domingo, 20 de outubro de 2013

II CONFERÊNCIA REGIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE DA 12ª DIRED

RELATÓRIO II CONFERÊNCIA REGIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE DA 12ª DIRED 

01- Local de realização: Escola Estadual professor Eliseu Viana      
      Data: 11/10/2013 
02- Responsáveis pelo evento: Maria de Fátima Azevedo, Edileusa Campos, Auxiliadora Costa e Elma Cunha 
03- Colaboradores da COE/RN: 0 
04- Colaboradores CJ: 0 
05- Autoridades presentes: Secretária Municipal de Educação de Mossoró - professora Ieda Maria Araújo Chaves Freitas, Subsecretário da Gestão Ambiental de Mossoró e Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente - Maírton França, Vice-diretora da 12ª DIRED Maria Judivânia Fernandes. 
06- Número de participantes, discriminados conforme quadro abaixo: 


07 - Relação de delegados e professores participantes com suas respectivas escolas e municípios:


08 - Se houver, listar instituições parceiras: 
09- Assinalar a (as) alternativa (as) de acordo com a realidade vivenciada durante a Conferência Regional Infanto/Juvenil de Meio Ambiente:


11- Relação dos (as) delegados (as) eleitos com suas respectivas escolas e municípios:


12- Relação dos suplentes eleitos com suas respectivas escolas e municípios:


13- Resumo das principais discussões abordadas, destacando o principal foco da discussão de acordo com a região.

Tema: Fogo

Problemas: 

Altas temperaturas, agravadas pelo desmatamento decorrente da extração de petróleo; 
Desperdício de energia elétrica, uso excessivo de bombas d’água, ventiladores e aparelhos de ar condicionado; 
Transporte público ineficiente; 
Falta de ciclovias e de práticas solidárias no trânsito. 

Proposições: 

Estratégias de sensibilização: palestras, seminários, fóruns e mobilização nas redes sociais; 
Campanha de estímulo ao uso do transporte coletivo, carona solidárias, debatendo junto aos órgãos públicos a melhoria na malha viária e nas condições dos transportes; 
Campanhas e esclarecimento sobre o uso sustentável da energia elétrica no dia a dia em casa e na escola. 

Tema Terra: 

Problemas: 

Má utilização dos espaços na escola e na comunidade; 
Descarte inadequado do lixo; 
Falta de arborização; 
Ausência de saneamento básico. 

Proposições: 

Educação ambiental com criação de acordos de convivência para serem postos em prática em casa e na escola; 
Revitalização de espaços ociosos em casa e na comunidade com criação de hortas escolares e comunitárias, reaproveitando água proveniente de bebedouros; 
Revitalização de áreas de lazer (mutirões e parcerias); 
Fabricação de adubo orgânico; 
Campanhas de arborização; 
Oficinas de música e teatro; 
Sensibilização sobre a destinação adequada do lixo. 

Tema: Água 

Problemas: 

Poluição do Rio Apodi Mossoró; 
Estiagem; 
Hábitos de consumo que provocam o desperdício de água, tanto na escola como em casa; 
Má distribuição, problemas de vazamentos na rede de distribuição; 
Lixo nas galerias e canais pluviais;
Proposições: 

Sensibilização de toda a escola e comunidades sobre o uso racional da água; 
Projetos para o monitoramento da qualidade e do uso da água; 
Reuso de água que são desperdiçadas em bebedouros e centrais de ar; 
Divulgação junto aos órgãos públicos e privados sobre empreendimentos que utilizem o reaproveitamento de águas servidas; 

Tema: Ar 

Problemas 

Presença, na região, de indústrias de castanha, cimento, porcelana, entre outras; 
Nas cidades maiores, grande concentração de automóveis; 
Falta de uma visão sustentável na arquitetura urbana; 
Falta de arborização; 
Práticas agrícolas que se utilizam de queimadas e defensivos prejudiciais à saúde; 
Queima de lixo; 

Proposições: 

Campanhas, palestras e fóruns com setor industrial local debatendo sobre os problemas provocados pelos seus empreendimentos; 
Sensibilização de órgãos públicos de fiscalização e promotorias; 
Elaborar material educativo, alertando sobre práticas que prejudicam a qualidade do ar em casa e na escola; Campanhas de arborização. 

IMAGENS DA CONFERÊNCIA: 

CREDENCIAMENTO DOS DELEGADOS

MESA: SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOSSORÓ, SUBSECRETÁRIO DA GESTÃO AMBIENTAL DE MOSSORÓ, REPRESENTANTE DA 12ª DIRED, REPRESENTANTES DE GESTORES, PROFESSORES E ALUNOS
PLENÁRIA

LEITURA DO REGULAMENTO

LANCHE

GRUPOS DE TRABALHO
GRUPO DE TRABALHO TERRA

GRUPO DE TRABALHO FOGO
GRUPO DE TRABALHO AR
GRUPO DE TRABALHO ÁGUA

APRESENTAÇÃO PROPOSTA REGIONAL FOGO

APRESENTAÇÃO PROPOSTA REGIONAL TERRA
APRESENTAÇÃO PROPOSTA REGIONAL AR
APRESENTAÇÃO PROPOSTA REGIONAL ÁGUA
ALMOÇO SERVIDO A TODOS OS PARTICIPANTES

DEFESA DAS PROPOSTAS ESCOLARES PELOS DELEGADOS
ESCOLHA DOS DELEGADOS OBSERVANDO O PRINCÍPIO JOVEM ESCOLHE JOVEM

DELEGADOS ELEITOS: ÁGUA, FOGO, TERRA. AR, 02 VAGAS REMANESCENTES E ASSENTAMENTO
CARTA DE RESPONSABILIDADES 

Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis 

Prezados jovens do Brasil e do mundo, 

Somos jovens estudantes das escolas dos municípios de Mossoró, Tibau e Upanema, localizados no Estado do Rio Grande do Norte - Bioma Caatinga e Costa Branca - litoral do semiárido brasileiro. Após um rico processo de conferências em nossas escolas estaduais (25 escolas) e escolas municipais (21 escolas), discutindo sobre como Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, nos reunimos na II Conferência Regional da 12ª Diretoria Regional de Educação no dia 11 de outubro de 2013 e definimos responsabilidades que assumiremos perante as nossas escolas e as nossas comunidades: 

Responsabilidades quanto ao tema Fogo: 

Realizar Campanhas de esclarecimento sobre o uso racional da energia elétrica, utilizando-a de forma sustentável, em casa e na escola. Utilizar estratégias de sensibilização: palestras, seminários, fóruns e mobilização nas redes sociais para divulgar a importância da utilização de energias alternativas; estimular e fazer o uso do transporte coletivo, carona solidária, debatendo junto aos órgãos competentes a melhoria na malha viária e nas condições dos transportes públicos. 

Responsabilidades quanto ao tema Terra 

Participar ativamente das ações de educação ambiental em nossas comunidades, estimulando a criação de acordos de convivência para serem postos em prática em casa e na escola; auxiliar na revitalização de espaços ociosos, através da criação de hortas escolares e comunitárias; incentivar a revitalização de áreas de lazer, promovendo e participando de mutirões e parcerias pela sustentabilidade nos espaços de convívio; sensibilizar a comunidade, principalmente outros jovens, sobre a importância da utilização do adubo orgânico, da arborização com plantas nativas do bioma caatinga e sobre a destinação adequada do lixo. 

Responsabilidades quanto ao tema Água 

Sensibilizar a escola e a comunidades sobre o uso sustentável da água, participando de projetos que promovam estratégias de reaproveitamento, evitando seu desperdício; participar de ações que auxiliem no monitoramento da qualidade da água e divulgar, junto aos órgãos públicos e privados, a viabilidade de empreendimentos que utilizem o reaproveitamento de águas servidas e águas das chuvas para minimizar a escassez no período de estiagem e os problemas na rede de abastecimento; sensibilizar os órgãos públicos de fiscalização sobre o uso inadequado dos mananciais locais e sobre os altos índices de degradação do Rio Apodi-Mossoró; 

Responsabilidades quanto ao tema Ar 

Elaborar material educativo, alertando sobre práticas que prejudicam a qualidade do ar em casa e na escola; realizar campanhas, palestras e fóruns com setor industrial local debatendo sobre os problemas provocados pelos seus empreendimentos; sensibilizar os órgãos públicos de fiscalização sobre focos de doenças respiratórias provocadas pela poluição do ar; promover campanhas de arborização utilizando plantas nativas locais. 

Saudações ecológicas, 
Jovens de Mossoró, Tibau e Upanema. 

Textos e fotos: equipe da 12ª DIRED - Elma, Edileusa, Auxiliadora, Fátima, professores e alunos participantes da II Conferência

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