domingo, 20 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIAS 10 e 11/10/2013 – 17 e 18/10/2013


A Educação do Campo – Saberes da Terra – do município da Serra do Mel/RN teve prosseguimento nas duas últimas semanas, conforme relato abaixo: 

Quinta-Feira – 10/11/2013 

Através das professoras Elizângela Sales e Luzia Isabelle os alunos receberam aula de Linguagem. Com a música “Velha Infância” – Tribalistas – as professoras trabalharam: 

                             • Verbos 
                             • Palavras paroxítonas, proparoxítonas e oxítonas 
                             • Interpretação de texto 
                             • Ditado de palavras 

As professoras prepararam os alunos para a avaliação da semana seguinte dentro de suas áreas temáticas. 

Sexta-feira – 11/11/2013 

O técnico agrícola Ailton Targino trabalhou a técnica da enxertia no caju, a partir de uma pergunta formulada: 

1 – Quais as vantagens e desvantagens do porta-enxerto de sementes na formação de mudas de cajueiro? 

O técnico explicou, através de slides, sobre o porta-enxerto oriundo de sementes, no caso do cajueiro, as seguintes características: 

- Vantagens: fácil germinação das castanhas; baixo custo; alto vigor; sistema radicular bem desenvolvido. 

- Desvantagens: alta variação genética entre os porta-enxertos; a variabilidade genética do porta-enxerto aumenta a desuniformidade do pomar. 

Quinta-feira – 17/10/2103 


O professor Raimundo Antonio trabalhou subtração com resolução de problemas. Os exercícios, logo após as explicações, serviram para a preparação da avaliação da semana seguinte. 

Sexta-feira – 18/10/2013 


Os alunos se submeteram a uma avaliação em Linguagem. A classe foi dividida em grupos e, em cada grupo, um professor ficou dando apoio e orientando da melhor maneira possível, para que um grupo não procurasse respostas em outro grupo. Todos participaram e poucos alunos deixaram de comparecer à avaliação. Estes, porém, serão convocados – na primeira oportunidade – para fazerem a avaliação. 

NOTA DA 12ª DIRED:

1 - A enxertia é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças. O seu desenvolvimento é rápido, o que facilita a reconstituição de um plantio perdido por pragas. 


A enxertia pode ser feita por vários métodos, sendo os mais comuns a encostia, a borbulhia, a garfagem com suas variações, conforme a planta, pois cada espécie se adapta a um tipo. Tem inúmeras vantagens como, por exemplo, o consílio de características várias numa só planta. É uma forma de reprodução assexuada e usada geralmente para dar melhores condições à planta. A enxertia nem sempre dá certo, porém existem plantas de fácil cultivo, como pingo de ouro e ibisco. A reprodução da enxertia é assexuada. 
Fonte: Wikipédia 

2 - Cumprindo com o determinado pela portaria estadual que, para fazer a matrícula on-line no SigEduc o aluno da escola pública do estado precisa tirar o seu CPF, as técnicas da 12ª DIRED, Francisca Alvanete e Socorro Gondim, estiveram na Escola Estadual Padre José de Anchieta e fizeram o cadastramento de seus alunos. 


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