sábado, 2 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO DO CAMPO: AULAS DOS DIAS 31/10 a 01/11/2013


Durante o planejamento da semana, os professores dos Saberes da Terra discutiram sobre a necessidade de uma aula totalmente voltada para a educação sexual, violência contra a mulher e os cuidados que todos devem ter com o seu corpo, principalmente, como conhecê-lo e passar a observá-lo detectando, em suas observações, alterações ou não. Para tanto, as professoras Teresa Cristina e Antonia Farias (ambas também profissionais da Saúde) elaboraram, para a quinta-feira, uma aula de Cidadania e Ética na qual estava inserida uma boa parte da diversidade que o assunto em pauta exigia. 


Através de um texto foi inserido o assunto. No início, tímido, mas aos poucos os alunos foram participando, colocando seus pontos de vista, discutindo a relação homem/mulher, perguntando sobre suas dúvidas mais comuns e socializando como conversam sobre o assunto com os seus filhos pré-adolescentes. 


As professoras, por outro lado, iam mostrando como conhecer o próprio corpo e, como, através do toque – no banho –, detectar alterações em partes dele. O professor Raimundo Antonio ia, quando se fazia necessário, colocando dicas, para os homens, com relação à higiene íntima, às roupas mais adequadas ao clima do semiárido, como detectar possíveis alterações no corpo, a prevenção sexual e problemas decorrentes da falta de cuidados no ato. 


Uma aula bastante proveitosa e que rendeu bons esclarecimentos, além de desmistificar a questão, ainda de vergonha, de se falar em educação sexual coletivamente. No final, as professoras passaram – baseadas no texto do livro e dentro da realidade de cada um – algumas perguntas inerentes à aula dada. 


Na sexta-feira, os professores Raimundo Antonio (Ciências da Natureza) e Teresa Cristina (Ciências Humanas) começaram a aula com uma poesia de Vinicius de Moraes, homenageando, desta forma, os cem anos do poeta. Na poesia, foram trabalhados gênero, ortografia, interpretação e leitura. 

ROSA DE HIROSHIMA 

Pensem nas crianças 
Mudas telepáticas 
Pensem nas meninas 
Cegas inexatas 
Pensem nas mulheres 
Rotas alteradas 
Pensem nas feridas 
Como rosas cálidas 
Mas, oh, não se esqueçam 
Da rosa da rosa 
Da rosa de Hiroshima 
A rosa hereditária 
A rosa radioativa 
Estúpida e inválida 
A rosa com cirrose 
A anti-rosa atômica 
Sem cor sem perfume 
Sem rosa, sem nada 


No segundo momento, com a presença dos técnicos agrícolas – Aílton e Jacildo –, os alunos passaram a uma avaliação sobre o clima, irrigação, adubagem, compostagem e técnicas de plantio de hortas comunitárias. 


NOTA DA 12ª DIRED

O ano letivo dos Saberes da Terra está chegando ao fim, agora no início de novembro. Os professores farão mais uma semana de aula e, no último dia, prepararão a aula de despedidas. Aos preparativos para a entrada do último ano da turma – que começará em janeiro de 2014, os professores agilizarão diários, frequências e notas, além dos projetos desenvolvidos neste primeiro ano e enviarão para a coordenação regional e estadual. 

Nenhum comentário: