terça-feira, 3 de dezembro de 2013

12ª DIRED REÚNE GESTORES PARA FALAR SOBRE MATRÍCULA ON LINE


A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – reuniu os gestores das escolas públicas do estado pertencentes à Mossoró e a sua Circunscrição, para falar sobre matrículas on line, feitas através do programa SIGEduc (Sistema Integrado de Gestão da Educação, implantado, este ano, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, especialmente para a Educação). 


Os gestores presentes – quase a totalidade das escolas – dentre outras queixas, com relação às dúvidas apresentadas, disseram das dificuldades que estão encontrando para efetivarem as matrículas de seus alunos, no prazo estipulado pela Secretaria de Educação, em consequência de vários problemas, dentre eles: 


• Matrículas não efetuadas (cadastram-se os dados, mas o sistema não efetiva após o ok); 
• O sistema que não abre; 
• O sistema que abre, mas não abre as telas de acesso aos vários ambientes; 
• Problemas com os sistemas Prisional e SEDUC


A professora ouviu as queixas dos gestores, os seus temores com relação aos prazos estipulados pela Secretaria de Educação e disse que “o sistema ainda está em fase de aperfeiçoamento e que os problemas que vão surgindo vão sendo solucionados, na medida do possível, pela equipe técnica”.


A professora falou ainda que a melhor forma de registrar aquilo que não pôde ser feito (devido a falhas no próprio sistema) é abrir um chamado para que fique registrada a presença e, logicamente, no chamado, o registro daquilo que não pôde ser feito. Em seguida, a professora aproveitou para falar sobre: 

• Ordenamento da rede; 
• Os polos em que estão sendo feitos os CPFs dos alunos da rede pública do estado – pelas técnicas da 12ª DIRED –, para que eles não venham a ter problemas no ato da matrícula.


A professora, então, passou a palavra para a coordenadora pedagógica da 12ª DIRED – Elma Cunha – que passou a mostrar, passo a passo, como acessar, cadastrar e efetivar as matrículas no SIGEduc. 

NOTA DA 12ª DIRED

O SIGEduc (Sistema Integrado de Gestão da Educação) é uma reengenharia do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) da UFRN. O SIGEduc permite a gestão das matrículas, diário de classe e está sendo expandido para possibilitar ambientes virtuais, alimentação escolar, gestão administrativa, dentre diversos outras funcionalidades. 

Representa um sistema pioneiro na educação do país com forte apoio do Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Créditos de criação: O SIGEduc e o SIGEduc Mobile foram criados pela empresa SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação. 


Nenhum comentário: