnologias educacionais, embora saibamos que convivemos dentro de um paradoxo estrutural que contempla escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI”. 

E terminou a sua fala, dizendo:


Senhoras e senhores educadores, sair do nosso conforto não significa deixar os nossos valores para ir a busca de algo desconhecido, improvável, mas, sim, sair do nosso universo já feito e adentrarmos aos universos daqueles que são a razão da nossa vocação. Precisamos mostrar que o espaço que eles frequentam é estimulador, atrativo, capaz de promover as transformações necessárias para quem vive num mundo competitivo e cada vez mais desafiador, e que, por isso mesmo, é na instituição que se constrói o alicerce para os sonhos reais e as metas sonhadas há bastante tempo. Precisamos, para isso, estar atentos as suas constantes mudanças e pegarmos carona juntos. Precisamos, portanto, usar o nosso lado de mestre, de educador, de facilitador, de incentivador, de psicólogo e, principalmente, de mediador do fazer pedagógico, pois sem essas habilidades todas sempre haverá uma distância razoável entre o discurso e a ação; entre o dizer e o agir; entre a escola que temos e a escola que queremos. Boa Jornada a todos... Obrigada”. 

AS PALESTRAS DA MANHà

A primeira palestra coube ao senhor secretário adjunto da educação, professor mestre Joaquim Juraci Farias de Oliveira, que abordou o tema principal da jornada: Avanços e Desafios na Consolidação da Educação Pública de Qualidade.



A segunda palestra da manhã foi ministrada pela professora doutoranda Márcia Betânia de Oliveira – da UERN –, que falou sobre Políticas de Currículo na Educação Básica.


AS PALESTRAS DA TARDE 

Antes da primeira palestra da tarde, a coordenadora do departamento de educação física da 12ª DIRED, Rosilene Miguel, e a técnica Elizete Amorim (Ensino Médio), botaram a plateia para se exercitar...





Em seguida, os técnicos da SUEM – Subcoordenadoria de Ensino Médio – Ana Cristina Batista e Tárcio Vitaliano da Silva abordaram o seguinte tema: Currículos e os Direitos de Aprendizagens no novo Contexto da Educação do Século XXI.




Após a parada para o lanche, os trabalhos foram retomados e as palestrantes do NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional Jerônimo Rosado – Regina Veloso e Vilani Alves desenvolveram o tema: Novas Tecnologias para Inovação Pedagógica.


SEGUNDO DIA DA JORNADA 

No segundo dia da jornada pedagógica, os trabalhos ocuparam dois espaços distintos, mas unidos pela mesma finalidade física: auditório da 12ª DIRED e auditório da Biblioteca Pública Ney Pontes. 

AS PALESTRAS 

Na 12ª DIRED, a palestrante foi a professora mestra Maria Elma Cunha de Paiva – coordenadora pedagógica da entidade – que falou sobre O Planejamento Estratégico em Discussão, com a participação de um público-alvo composto por gestores das escolas de Mossoró e da Circunscrição.



A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – esteve presente na abertura dos trabalhos e falou sobre as ações que serão colocadas em prática, para o cumprimento das metas no ano de 2014.



Várias foram as participações, por parte dos gestores, tornando a palestra da professora/coordenadora pedagógica rica em interações e, consequentemente, acrescentando ao conteúdo exposto.















No auditório da Biblioteca Pública Ney Pontes, sob a coordenação da vice-diretora da 12ª DIRED, Maria Judivânia Fernandes, as professoras Maria Márcia de Oliveira e Goretti Silva, palestrantes, falaram para coordenadores e pessoal de apoio sobre PNE (Plano Nacional de Educação) / PEE (Plano Estadual de Educação) – Compromisso do RN.




Assim como na palestra da 12ª DIRED, a participação do público ouvinte foi excelente, acrescentando, às discussões, dados, ações e, principalmente, a certeza de que o tema era de conhecimento das escolas.








Fotos: Maria Elma e Maria Augusta

Nenhum comentário: