domingo, 15 de dezembro de 2013

12ª DIRED PARTICIPA DO FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA DIVERSIDADE DO TERRITÓRIO RURAL DO SERÍDO EM CAICÓ/RN


As vice-diretoras da 12ª DIRED – Maria Augusta Maia Marques e Maria Helena Maia – e o professor Raimundo Antonio de Souza Lopes participaram, nos dias 12 e 13/12/13, no auditório da sede da 10ª DIRED de Caicó/RN, do Fórum de Educação do Campo e da diversidade do Território Rural do Seridó, cujo tema de discussão foi "Educação do Campo, Desenvolvimento Sustentável e Convivência com o Semiárido."

A cerimonialista Ubiranilda Machado - da 10ª DIRED
O fórum teve início com a apresentação, por parte da cerimonialista – Ubiranilda Machado – dos objetivos propostos pelo Comitê Gestor de Educação do Campo – Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC - Natal/RN:


O objetivo principal é contribuir com o debate da educação do campo e sua relação com o semiárido, considerando as suas potencialidades e seus limites, num espaço de democratização do acesso ao conhecimento, de valorização da cultura local e da construção de uma ética de animação e fortalecimento dos movimentos sociais do campo no território do Seridó”, complementou a informação a cerimonialista. 

Em seguida, a cerimonialista convidou a todos os presentes para, em posição de respeito, entoar o Hino Nacional Brasileiro...




APRESENTAÇÃO CULTURAL: 

Na apresentação cultural do fórum, o monitor do programa Mais Educação levou seus alunos, da Escola Estadual professora Rosa de Lima Bezerra – Caicó/RN, que se apresentaram em três momentos distintos, abrilhantando ainda mais o evento.





Logo após a apresentação cultural, a cerimonialista convidou, para compor a Mesa Diretiva, as seguintes autoridades presentes:

• Ilustríssima senhora Francisca Ednaide de Souza Rego Pinto – presidente do Comitê Gestor de Educação do Campo e, no ato, representando a professora Betania Leite Ramalho – Secretária de Estado da Educação e da Cultura; 

• Ilustríssima senhora Maria do Socorro Mariz, Secretária Municipal de Educação do município de Caicó, neste ato, representando as demais secretarias; 

• Senhor Cristino Jerônimo, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais/FETARN

• Professora Maria do Socorro Freitas – representante do SINTE/RN, regional de Caicó/RN; e representante da Cáritas do Brasil; 

• Senhora Lúcia Azevedo – diretora da 10ª DIRED – Caicó/RN

• Professor Carlos Eugênio de Faria, representante do IFRN, neste ato, representando, também, as demais Instituições Universitárias locais;


A cerimonialista, em seguida, convidou a professora Ednaide Rego para fazer a abertura da Mesa Política do Fórum, cujo tema “Educação do Campo, desenvolvimento sustentável e convivência com o semiárido”, que permeou os trabalhos.

Ednaide Rêgo
A PALAVRA DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ...

Maria do Socorro Mariz
A PALAVRA DO REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES RURAIS...

Cristino Jerônimo
Após as falas, a cerimonialista desfez a Mesa e convidou a todos para tomarem lugar no auditório, para assistirem à continuidade da programação, desta vez, com o início da Mesa Temática, convidando, para coordenar a mesa, Magda Benfica – técnica da Secretaria Estadual de Educação do Campo e, para debater o tema “Concepções de Educação do Campo e Movimentos Sociais”, o senhor José Xavier da Câmara Neto, representante da FETARN

Com o tema“Políticas Públicas da Educação do Campo”, a convidada foi a professora Francisca Ednaide Rêgo, presidente do Comitê Gestor de Educação do Campo;

Coordenadora Magda Benfica (centro), tendo ao lado Ednaide Rêgo e José Xavier
Para o tema “Metodologia e Formação Docente em Educação do Campo e Diversidade”, o convite foi feito ao senhor Expedito Cardoso. Com o tema “Desenvolvimento Sustentável e Convivência com o Semiárido”, o convidado foi o senhor Carlos Eugênio de Faria, professor do IFRN/Caicó/RN.


AS FALAS...

A coordenadora do Comitê Gestor da Educação do Campo...
... Professora Ednaide Rêgo
Professor Carlos Eugênio - IFRN
Professor Expedito Cardoso
Cada expositor teve 15 minutos para desenvolver o tema e criar condições para que, no debate, o tema fosse explorado em suas minudências. 

Na parte da tarde, os participantes se dirigiram para as salas de discussões e o grupo da 12ª DIRED ficou no local destinado às Políticas Públicas para o Transporte Escolar e o PNLD - Programa Nacional do Livro Didático.






A técnica da Subcoordenadoria dos Transportes começou a sua fala dizendo que a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, concluiu, agora em dezembro, a entrega dos 266 ônibus adquiridos pelo Governo do Estado, para reforçar a frota do transporte escolar em todo o RN, num montante de R$ 52.000.000,00 (cinquenta e dois milhões de reais). Isso tudo para atender às necessidades dos municípios e, com isso, melhorar o principal meio de transporte entre a zona rural e a cidade. 

A técnica mostrou como os municípios fizeram a adesão ao programa, os entraves, a burocracia e as penalidades previstas quando há a quebra de contrato. 

A técnica falou ainda sobre PNATE/FNDE/MEC (como é feita adesão ao programa, como é feito o cálculo dos recursos do PNATE, qual o período que o FNDE tem para liberar os recursos - transporte escolar) e o PETERN (Programa Estadual de Transporte Escolar Rural do Rio Grande do Norte).

Logo após, a técnica da CODESE fez um balanço sobre o programa do Livro, mostrando, através de gráficos, o total da verba em: 

                               • Compra de livros: R$ 37.944.691,26, 

                               • Alunos atendidos no programa: 2.136.841 

                               • Escolas contempladas: 63.791 

                               • Livros distribuídos: 4.556.603 

No dia 13/12, o fórum foi dividido por sala e cada sala discutiu propostas para serem enviadas ao fórum estadual. Após as discussões de salas, os participantes se dirigiram para a plenária e lá redigiram um texto, que foi enviado para o Comitê Gestor da Educação do Campo em Natal/RN.






Nenhum comentário: